quinta-feira, 8 de maio de 2008

A Palavra da Inocência e a Fé Humana

Quase sempre acreditamos que as crianças não entendem o que acontece ao seu redor. Tomamos decisões, inclusive a respeito de suas próprias vidas, sem nos importar com seus sentimentos.

Assim acontece nas separações conjugais, em que se decide com quem ficarão os filhos. Assim é quando se decide mudar de residência e até mesmo quando se opta por transferi-los de uma para outra escola.

No entanto, as crianças estão atentas e percebem os acontecimentos muito mais do que possamos imaginar.

A jornalista Xiran que, apesar do regime de opressão e abandono que viveu na China, manteve um programa de rádio, em Nanquim, conta uma história singular, em seu livro: As boas mulheres da China.

Havia uma jovem que se casou com um rapaz muito culto e de projeção política na China. Durante três anos, pelo seu status, ele foi estudar em Moscou.

Ela viveu anos de felicidade ao seu lado. Um casamento que foi abençoado com dois filhos. "era uma mulher de sorte", comentava-se.

Então, exatamente no momento em que o casal se alegrava com o nascimento do segundo filho, o marido teve um ataque cardíaco e morreu, repentinamente.

No final do ano seguinte, o filho mais novo morreu de escarlatina.

Com o sofrimento causado pela morte do marido e do filho, ela perdeu a coragem de viver.

Um dia, pegou o filho que restava e seguiu para a margem do rio Yangtsé. Seu intuito era se unir ao marido e ao bebê na outra vida.

Parada à beira do rio, ela se preparava para se despedir da vida, quando o filho perguntou, inocentemente: "nós vamos vero papai?"

Ela levou um choque. Como é que uma criança de 5 anos podia saber o que ela pretendia fazer?

E perguntou: "o que é que você acha?"

Ele respondeu: "é claro que vamos ver o papai! Mas eu não trouxe o meu carrinho de brinquedo para mostrar para ele!"

Ela começou a chorar. Nada mais perguntou. Deu-se conta de que ele sabia muito bem o que ela pretendia.

Compreendia que o pai não estava no mesmo mundo que eles, embora não fizesse uma distinção muito clara entre a vida e a morte.

As lágrimas reavivaram nela o instinto materno e o senso de dever.

Tomou o filho no colo e, deixando a correnteza do rio levar a sua fraqueza, retornou para sua casa.

A mensagem de suicida que tinha escrito foi destruída.

Enquanto fazia o caminho de volta ao lar, o menino tornou a perguntar: "e então, não vamos ver o papai?"

Procurando engolir o pranto, ela respondeu: "o papai está muito longe. Você é pequeno demais para ir até lá. A mamãe vai ajudá-lo a crescer, para que você possa levar para ele mais coisas. E coisas muito melhores."

Depois disso, ela fez tudo o que uma mãe sozinha pode fazer para dar ao filho o melhor.

........

As crianças não são tolas. E muito mais do que possamos imaginar permanecem atentas, em especial a tudo que lhes diga respeito.

Percebem os desentendimentos conjugais, as dificuldades domésticas, a ponto de ficar enfermas.

Por tudo isso, preste mais atenção ao seu filho. E, sobretudo, fale com ele sobre dificuldades e sobre as soluções possíveis.

Não o deixe crescer ansioso e triste. Ajude-o a viver no mundo, seguro e firme.


O tema fé humana foi desenvolvido para esse mínimo de fé que nos temos e muitas vezes não utilizamos. Fé humana não é fé em Deus; Fé humana é fé em si mesmo; é sentir que onde quiser que você se encontre, existem condições e confianças de que podem depender de você mesmo, sem esperar ajuda de terceiros, para resolver seus problemas.
Á verdade que às vezes passamos por situações que são autênticas crises, mas é nessas situações que se encontra o tempero da vida. A lamentar, certas pessoas bastante saudáveis, viverem preocupadas com minúsculos problemas que chegam a determinar o fim do entusiasmo pela vida e o vigor pela luta.
A vida não é um jardim, mas também não é um depósito de lixo. É uma viagem cheia de lições e experiências em constante desenvolvimento. Cada um de nós carrega consigo essa força que muitos esquecem de usar, principalmente nos momentos mais difíceis.
Acredite no poder da mente e na força de sua criatividade. A mente é a mais importante faculdade da inteligência humana, a que nos ajuda dirigir a nossa energia subconsciente, para o nosso consciente. È tão importante que pode transformar uma pessoa saudável em doente ou uma pessoa doente em saudável.
Há décadas o médico e escritor Alexis Carrel, dizia que emoções de raiva, ódio, ressentimento, culpa, medo, podem causar lesões físicas terríveis. Hoje já se sabe que sentimentos de amor, perdão, afeto, carinho e paciência podem libertar muitas pessoas, presas a graves problemas físicos, mentais ou emocionais.
Sua vida é seu melhor mestre que dá a oportunidade de lidar, testar e desenvolver cada momento a fé em você mesmo.
“A essência real da grandeza dos homens não está escrita em livros e nem pode ser encontrada nas universidades”, diz Walter Russel. Ela está bem lá dentro da consciência daqueles que procuram se aperfeiçoar.
Os grandes líderes da humanidade, em sua maioria, sabem que cada evento, cada experiência de vida, afeta os próximos eventos e as próximas experiências, mas de todos os momentos da vida.
Se a vida é uma viagem cheia de emoções e experiências, se o futuro nada mais é do que um presente dinâmico, qual o objetivo da nossa evolução, se não incluirmos a Fé humana?

O ser humano tem todas as propriedades contidas no Universo

Assim como a gota d’água do oceano contém todas as propriedades contidas no oceano, também o ser humano tem todas as propriedades contidas no Universo.

Vejamos:

“Um conjunto de átomos, forma uma molécula”.
“Um conjunto de moléculas forma uma célula”
“Um conjunto de células forma um órgão”
“Um conjunto de pessoas uma forma uma comunidade”
“Um conjunto de comunidades forma uma cidade”
“Um conjunto de cidades forma um estado”
“Um conjunto de estada forma um país”
“Um conjunto de países forma continentes”
“Um conjunto de continente forma um planeta”
“Um conjunto de planetas forma um sistema solar”
“Um conjunto de sistema solar forma uma galáxia”
“Um conjunto de galáxias forma um Universo”.

Partimos do Micro para o Macro Cosmo.

Para que serve todo esse universo, dentro e fora de nós, se muitas pessoas continuam indecisas quanto à solução de minúsculos problemas? Onde está o entusiasmo de cada um, força motivadora das gerações e da evolução humana? Onde está esse mínimo de fé que você precisa ter em você mesmo? E aonde você vai encontrá – la?

Vai encontrar está fé humana que você precisa, em você mesmo!

Chagas


Nenhum comentário: