sábado, 17 de maio de 2008

Pitágoras, Os Maias e Os Números

Que tal imaginarmos que Pitágoras grego nascido no ano de 572 AC tivese uma pequena conferência com os Maias, povo do continente da América Central onde se situa o México atualmente, com história desde 8498 AC, com o objetivo de discutir um pouco os números, os seus significados e que importância eles teriam na criação do Universo, nas energias tridimensionais e a importância que eles tinham para o ser humano.

Na verdade resolveram conferenciar para trocarem informações sobre a Numerologia e a série Sagrada dos Números Maias.

Bom, não posso dizer se houve esta conferência, mas existem algumas coincidências conceituais dos números, tanto pelas definições de Pitágoras como pelas definições dos Maias.

Muitos destes conceitos às vezes são simbólicos, mas nos mostra a correlação entre eles inclusive um complementado ao outro para um bom entendimento dos números.

Isto nos faz acreditar que esses homens maravilhosos que passaram pelo planeta Terra tinham realmente contato com a divindade e nos mostra a beleza de Deus na sua simplicidade.

Até nas definições iniciais dos conceitos de Numerologia e da série Sagrada dos Maias são muito parecidos.

Segundo PITÁGORAS, Numerologia, na sua definição mais simples é o estudo dos números, Também pode ser definida como ciência dos Números. Estão ligados a quantidade e forma de medir.

PITÁGORAS tinha conhecimento que os Egípcios usavam a Numerologia como forma de comunicação com o Universo.

Sabia que o número é a base da natureza do padrão divino e sua manifestação no mundo real. Por se a base da criação é também a natureza fundamental.
PITÁGORAS conceituava que música, número, cosmologia e criação estão todos inter-relacionados.

Já os MAIAS, sabiam que os números são emissões de freqüência vibratória e, como tais, produzem impulsos vibratórios luminosos de caráter específico, transmitindo informação.

Estimulam-nos a evoluir, de formas características, em direção as freqüências mais elevadas, acelerando nossa vibração, de acordo com a lei da sintonia.

Por essa razão, os MAIAS, conceituavam que os números vibram ou transportam a intenção evolutiva de DEUS e são manifestações da VONTADE DIVINA.
Os MAIAS chamavam os números, principalmente os de 1 a 13 como sendo Tons Sagrados, que formavam uma onda encantada e descreve as etapas do processo de criação divino ou de qualquer outro processo criativo humano, expressando o estímulo evolutivo cósmico.



OS NÚMEROS e SUA HISTÓRIA

Abaixo estamos relatando a história dos números no conceito de Pitágoras e no conceito Maia.

Número 0
PITÁGORAS

Eternidade...Mensageiro

No começo (no vir a ser) nosso mundo ou universo era massa nebulosa ou bola, girando pelo próprio valor de vibração. Não tinha princípio e nem fim, significando a eternidade, e parecia-se a um círculo, ou a um zero. O zero, ou círculo é o embrião de todos os números. Já que não havia vida ou ação sobre esse universo, não havia motivação. Quando uma semente (ou força de vida) foi plantada no círculo, logo começou a brotar, como ser, ou humano. Designaremos essa idéia, colocando um ponto, ou semente, no centro de um círculo, ou nosso globo. Quando a semente germinou, veio a terminar em uma linha, que os antigos designavam como a criação.

MAIAS

Número 10

Raio Pulsante da Materialização

O zero é representado pelos Maias como sendo o número 10. Definem como sendo o Raio Pulsante da Materialização é o Tom Planetário e retoca e aperfeiçoa aquilo que foi criado, materializando e concretizando a idéia inicial.A pulsação criativa se transfere para o Planeta Terra, onde a intenção, o potencial, a possibilidade, se manifesta na terceira dimensão em forma de matéria. É hora da celebração.

Número 1.

PITÁGORAS

Mônada ... Unidade

O número que representa o homem, ou o princípio masculino. É o símbolo do Sol, é o pai dos números, ou unidade. O selvagem aponta para si próprio e coloca uma vara no chão, indicando MIM ou ME.
O um aparece sozinho.
É criativo, engendrando originalidade e liderança.
Sugere a fonte das idéias e indica a primeira noção que o homem teve de si mesmo.

MAIAS

Raio Pulsante da Unidade

Os Maias definem o número 1 como o Tom Magnético, onde se descreve o momento em que há maior concentração de energia disponível, estimulando a imaginação, a criatividade e a urgência de canaliza-la numa direção qualquer. É a origem da força criativa. É a unidade andrógina, de onde tudo emana, e simboliza Deus, Fonte de Toda Energia, o Universo e o ser humano como um todo. Recebemos energia da Fonte criativa, identificamos o que desejamos criar, estabelecemos as metas e a energia é focalizada em torno deste projeto criativo. O Tom 1 é o símbolo do desejo. É uma etapa de energia criadora.

Número 2.

PITÁGORAS

Diad ... Dualidade

Muitos anos mais tarde o selvagem evoluiu suficientemente para compreender que tinha uma companheira.
Designava essa idéia apontando primeiro para si próprio (mim) e depois para a companheira (minha ou você).
Representava esse princípio colocando duas varas na areia, indicando dois.
Outro símbolo usado para essa idéia é o das duas asas de um pássaro.

MAIAS

Raio Pulsante da Polaridade

O número 2 é chamado de Tom Lunar, é onde o processo criativo começa a polarizar, estabelecendo parâmetros, comparando e pesando os prós e os contras. Os pares de opostos entram em atrito, gerando energia, e nos obrigam a seleciona-los, concilia-los e harmoniza-los para que a idéia do projeto possa ser definida. A introspecção nos permite definir para que serve o projeto, qual o desafio para pô-lo em prática, e estabelecer táticas para supera-lo, criando uma fase de estabilidade. A energia nesta etapa é de origem feminina.

Número 3.

PITÁGORAS

Triad ... Trindade


O resultado da procriação do homem e sua companheira foram o rebento, o filho. Três é a expressão de um e dois. Agora o homem tinha de encontrar um símbolo para incluir os três. Resolveu o caso desenhando um triângulo, ou figura de três linhas, formando o primeiro plano fechado, ou círculo da família.
É o primeiro número perfeito, ou trindade, e faz-se de significação espiritual.Três significa complementação.
Outro símbolo com que o homem designou essa idéia foi o galho de três folhas de cravo e o outro foi os dois semicírculos.

MAIAS

Raio Pulsante do Ritmo

O número 3 é o Tom Elétrico. Descreve o processo criativo no momento em que surge o movimento, o entusiasmo, a excitação e a capacidade de contagiar outras pessoas e obter sua cooperação, congregando-as em torno de uma meta. Simboliza o sangue, o leite, o sêmen, a água, a chuva, o líquido precioso que faz circular a vida e a nutre com calor e energia. É uma fase masculina do processo, em que o óvulo começa a se dividir de acordo com um ritmo constante, contagiado pela dinâmica do 3. É o Tom elétrico, uma fase que sentimos grande excitação com a possibilidade de atingir a meta proposta, e o nosso entusiasmo e dinamismo contagiantes estimulam a adesão de outras pessoas.

Número 4.

PITÁGORAS

Tetra ... Fundação

Depois que o homem compreendeu que tinha uma companheira e um filho, tornou-se imperativo conquistar abrigo e proteção para eles.
Quatro é um número material e o homem representou essa idéia de várias formas.
Desenhou um quadrado de quatro linhas.
É um símbolo concreto, ligado a terra, e sugere sólida fundação e também muito trabalho duro, exigindo eficiência.
Outro símbolo que os antigos usaram é o de um homem erguendo bem alto um triângulo, enquanto outro símbolo consiste no desenho de quatro pernas de um animal.
O quadrado simboliza a vida, ou a idéia de um plano universal.

MAIAS

Raio Pulsante da Ampliação

Já o número 4 é o Tom Arquetípico, fase onde se cria o modelo, ou Arquétipo daquilo que se pretende concretizar em qualquer projeto. Define, mede, estabelece proporções e modela o Arquétipo. Simboliza a gestação, quando o óvulo fecundado se divide em quatro, estabelecendo as quatro direções radiais, para dar forma concreta ao novo. É uma fase feminina. É a fase do Arquétipo, ou modelo, onde se estabelecem as sementes da medida, da proporção e da forma do que se pretende criar, canalizando o dinamismo da fase anterior. Representa os quatro elementos a criação da água, do Ar, da Terra e do Fogo, das quatro cores e das quatro direções do Universo Plano. Estimula o autoconhecimento, a busca do “Conhece-te a ti mesmo”, da Humildade para vencer o orgulho intelectual, da Paciência para seguir passo a passo na direção do desenvolvimento e esperar que o resultado de abundância se manifeste a seu tempo, e do Poder de Vontade acumulando energia para fazer com que os nossos dons e talentos floresçam e possam ser partilhados para o bem de todos.

Número 5.

PITÁGORAS

Penta ... Aventura

Tendo providenciado um lugar onde a família podia viver, o homem sentiu que agora tinha o direito de olhar em seu redor e divertir-se.
Isso incluía curiosidade sobre sexo, os cinco sentidos, as viagens e as mudanças.Representa também a criatividade
Tornou-se um aventureiro, estendendo-se para cinco direções. Simbolizou essa idéia desenhando uma estrela de cinco pontas e também mostrando os cinco dedos de uma das mãos.

MAIAS

Raio Pulsante do Centro

O número 5 é o Tom Melódico, que define a etapa da integração e fusão entre movimentos e medidas. O poder criativo recebe um impulso para se mover para frente e atingir a fase seguinte e é assumido com o carisma e poder de liderança cooperativa que lhe confere a sintonia com o Plano Cósmico. O Tom 5 assume a liderança e comanda todo o processo criativo e os envolvidos nele. Também lhe permite liderar um grupo em torno do projeto. O 5 é chamado número do Homem, a quem Deus conferiu o poder de comandar tudo que há na Terra e a quem deu cinco dedos em cada mão e em cada pé e cujo corpo se insere numa estrela de cinco pontas. É onde se reúnem os recursos que possibilitarão concretizar o projeto.

Número 6.

PITÁGORAS

Hexa ... Domesticidade

Depois de saciar sua curiosidade, o homem estava preparado, agora, para construir um lar e interessar-se pela vida em comunidade.
A diferença entre construir uma casa (4) e um lar (6) está em que este último inclui o Amor, casamento, compaixão e interesse pelos demais. Os homens primitivos representaram essa idéia desenhando dois triângulos de seis linhas, indicando duas figuras fechadas.
Outro símbolo foi o do homem de pé ao lado do círculo da família.

MAIAS

Raio Pulsante do Equilíbrio Orgânico

O número 6 é conhecido como o Tom Rítmico, articulando o Tempo e o Espaço. Ele confere uma organização homogênea às diferentes partes em que se divide o projeto criativo, dando-lhes um ritmo estimulante, contínuo e uma pulsação regular e sincronizada. Simboliza a multiplicidade do Plano Divino. Exprime o primeiro passo para uma transformação interior, o princípio de integração e de introspecção. É o momento da gestação, em que grupos de células se agrupam para assumirem funções específicas e especializadas, de modo que todas as partes do organismo do novo ser possam funcionar em harmonia. É uma energia orgânica.

Número 7.

PITÁGORAS

Hepta ... Perfeição


Possuindo, então, amor, um lar e uma família, o homem estava preparado, de um ponto de vista evolutivo, para se interessar pelo progresso espiritual. Isso foi designado através da colocação do triângulo do espírito sobre o quadrado da matéria, formando sete linhas. O quadrado de quatro linhas é sólido e ligado a Terra, enquanto o triângulo é criativo e inspirador.

MAIAS

Raio Pulsante do Poder Místico

O número 7 é o Tom Harmônico, onde a melodia já existente é enriquecida pela harmonia, que deve acompanha-la e se ajustar a ela através da inspiração cósmica. O 7 é o espelho de duas faces entre dois mundos, não sendo nem o espírito nem o corpo da criação, mas, ao mesmo tempo sendo os dois. É nesse ponto que, quando o processo criativo está sintonizado com o Grande Plano e é aprovado, recebe o aperfeiçoamento de detalhes e retoques finais que embelezarão. Na gestação é o momento que a memória kármica é inserida nas células, imprimindo uma direção evolutiva coerente à nova vida.

Número 8.

PITÁGORAS

Octo ... Expansão

Tendo tido tempo para desenvolver sua natureza espiritual, o homem concentrou-se, então, na expansão física e nos grandes negócios que levavam ao sucesso mundano.
Designou isso colocando um círculo acima de outro, ou dois quadrados de quatro linhas cada colocados um acima do outro.
O oito representa trabalho duro e expansão no mundo material.

MAIAS

Raio Pulsante da Ressonância Harmônica

O número 8 é o Tom Galáctico, que descreve onde o modelo e reproduzido de acordo com tudo que foi planejado anteriormente, sendo modelado rigorosamente, segundo o Arquétipo. É a fase em que a energia vai se transformar em matéria, de acordo com o Arquétipo, que é enviado ao Centro Galáctico, gravado em seus registros e ativado pelo poder cósmico para que possa se materializar. A intenção criativa esta definida, integrada e concentrada, podendo, agora, se manifestar. Nesta fase da gestação, a pulsação criativa vai ser impressa na Malha Galáctica, abrindo uma ficha de registro para a nova vida que se inicia nos registros Akashicos Universais. Representa a essência interior. É um número feminino

Número 9.

PITÁGORAS

Enea ... Humanidade

O nove apareceu quando o homem se fez humanitário bastante para interessar-se no auxílio ao seu vizinho.
Isso ele revelou desenhando um homem (1) levantando o mundo ou círculo.
Também o tríplice triângulo levava a mesma mensagem.
Agora ele tinha percorrido toda a gama de emoções e experiências.

MAIAS

Raio Pulsante da Periodicidade Cíclica

O número 9 é o Tom Solar, onde o desejo de concretizar o projeto é estimulado, a excitação aumenta com a concentração de energia e impulsiona a vontade. O registro da fase 8 vem da Malha Galáctica, vai se transferindo para a Malha Solar, num movimento dimensional de 90 graus, transportando a intenção criativa da galáxia para o Sistema Solar. É uma fase masculina que impele agir ativamente, estimulando a concretização do projeto. Marca o fim da gestação e cria um novo ser, o desejo de ver a luz do mundo exterior, acumulando forças para o momento do parto. É a vontade de se expressar ao mundo.

Número 11.

MAIAS

Raio Pulsante da Estrutura Dissonante

É o Tom Espectral, o número 11 é um número masculino, ativo e instável, descrevendo a fase em que o projeto precisa ser integrado com outras intenções criativas existentes no planeta. Isso cria, necessariamente, uma dissonância e um caos temporário, até que o passado se integre com o presente e as várias intenções criativas se articulam entre si. É nesse ponto que o autor do projeto se desapega de sua obra, o projeto é explicado, divulgado e submetido à opinião do público, exposto a críticas ou aplausos. É a hora da colheita kármica, onde a encontro entre a intenção inicial e a realidade, quando também se apresenta o inesperado, o misterioso, a sorte, o acaso ou a Mão de Deus, como conseqüência, positiva ou negativa, de todos os projetos que realizamos. Na vida humana representa uma vida de iniciação, testes e provas, perdas e recompensas inesperadas.

PITÁGORAS

O número 11 dos Maias esta correlacionada com o Número 11 de Pitágoras. É um número mestre de grande poder energético, vibrando numa oitava maior.

Conhecimento...Altruismo

É um número sagrado, representa duas vezes Deus, é a revelação do conhecimento. A energia é canalizada por Deus através de você. Não é você que sabe e sim Deus, você é apenas um canal deste poder Divino. Revela conhecimentos em troca das inspirações recebidas e sua função é espalhar conhecimento em todos os níveis. O mais importante é o Amor e ele deve ser difundido.

Número 12.

MAIAS

Raio Pulsante da Estabilidade Complexa

O número 12 é o Tom Cristal, um número feminino, de estabilidade complexa, descrevendo a etapa onde o produto é dedicado ao bem comum e partilhado com a comunidade universal, ultrapassando fronteiras. É um número de doação, onde aquilo que produzimos passa a pertencer a todos. É a fase em que a obra do artista é exposta e onde ele abre mão de sua propriedade em benefício dos outros. É o momento em que as diferenças individuais já foram superadas e onde cada um decidiu cooperar com o grupo e tornar seu trabalho universal. É hora de comemorar o término de uma obra e começar a pensar no próximo projeto.

PITÁGORAS

O número 12 dos Maias esta correlacionada com o Número 22 de Pitágoras. É um número mestre de grande poder energético vibrando duas oitavas maior.

Número 22

Construção...Sabedoria

É a última expressão da sabedoria e do domínio de si, caminho de difusão da luz sobre a Terra. Revela conhecimentos em troca de inspiração recebida. É o grande realizador. Deve se construir para o mundo e para a Humanidade um degrau, mesmo que modesto. Os seus ideais são sempre elevados, pois sempre pensa no próximo.

Número 13.

MAIAS

Raio Pulsante do Movimento Universal

O número 13 é o Tom Cósmico, um número andrógino, onde a energia se acumula e se recompõe, reúne o masculino, o feminino e o espiritual e volta a se integrar em seu ponto de origem, preparando-se para um novo começo. É a fase da reunião, do repouso, da reorganização da energia num nível superior e da transcendência. É onde tudo volta ao Um, ao Caos Criativo que contém todos os potenciais e todas as possibilidades. È o número da Divindade, do Infinito e do Eterno. É o número da Pausa da Respiração Divina, onde se incorporam os méritos ou deméritos da Onda Encantada que se concluiu.

PITÁGORAS

O número 13 dos Maias esta correlacionada com o Número 33 de Pitágoras. É um número mestre de grande poder energético. Vibra três oitavas a mais.

Número 33.

Amor... Avatar

O trinta e três é o número do Avatar. É um número de Doação e de sacrifícios. O objetivo é servir a Humanidade e a Deus e sua criação. É o próprio Amor Universal. O Amor sem barreiras e sem Ego. Existe uma frase que pode representar bem esta energia que é:-
“Eu não estou na floresta a floresta é que esta em mim, pois posso vê-la e senti-lá em todos os seus mínimos detalhes e posso perceber, entender e compreender a grandiosidade da criação de Deus”.



TABELA DE NÚMEROS e SUAS CORRESPONDÊNCIAS FÍSICAS E UNIVERSAIS

Abaixo estamos fazendo uma correlação entre Números, Chackras e os Tons Universais Maias e seu Raio Pulsante, onde se podem verificar detalhes existentes entre o Humano e o Universo.

NÚMERO

COR

CENTRO DE FORÇA (CHACKRA)

CAMPO DE ENERGIA SUTIL

TONS MAIAS

RAIO PULSANTE

MAIA

1

Vermelha

Básico

Corpo Etérico Inferior

Magnético

Unidade

2

Laranja

Esplênico/Sexual

Corpo Emocional Inferior

Lunar

Polaridade

3

Amarelo

Solar

Corpo Mental Inferior

Elétrico

Ritmo

4

Verde

Cardíaco

Corpo Astral

Arquétipo

Ampliação

5

Azul

Laríngeo

Corpo Etérico Aspecto Físico

Melódico

Centro

6

Índigo

3º Olho

Corpo Celestial Aspecto Emocional

Rítmico

Equilíbrio Orgânico

7

Violeta

Coronário

Corpo Etérico Aspecto Mental

Harmônico

Poder Místico

8

Branco

Cristal

Consciência Superior

(Eu Superior)

Celestial Cósmica

Inferior

Galáctico

Ressonância Harmônica

9

Rosa

Cósmico-Deus

Emocional Cósmica Superior

Solar

Periodicidade Cíclica

0 e ou 10

Dourado

Cósmica Divindade

(Eu Real)

Co-criadores

Cósmica

Universo Local

Planetário

Materialização

11

Rosa Violeta

Cósmica

Da

Alma

Consciência

Cósmica Monádica

Espectral

Estrutura Dissonante

22 e ou 12

Prateado

Energia Multidimensional

Consciência

Logoica Multidimensional

Cristal

Estabilidade Complexa

33 e ou 13

Branco

Energia Cósmica

Criativa

LUZ

Criador

Casa do Pai

Uno

EU SOU

ETERNO

Cósmica

Movimento Universal

Nota:-

Somente como informação os chackras ativados nos seres humanos vão até o de número 12 e têm-se evidenciado nas auras das pessoas atualmente.
O poder de compreensão sobre o assunto é muito complexo, pois estamos muito ligados a terceira dimensão. Outras dimensões existem e outros níveis de energia também.
O número 33 ou 13 são energias de criação pela vontade do Pai e somos apenas instrumentos neste processo criativo.


EPÍLOGO

Podemos imaginar se tivesse havido esta conferência entre Pitágoras e Os Maias eles ficariam surpresos com os resultados, pois como disse os números são muito parecidos em seus conceitos e ambos falam sobre o Humano e a Criação.
Sutilmente se separarmos o número 1 veremos isso.
Pitágoras define inicialmente que representa o princípio masculino e os Maias define como sendo a força criativa.
Pitágoras fala sobre a Mônada e os Maias sobre a Unidade.
Analisando, é tudo muito assemelhado. São iguais as definições colocadas de uma forma diferenciada.
Perfeito não acham???
Isto não só acontece com o número 1, acontece com todos os números.
Quanto a Tabela apresentada ao fazer a mesma segui as idéias das minhas matérias já existentes em meu blog.
Nas notas desta tabela falamos em diversos campos de energia existentes que fogem a nossa compreensão, mas todos podem consultar matérias sobre Mônadas e Universo, Constituição e Formação do nosso Sistema Solar em meu blog que aqui pode se ter uma idéia sobre os níveis de energias existentes pelo menos de nosso conhecimento.
Mas, no final tudo isto que foi exposto o mais importante é ter certeza da sincronidade e da unicidade de Deus e quem sabe um dia nos níveis superiores possamos entender melhor o processo conscientemente e não sermos co-criadores, como somos, atualmente sem bem sabermos o porque e para que.
A ciência tem algumas definições, mas Deus tem só uma única, o projeto, e nos encaixa nos detalhes e em todos os momentos.
O plano é perfeito e jamais teria coragem de mudá-lo, pois ele nos mostra em todos os aspectos como somos importantes para tudo e para todos.
E quando estivermos sóbrios, poderemos deitar em nossos travesseiros, e curtir a felicidade de fazer parte desta criação.


Vicente Chagas


Trabalho desenvolvido pelo autor com consulta prévia aos seguintes livros.
Bibliografia:-
Calendário Maia – Diana de Assis
Numerologia Pitagórica
As profecias Maias – Adrian Gilbert e Maurice M. Cotterell

Nenhum comentário: