quarta-feira, 28 de maio de 2008

As Casas Astrológicas - Parte II

CASAS DERIVADAS A derivação consiste em considerar qualquer uma das casas como o ponto de partida do circulo das casas. Por exemplo, se tomamos como referência a casa VII, que representa o cônjuge, a casa seguinte (a VII), será a segunda a contar da VII, ou seja, aquela que fala dos bens do cônjuge. Outros exemplos serão dados a seguir no parágrafo final do texto relativo a cada casa. Não devemos, contudo, tirar conclusões excessivas desses significados derivados. É bom não esquecer que, em princípio, um mapa natal dá informações apenas sobre o próprio dono do mapa.

ELEMENTOS E QUALIDADES Em razão do paralelo que se estabelece entre Casas e signos, elas podem ser agrupadas em casas de fogo (I, V e IX), casas de terra (II, VI e X), casas de ar (III, VII e XI) e casas de água (IV, VIII e XII). Por igual motivo, as casas I, IV, VII e X, são chamadas Angulares e correspondem aos signos cardinais. Sucedentes é a designação dada as casas II, V, VIII e XI, que correspondem aos signos fixos. As cadentes são III, VI, IX e XII que correspondem aos signos mutáveis. Em cada uma dessas três cruzes, as quatro casas que as compõem representam quatro esferas de vida que estão potencialmente em conflito umas com as outras. A compreensão dos paradoxos e dos dilemas apresentados, por exemplo, pelas diferentes casas angulares vai ajudar na interpretação de possíveis quadraturas e oposições que os planetas podem fazer uns aos outros nessas casas.

Enquanto as casas angulares geram energia e as casas sucedentes concentram a energia, as casas cadentes distribuem a energia.
Estão associadas às emoções e motivações que se ocultam sob a superfície da consciência. A progressão simbólica da evolução do homem pode ser descrita, de varias formas, indo de Áries até Peixes. A mesma analogia pode ser aplicada aos três signos ou casas pertencentes a um mesmo elemento. O primeiro é geralmente o mais claro e direto e se relaciona com o desenvolvimento da personalidade individual e sua integração. O segundo signo ou casa desse elemento indica um ponto critico, pois o individuo deve tomar sua própria experiência e integra-la no grupo do qual é parte. O terceiro e ultimo signo ou casa refere-se à unidade maior que a do grupo e indica o propósito final do nível de consciência simbolizado por esse elemento. Com relação ao elemento água, por exemplo, na quarta casa o homem é submetido às forças e pressões do ambiente que moldam o seu desenvolvimento como personalidade, construindo uma base no interior de si mesmo. Na oitava casa o homem deve usar sua natureza sentimental como canal de expressão e contato em seus relacionamentos pessoais. Finalmente, na décima segunda casa, ele tem oportunidade de oferecer ao grupo a sabedoria que adquiriu por meio de suas experiências. Ele já não é uma unidade isolada, faz parte de uma vida muito mais ampla que esta evoluindo.

CASA IV Corresponde a Câncer e Lua Representa a infância, família e origem. É a base do mapa natal e do próprio individuo: o lar de onde vem e o seu sentimento íntimo de estabilidade e segurança. Compreende a atmosfera e emoções que cercam a infância e também o inconsciente pessoal e a área de reações instintivas condicionadas, imposta pelo ambiente nos primeiros anos de vida. Qualquer planeta situado na Casa IV aponta para alguma coisa, na psique, que precisa ser descoberta e trazida à superfície para ser devidamente trabalhada. Planetas aflitos na quarta casa ou no quarto signo podem indicar lar difícil ou desfeito no período da infância. Com freqüência indica o pai e seu relacionamento com o individuo, mas também pode representar a mãe. Na verdade, o eixo formado pelas quarta e décima casas refere-se a ambos os pais; problemas com um deles criam, automaticamente, problemas compensadores com o outro. Na astrologia clássica a casa IV indica as condições do fim da vida de uma pessoa. *Peito e estomago. Glândulas mamárias, seios, aparelho genital feminino (ovários e útero), axilas. Cavidade abdominal superior, esôfago. Cérebro. Parte esquerda do corpo. *Mãe (ou pai). Bens dos irmãos. Primos (filhos dos irmãos da mãe) sogro (ou sogra).

CASA VIII
Corresponde a Escorpião, Marte e Plutão. É comumente descrita como a casa do sexo, morte e transmutação, das heranças e do dinheiro recebido de outros. Por ser uma casa do elemento água, trata principalmente do intercambio emocional. Oposta à Casa II, que tem significado e valor físicos e representa estabilidade e auto sustentação, a casa VIII tem valor emocional e cria estabilidade de sentimentos. Na sua correlação com escorpião refere-se às questões de sexo, crises emocionais, morte e renascimento dos instintos na forma de desejo purificado. Aqui, o dinheiro torna-se um símbolo de liberdade ou dependência emocional. Se o casamento é indicado na casa VII, a oitava representa a intimidade, a interpenetração e a fusão entre os parceiros. Planetas tencionados nesta casa podem levar a situação financeira difícil logo após um casamento desfeito, ou a problemas crônicos com sócios que exploram o individuo financeiramente. Podem ocorrer dificuldades de expressão nos níveis sexual e emocional, bem como traços acentuados de pocessividade e ciúmes. A Casa VIII é um campo de batalha cujo propósito fundamental é a compreensão e o autodomínio conquistado por meio de crises constantes. Inclui todos os estados de consciência que envolve a “morte” da personalidade, desde o ato sexual e os estados induzidos por drogas até certos tipos de êxtase religiosos e transes de varias espécies. *Intestino grosso, reto, anus, púbis, nádegas, bexiga, uretra, testículos, pênis, próstata, vagina, glândulas sudoríparas. *Bens do cônjuge ou sócios. Meio-irmãos (filhos da mulher do pai). Amigos do pai.

CASA XII Corresponde a Peixes, Júpiter e Netuno. Compreende, ao mesmo tempo, fim (sacrifício da personalidade enquanto elemento de separação) e inicio (renascimento na consciência do grupo). A Casa XII refere-se a compaixão, altruísmo, serviço humanitário, doação de si, isolamento, submissão e dissolução. É muitas vezes chamada de casa do Karma, pois os planetas aqui encontrados operam muito mais na forma de tendências inconscientes do que conscientes. Isolamento, encarceramento, impotência e servidão podem ser atraídas pela Casa XII. O ego, construído através dos esforços das onze casas anteriores, deve na maior parte dos casos ser colocado no altar de sacrifício para que o homem possa tornar-se parte operante de um todo muito maior. Quando isso não é compreendido, esta passa a ser a casa da reclusão, dos hospitais e prisões. O caminho do trabalho é o meio de aliviar e liberar grande parte da frustração e da decepção que acompanham a presença de planetas na Casa XII, tornando suportáveis os sacrifícios exigidos. A perda da vontade é o preço que pagam os planetas encontrados nesta casa, embora muitas vezes a compensação seja a descoberta da verdadeira serenidade interior. *Pés. Sistema Linfático, tecido adiposo, sistema nervoso vago-simpático, cerebelo e glândula pineal. *Tios e tias paternos (ou maternos). Protetor oculta e inimigos secretos.

As casas de terra estão associadas ao plano da matéria, no qual todos nós atuamos conscientemente, e diz respeito às áreas da nossa vida nas quais nossos esforços e erros produzem resultados tangíveis e requerem ferramentas concretas. Falam também do dinheiro, recursos, segurança, trabalho, benefícios e progresso na profissão.
O elemento terra se relaciona à função psicológica da sensação. Isso significa que a percepção que temos da realidade é baseada naquilo que experimentamos através dos cinco sentidos e do uso da mente concreta ou racional. Para não ficarmos restritos a conceitos acanhados é bom lembrar que se comemora a data de nascimento de Jesus em capricórnio, o mais denso dos signos de terra e o mais ambicioso no sentido material. Coloca-se o nascimento de Maria a quinze graus de Virgem, o mais mundano e critico dos signos. Celebra-se o nascimento de Buda sob o signo de Touro, o mais lento e inflexível dos signos. Todo conceito esotérico de iniciação está relacionado especificamente com capricórnio, de um modo geral, com os signos de terra, pois o iniciado não cumpre sua iniciação enquanto não for capaz de aplicar a consciência mais elevada ao seu corpo e ao ambiente no qual atua.

CASA II
Corresponde a Touro e Vênus É a casa das aquisições, das coisas e objetos possuídos. Mostra a nossa capacidade de ganhar o próprio sustento. Indica a nossa relação com as coisas que nos dão segurança e de que modo virão nossos rendimentos. Como todas as casas ligadas aos signos fixos, refere-se aos valores e ao corpo de desejo do individuo, que se aplicam não só às coisas materiais, mas a tudo o que passa ter algum valor para ele: uma pessoa, uma idéia, um estado de consciência ou um objeto qualquer. A casa II se aplica tanto a dinheiro no banco quanto a valores mentais, emocionais e espirituais. A definição desses valores se torna importante quando há planetas nessa casa. Alguns autores também consideram assuntos da casa II as habilidades que se automatizam e incorporam, como é o caso de dirigir automóvel, datilografar, fazer crochê, fiar, etc. *Garganta e pescoço. Maxilar inferior, língua, amídalas, faringe, sistema linfático. *Pais dos amigos. Amigos da mãe.

CASA VI
Corresponde a Virgem e Mercúrio. Trabalho, saúde, servidores e relacionamento entre colegas de trabalho e entre empregado e empregador são os significados tradicionalmente atribuídos à sexta casa. Ela também dá indicações dos hábitos de trabalho do individuo, das situações que poderá atrair na vida do trabalho, das atitudes em relação à rotina cotidiana, ao emprego e ao seu próprio corpo como veiculo de trabalho. A Casa VI reflete o estado de saúde, tendências para doenças orgânicas ou funcionais. Da mesma forma que na décima segunda casa, os planetas colocados na sexta parecem não expressar diretamente sua presença através de acontecimentos ou atividades externas. Tal como a décima segunda, está casa parece ser de grande importância nos processos de síntese interior, de purificação, organização ou gestação, que precedem a expressão exterior e objetiva do individuo no mundo dos outros. O significado de Virgem e da sexta casa parece estar ligadas à união, à síntese ou integração dos vários componentes conflitantes da psique, no sentido de independência e auto-suficiência. Também pode sugerir a síntese e integração do individuo como seu ambiente físico antes que ele esteja preparado para unir-se a outras num relacionamento cooperativo. Refere-se aos mistérios da interligação entre a mente e o corpo e à possibilidade de uma síntese deliberada e consciente de ambos. *Intestino delgado e plexo solar. Baço, músculos e nervos. *Colaboradores, empregados, assistentes. Conselheiros e instrutores. Tios e tias maternos (ou paternos).

CASA X
Corresponde a Capricórnio e Saturno. A casa X está associada a progresso, honra, ambição e autoridade. Sua cúspide, o Meio-Céu, simboliza que o individuo projeta para o social e também a imagem que ele mantém do seu próprio “papel” na vida. A décima casa, com seus ocupantes e regente, é um dos melhores indicadores, se não da verdadeira vocação e do trabalho, pelo menos do objetivo ou significado desse trabalho do ponto de vista tanto do individuo quanto da sociedade. A Casa X também se refere ao pai ou a mãe e às atitudes sociais e éticas que eles impregnam no individuo. Afeta, portanto a ambição, quer entendida como a justa necessidade interior de progredir, característica dos signos cardeais, quer a necessidade de provar este progresso para os outros. É comum, na historia daqueles que conquistaram uma posição proeminente através da ambição pessoal, encontramos o padrão bem conhecido de isolamento e rejeição no meio familiar. *Joelhos, ossos em geral e pele. Dentes, juntas, ligamentos, pelos ouvido direito, baço. *Pai ou mãe. Sogra ou sogro. Padastro, primos (por parte de mãe). Patrão, superiores e patrocinadores.

O elemento ar
se relaciona ao principio da mente lógica, que permite a auto-observação e a autoconsciência. Por causa deste atributo exclusivamente humano, os três signos aéreos formam o único trigono, que não contém símbolos animais, mas apenas símbolos humanos ou inanimados.
Os três signos do ar, as casas a eles associadas e os planetas regentes tratam de um ou outro aspecto da mente e da necessidade humana de trocar informações com outros e com o ambiente.

CASA III
Corresponde a Gêmeos e Mercúrio. Refere-se a esfera do intelecto, da educação, da comunicação e do movimento, viagens curtas e vizinhança. Indica o tipo de mente que um homem possui, a maneira como ele age para desenvolve-la, como se comunica e quais que o alimenta intelectualmente. (Gêmeos procura informação por amor ao conhecimento e não por finalidade material; é simplesmente curioso a respeito da vida e de suas manifestações. Sagitário signo oposto procura correlacionar os diversos fragmentos da vida e encontrar entre eles um significado comum, que reflita um conceito muito amplo. ( Gêmeos se regala com a diversidade). A Casa III reflete a inclinação para receber, analisar, diferenciar, rotular e seguir adiante. Isso requer que a comunicação seja estabelecida para que o conhecimento possa fluir para cá e para lá e novas interpretações possam ser dadas aos velhos elementos. *Ombros, braços e mãos. Sistema nervoso e respiratório (brônquios, pulmões), clavículas e costelas superiores. *Irmãos e irmãs. Vizinhos, pares, colegas e professores de escola primária. Filhos dos amigos e amigos dos filhos. Secretários.

CASA VII
Corresponde a Libra e Vênus. É o caso do casamento, dos parceiros e dos inimigos declarados. Simboliza as características que são valorizadas nas outras pessoas e desejadas num cônjuge, bem como as características possuídas por nossos inimigos e através das quais nos tornamos vulneráveis a oposições. A Casa VII representa o casamento perfeito, os atributos do individuo, irão completá-lo. Revela também as situações que a pessoa é capaz de atrair no casamento e a espécie de parceiro conjugal que ela própria provavelmente será. O mecanismo psicológico básico de projeção da metade transexual inconsciente da psique chamada por Jung de anima, no homem, e de animus, na mulher está intimamente relacionado com as qualidades do parceiro no casamento tais como são evidenciadas pela sétima casa. *Rins, quadris e nádegas. Cavidade abdominal inferior, área lombar, costelas inferiores. Glândulas supra-renais. Genitais femininos (ovários, seios). Fígado, bexiga e umbigo. *Cônjuge e sócios. Avos maternos (ou paternos). Sobrinhos. Competidores e inimigos declarados.

CASA XI
Corresponde a Aquário, Urano e Saturno. É a casa das esperanças e desejos, das amizades, associações e clubes. Se o circulo das doze casas for visto como um ciclo de degraus no desenvolvimento da vida a Saturno, pode ser considerado o fim da escalada da personalidade. Nas duas casas restantes, ambas relacionadas com planetas de uma “oitava superior”, portanto com estados de consciência transpessoal, o individuo pode-se no grupo e assume suas responsabilidades num corpo de humanidade mais amplo. A Casa XI, além do nível de clubes e sociedades, dá idéia da consciência de grupo, da natureza da responsabilidade e da contribuição do individuo para o social. É o setor no qual interrogamos sobre o nosso papel na sociedade. *Tornozelos e barriga da perna. Cérebro, nervos, circulação do sangue, energia nervosa, medula óssea. *Amigos, companheiros de clubes e associações. Genros e noras. Bens do pai.

Todos os três signos de fogo
tendem a ter uma consciência inata da sua individualidade e, com freqüência, possuem quantidades ilimitadas de vitalidade, autoconfiança e entusiasmo, que não parecem derivar de qualquer realização mundana, mas sim de uma percepção do seu valor.
O sentimento de significado ou propósito interior, que tendemos a chamar de impulso de expressão do eu, constitui a base do comportamento e da perspectiva mental de todos os três signos e casas do elemento fogo.

CASA I Corresponde a Áries e Marte Descreve o corpo físico do individuo, a personalidade com o qual ele se relaciona com o seu ambiente exterior e os tipos de experiências que ele poderá atrair durante a sua vida e que o ajudarão a modelar e a desenvolver os recursos com aos quais poderá governar sua vida. A Casa I é uma espécie de lente através da qual as experiências do ambiente exterior passam e vêm alcançar o individuo, e através da qual as próprias qualidades do individuo devem passar para alcançar o ambiente que o rodeia. Quaisquer que sejam os fatores presentes no mapa individual de nascimento, eles devem passar através das qualidades condicionadoras da primeira casa e, em particular, do Ascendente. A primeira casa esta relacionada com a apresentação física do individuo, de uma maneira consciente e deliberada. O ascendente e a primeira casa são, muitas vezes, equiparados à idéia junguiana da persona, que, para ser um veiculo positivo e eficaz para o homem se apresentar ao mundo, deve estar razoavelmente harmonizada com os aspectos mais ocultos e inconscientes da psique. *Cabeça e rosto. Olhos, visão, ouvido esquerdo, cérebro. Músculos, movimento, sangue. Genital masculino, glândulas pituitária e pineal. *Avó (mãe do pai), irmãos dos amigos.

CASA V
Corresponde a Leão e Sol Refere-se aos prazeres e divertimentos, aos assuntos amorosos, romances, filhos, criatividade, auto-expressão, especulação e investimentos. É a casa da identidade individual. Por meio da auto-expressão criativa, o homem começa a perceber o significado da sua própria identidade. A Casa V, como a I e a IX, esta ligada à intuição e à percepção intuitiva que o individuo tem do propósito e da integralidade da sua psique total. Expressando através de Áries, ele intui seu propósito por meio da interação com o ambiente; através de leão, ele intui sua integralidade, refletindo aquilo que mostra de si mesmo em suas criações. Através de um ato de expressão criativa, o individuo poderá intuitivamente surpreender-se sendo ele mesmo. Essa experiência é um dos motivos que está por trás da criatividade. *Coração e costas. Artérias, diafragma, coluna vertebral, cérebro, medula espinal e visão. Lado direito do corpo. *Filhos. Bens da mãe. Noivo (a), amantes, amigos do cônjuge.

CASA IX Corresponde a Sagitário e Júpiter É considerada a casa das viagens longas, tanto as realizadas pelo corpo físico, quanto as que expandem a consciência e ampliam a perspectiva da mente. É a área das trocas com o estrangeiro. Das importações e exportações. A Casa III com Mercúrio trata da aquisição de informações, enquanto que a atividade da nona casa, relacionada com júpiter, refere-se à descoberta do significado que emerge quando a informação é finalmente colocada em perspectiva. São os dois aspectos da função perceptiva que denominamos mente. A Casa IX também se refere à lei, tanto às leis feitas pelo homem, quanto às leis espirituais. O reino da nona casa é sutil porque esta relacionado com a intuição e com a percepção intuitiva das leis da vida, da existência e da consciência. (A intuição, conforme Jung descreveu essa função da consciência, é o meio de percepção através da qual o significado intrínseco de uma pessoa, de uma coisa ou de uma experiência é vista instantaneamente, sem analise, dentro da vasta estrutura do significado da vida como um todo). Relacionada a religião e a filosofia, a nona casa sugerirá a qualidade e a quantidade de envolvimento que o individuo terá com o “caminho” para a individuação ou uma consciência mais ampla num sentido psicológico, ou para a iniciação num sentido esotérico. *Coxas e músculos. Fígado, quadris, artérias. *Cunhados, cunhadas e sócios dos irmãos. Netos. Professores de curso superior. Companheiros de equipe.


Chagas




Nenhum comentário: