segunda-feira, 12 de maio de 2008

Numerologia

O objetivo dessa apresentação é falar sobre a Numerologia e sua influência em nosso dia a dia.
Quando começamos a estudá-la, pensávamos que era uma forma de arte divinatória, mas fomos percebendo que havia uma relação lógica entre as explicações nela encontradas e o nosso dia a dia.
Entendemos que a arte divinatória está baseada, se não unicamente, pelo menos quase que em sua totalidade, em percepções intuitivas da realidade. A Numerologia, além de incluir essas percepções, possui também explicações lógicas sobre a realidade.
A Numerologia, Ciência dos Números, está presente em nosso dia a dia e faz parte integrante desse Universo, não só pelas razões de estudo e pesquisa, mas também pela lógica do Universo, em que vivemos (independente de convenções adotadas pelo Homem). A lógica e somente a lógica pode nos mostrar no todo a Divindade.
A Numerologia é um desses caminhos surpreendentes, por isso partimos de um ponto global para a particularidade do Número, pois em seu estudo entenderemos os aspectos da energia que ela representa.



A MANIFESTAÇÃO DA FONTE

O UNO do Universo é a Divindade, é a presença.
A sua manifestação é o verso, o canal, que chamamos de Deus. Deus vem de DIVUS que quer dizer luminoso.
Deus são manifestações individuais da Divindade Universal, são existências finitas projetadas pela essência infinita, UNO.
Deus é a luz cósmica, o único poder que tudo cria e sustenta (O Verbo).
É a Harmonia, é a vida que marca todos os seres vivos. É a inteligência que orienta todos os átomos e os astros.
Deus é a benevolência que ama todas creaturas.
Esta luz cósmica que chamaremos de energia aparece no Universo numa forma atômica. Esta presente em tudo. O conjunto de átomos diferenciados formam os seres viventes de diversos tipos e formas.
Dentro de nosso planeta Terra essas formas de energia se apresentam nos Reinos Mineral, Vegetal, Animal e Humano.
Naturalmente cada energia aliada a uma composição "química", forma seres viventes diferenciados.
A linguagem do Universo é única e é feita através de cores e sons.
Certas cores e sons são transmitidas em diferentes graus de vibração para concretização na matéria e decodificados através de fórmulas matemáticas e números.
Logicamente, essas vibrações quando emitidas são transmitidas pelos sons e cores e num determinado corpo. São decodificadas, tomando uma forma física.
Esta vibração que iremos chamar de energia sutil também habita o ser humano.
Não existiríamos se estivéssemos fora de sintonia com a parte infinita, mas deixamos de existir a cada passagem da existência, quando a manifestação de Deus que é o Verso, deixa de vibrar na nossa sintonia (transmutação).
Esta energia também chamada de Éter ou Prana é dada a cada ser vivente quando de sua condensação física, independente da forma assumida.
Enfim, a energia cósmica sempre está presente pois é essência, o UNO, a Fonte, já a energia sutil está presente por um determinado período. É a manifestação, o Verso, o meio.
Estudaremos na Numerologia a manifestação da energia da FONTE no campo físico e sutil do Homem.
Cada energia manifesta em nosso corpo é uma decomposição matemática da energia da FONTE. São as vibrações, as irradiações.



O QUE É NUMEROLOGIA E ONDE SURGIU

Numerologia na sua definição mais simples é o estudo dos números. Também pode ser definida como ciência dos números.
Não podemos esquecer que os números estão ligados à quantidade e forma de medir quantidade.
Os Egípcios usavam a Numerologia como forma de comunicação com o Universo.
A escola de Pitágoras é a que registra os primeiros estudos da Numerologia que iremos abordar.
Pitágoras nasceu em 572 A.C. e possui diversos trabalhos escritos pelos seus discípulos, e entre a mais importante está o de seu seguidor NICOMACO, que escreveu "Introdução Aritmética".
A teoria dos números foi fundamental nos ensinamentos da Irmandade Pitagórica de Crotona.
De acordo com essas idéias o número é a essência do Universo creado.
O número é o SER é a EXISTÊNCIA.
O Universo foi criado de acordo com um plano ou padrão divino ideal.
O número é a base da natureza do padrão divino e sua manifestação no mundo real.
Por ser a base da creação é também a natureza fundamental.
Número, criação, cosmologia e música estão todos interrelacionados.



OS NÚMEROS COMO ENERGIA

Os números são manifestos pelas vibrações (decodificação da energia da fonte).
Essas vibrações se cruzam em todos os sentidos e movem-se em diferentes velocidades. Cada partícula constrói uma energia vibratória que exerce uma influência sobre todos os corpos do Universo e seres viventes. Essa influência pode acontecer num sentido negativo ou positivo (harmonia ou desarmonia).
Isto também acontece com as letras que pronunciamos (sons). Costumamos dizer que as palavras cantam.
Elas podem ser poéticas, encantadoras, estimulantes ou agressivas.
Podem emitir, por este fenômeno, vibrações longas, curtas, ativas, passivas, criativas, destrutivas, afetivas, enérgicas ou estáveis.
Quando formam um nome condicionam um comportamento. Isto também ocorre no ser humano. As vibrações que o ser humano receber e emitir, pelo seu nome, deve ser benefício tanto para ele como para os outros.



A NUMEROLOGIA COMO DIAGNÓSTICO E COMO CURA

A Numerologia usada como diagnóstico é um instrumento de auto-conhecimento, auxiliando na compreensão das tendências básicas de comportamentos e ações dos indivíduos.
Em nossa maneira de perceber a Numerologia, compreendemos que os nomes, datas e derivadas provenientes desses estudos tem uma influência direta no psiquismo e no comportamento do indivíduo.
Podemos ,através dos estudos numerológicos, detectar falhas comportamentais ou falta vibratória das energias correspondentes, para diagnosticar o mal que o indivíduo sofre nas diversas fases da sua busca da verdade.
A Numerologia estuda essas energias detectando falhas e orientando o indivíduo a um melhor uso de suas potencialidades e em como suprir suas deficiências.
Orientaremos portanto, o indivíduo para fazer prevalecer as energias positivas dos números suplantando suas negatividades.
Por exemplo, se um indivíduo num determinado momento de sua vida estiver necessitando da energia 3, e utilizar essa energia positivamente, irá se beneficiar em sua energia física e sutil pois essa energia está ligada ao chackra solar e beneficiará seus sentimentos, fortalecendo os campos das emoções.
Se usá-la indevidamente poderá prejudicar-se tanto na energia sutil como na energia física, trazendo para o corpo físico os males dessa energia, através de doenças manifestas de diversas formas.
Os números ajudam a cura do indivíduo quando estudado o seu momento e o seu estado atual e indicam os caminhos a percorrer.
Os números estão ligados aos chackras existentes e aos campos de energia sutil. Todo indivíduo possui 10 centros de força básico, sendo 7 no campo físico e 3 no campo cósmico. Possui também 10 campos de energia sutil (aura). Esses centros de força e energia sutil são trabalhados e diagnosticados pela numerologia com o objetivo de cura através de cristais, cosmoterapia, psicoterapia, massagem e outros.
Os números que envolvem esses estudos vão de 1 a 9 e o zero.
Além desses temos os que chamamos de Números mestres 11, 22, 33, 44, etc...


OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS


A)SUA HISTÓRIA

Número 0
No começo (no vir a ser) nosso mundo ou universo era massa nebulosa ou bola, girando pelo próprio valor de vibração. Não tinha princípio e nem fim, significando a eternidade,e parecia-se a um círculo, ou a um zero. O zero, ou círculo é o embrião de todos os números. Já que não havia vida ou ação sobre esse universo, não havia motivação. Quando uma semente (ou força de vida) foi plantada no círculo, logo começou a brotar, como ser, ou humano. Designaremos essa idéia, colocando um ponto, ou semente, no centro de um círculo, ou nosso globo. Quando a semente germinou, veio a terminar em uma linha, que os antigos designavam como

Número 1. Mônada ... Unidade
O número que representa o homem, ou o princípio masculino. É o símbolo do Sol, é o pai dos números, ou unidade. O selvagem aponta para si próprio e coloca uma vara no chão, indicando MIM ou ME.
O um aparece sozinho.
É criativo, engendrando originalidade e liderança.
Sugere a fonte das idéias e indica a primeira noção que o homem teve de si mesmo.

Número 2. Diad ... Dualidade
Muitos anos mais tarde o selvagem evoluiu suficientemente para compreender que tinha uma companheira.
Designava essa idéia apontando primeiro para si próprio (mim) e depois para a companheira (minha ou você).
Representava esse princípio colocando duas varas na areia, indicando dois.
Outro símbolo usado para essa idéia é o das duas asas de um pássaro.

Número 3. Triad ... Trindade
O resultado da procriação do homem e sua companheira foi o rebento, o filho. Três é a expressão de um e dois. Agora o homem tinha de encontrar um símbolo para incluir os três. Resolveu o caso desenhando um triângulo, ou figura de três linhas, formando o primeiro plano fechado, ou círculo da família.
É o primeiro número perfeito, ou trindade, e faz-se de significação espiritual.Três significa complementação.
Outro símbolo com que o homem designou essa idéia foi o galho de três folhas de cravo e o outro foi os dois semicírculos.

Número 4. Tetra ... Fundação
Depois que o homem compreendeu que tinha uma companheira e um filho, tornou-se imperativo conquistar abrigo e proteção para eles.
Quatro é um número material e o homem representou essa idéia de várias formas.
Desenhou um quadrado de quatro linhas.
É um símbolo concreto, ligado à terra, e sugere sólida fundação e também muito trabalho duro, exigindo eficiência.
Outro símbolo que os antigos usaram é o de um homem erguendo bem alto um triângulo, enquanto outro símbolo consiste no desenho de quatro pernas de uma animal.
O quadrado simboliza a vida, ou a idéia de um plano universal.

Número 5. Penta ... Aventura
Tendo providenciado um lugar onde a família podia viver, o homem sentiu que agora tinha o direito de olhar em derredor e divertir-se.
Isso incluía curiosidade sobre sexo, os cinco sentidos, as viagens e as mudanças.
Tornou-se um aventureiro, estendendo-se para cinco direções. Simbolizou essa idéia desenhando uma estrela de cinco pontas e também mostrando os cinco dedos de uma das mãos.

Número 6. Hexa ... Domesticidade
Depois de saciar sua curiosidade, o homem estava preparado, agora, para construir um lar e interessar-se pela vida em comunidade.
A diferença entre construir uma casa (4) e um lar (6) está em que este último inclui o Amor, casamento, compaixão e interesse pelos demais. Os homens primitivos representaram essa idéia desenhando dois triângulos de seis linhas, indicando duas figuras fechadas.
Outro símbolo foi o do homem de pé ao lado do círculo da família.

Número 7. Hepta ... Perfeição
Possuindo, então, amor, um lar e uma família, o homem estava preparado, de um ponto de vista evolutivo, para se interessar pelo progresso espiritual. Isso foi designado através da colocação do triângulo do espírito sobre o quadrado da matéria, formando sete linhas. O quadrado de quatro linhas é sólido e ligado à Terra, enquanto o triângulo é criativo e inspirador

Número 8. Octo ... Expansão
Tendo tido tempo para desenvolver sua natureza espiritual, o homem concentrou-se, então, na expansão física e nos grandes negócios que levavam ao sucesso mundano.
Designou isso colocando um círculo acima de outro, ou dois quadrados de quatro linhas cada colocados um acima do outro.
O oito representa trabalho duro e expansão no mundo material.

Número 9. Enea ... Humanidade
O nove apareceu quando o homem se fez humanitário bastante para interessar-se no auxílio ao seu vizinho.
Isso ele revelou desenhando um homem (1) levantando o mundo ou círculo.
Também o tríplice triângulo levava a mesma mensagem.
Agora ele tinha percorrido toda a gama de emoções e experiências.

B)SEUS SIGNIFICADOS:

Os números são seqüencialmente, de 1 a 9, 0, 11, 22 e 33.
São classificados em:

NÚMEROS PESSOAIS- 1, 2, 3 - ligados ao "EU", ao indivíduo.
NÚMEROS COLETIVOS- 4, 5, 6 - ligados ao "OUTRO" , se refere a família e a comunidade.
NÚMEROS UNIVERSAIS- 7, 8, 9, 0 - ligados `humanidade sem distinções.
NÚMEROS MESTRES- 11, 22, 33, etc ... - mais poderosos, são super vibrações de seus algarismos simples.




COMO USAR A NUMEROLOGIA

A Numerologia tem como um de seus objetivos auxiliar no processo de análise de características da personalidade e situações vividas pelos indivíduos orientando quanto ao melhor uso de suas potencialidades.

A)Chaves para Interpretar

ALMA - nossa essência primeira, como pensamos, impulsos interiores.
CÁLCULO - soma de todas as vogais no nome.

APARÊNCIA - o que os outros pensam de nós através da impressão que lhe causamos como nos vêm.
CÁLCULO - soma de todas as consoantes do nome.

DESTINO - nossa missão escolhida, o que devemos fazer ou ser na vida.
CÁLCULO - soma das vogais e consoantes do nome.

LIÇÃO DE VIDA - aquilo que devemos aprender, dá pistas sobre qualidades e fraquezas na realização do destino.
CÁLCULO - soma de todos os algarismos da data de nascimento.

NÚMERO PODEROSO - vem para nós como auxílio, vem nos ajudar em alguma parte, em geral vem aos 27 anos.
CÁLCULO - soma do destino mais lição de vida.

DESAFIO - obstáculos, dificuldades que devemos conhecer para supera-los.
CÁLCULO - redução do mês, dia e ano.

PINÁCULO - o que a vida nos oferece, é um teste que devemos encarar ou fazer pois não podemos escapar de suas experiências.
CÁLCULO - soma do mês, dia e ano.

LIÇÃO CÁRMICA - algo que ficou para se aprender melhor, não se conhece essa experiência, pode-se ir ao mínimo ou máximo por desconhecer-se a realidade dessa situação.
CÁLCULO - número ausente no nome.

Nenhum comentário: