sexta-feira, 20 de junho de 2008

Prana e A Espiral Kundalini

Quando falamos em prana temos que discutir o movimento espiral da energia na consciência cósmica.Existe um ponto de estresse que surge na consciência quefaz com que uma partícula de energia entre em órbita. Se a partícula volta ao seu lugar de origem, o ciclo se completa e o movimento não se perde mais, e você obtem a consciência pura que as pessoas chamam de "Deus" ou o "Divino". Kundalini é apenas um outro nome para esta força vital cósmica. Esta força vital cósmica ou prana passa por certos campos da consciência. E quando isto acontece, um movimento é gerado. Agora, porque este movimento erra o seu próprio ponto de partida e se espiral para fora e para longe do seu centro é algo que não sabemos. Só sabemos que acontece.

A energia Kundalini não é minha energia e a noção de desejo não tem nada a ver com ela. Não podemos nos sentar em uma postura de yoga e simplesmente desejar que a energia Kundalini suba. Este sentido de Ego com todos os seus complexos são obstáculos que aparentemente fazem a Kundalini parecer adormecida. É muito comum ouvirmos alguem dizer da Kundalini "adormecida" mas isto nunca pode acontecer. A energia pode estar estática mas nunca adormecida; nem hipoteticamente

Quando a Kundalini erra em seu primeiro ciclo, ela se perde e aí, ela começa a procurar por uma conclusão de seu ciclo e acaba se afastando mais e mais.Mas como o movimento é espiralado, há uma constante atração para o seu centro. Como o curso da água em seu ciclo que acaba encontrando o seu caminho de volta à fonte ou local de origem.

Portanto, a despeito de seu curso errático, a Kundalini está num constante movimento para o seu centro, o que eventualmente a trará para seu local de origem. Esta é uma das mensagens da Yoga. Não importa se você se afastou de seu centro ao partir em sua jornada. Pode levar cem anos, ou cem vidas, mas este movimento constante em diração ao centro, um dia lhe trará de volta. Não existe tal coisa como danação eterna.

Esta atração gravitacional em direção ao centro é também espiralada e a energia se move para baixo, do topo da cabeça até a base. Os canais por onde a energia passa são, em si, correntes nervosas psíquicas chamadas "nadis" . As nadis são como ondas de rádio no sentido de não serem visíveisaos nossos olhos. "Nadi" normalmente é traduzido como "nervo" mas sua raíz significa "movimento". Uma nadi é simplesmente energia em movimento.

Existem cerca de 350.000 nadis. Isto é uma estimativa pois por estar em movimento é simplesmente impossivel quantificá-la. Os Yogis dizem que todas as nadis se encontram em lugares determinados no corpo humano. Como se o corpo humano fosse uma junção, um ponto de encontro dessas energias.

O nosso corpo não é sólido e sim uma modificação dea energia permeada por milhares de nadis onde somente três são as principais. E estas são a Ida nadi, a pingala nadi, e a sushumna nadi .

A prana toma um caminho central que os yogis referem como sushumna. Normalmente, a prana não flui pelo canal central e sim pelos dois laterias que o cruzam entrecortando da direita para a esquerda e da esquerdapara a direita. Quando a energia espirala para a esquerda dizemos que a energia está fluindo na Ida nadi ou "chandra nadi" ou "lua nadi". Por seu fluxo no lado esquerdo considera-se que a força lunar está dormente. Quando a espiral dá a volta para a direita, dizemos que a energia está fluindo na pingala nadi; ou "surya nadi" ou "sun nadi" porque quando está no lado direito considera-se a força solar dormente.

Hatha yoga é o reunir das forças lunares e solares. Quando a divisão de "Ha" ou "lua" e the "Tha" ou "sol" desaparece; todo o movimento distraído cessa; cessa toda a perda de energia e a prana torna-se capaz de fluir pelo canal central, o sushumna. Quando isto acontece, a prana descobre o seu caminho de volta direto para o centro. O movimento da energia então não é mais multidirecional. O movimento está em si mesmo, logo, não há movimento.

Quando não há movimento nenhum, não há nenhuma sensação de espaço também. A energia tem o poder para se mover, e por isso, por um processo de expansão, há uma noção de espaço. ë um pouco complicado, mas vamos lá. Na consciência pura, não há espaço! oO espaço'só é trazido à existência pelo movimento. Em repouso profundo não há espaço. Da mesma forma, quando estamos em total aquiescência, ou unicidade, o espaço não existe. E não é que o primeiro movimento da energia cria o espaço; o primeiro movimento de energia na cosnciência é o próprio espaço.

Quando a espiral gira, os elementos são trazidos à existência. O primeiro movimento, em si , é o próprio espaço. O próximo movimento, que o traz para o segundo arco da espiral, está se movendo no espaço. Movimento é simplesmente um campo em uma combinação específica de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; um campo para "algo" que os yogis chamam de espaço. Movimento no espaço é movimento no ar, mas não o ar no sentido convencional. É por isso que os yogis dizem que o elemento "ar" é criado no segundo arco, ou chakra". A criação do próximo elemento vem com a expansão da espiral que se move, agora, no espaço, encontrando pequenos obstáculos(gases e partículas) com os quais entra em colisão. A colisão cria uma fricção que cria calor e depois o fogo. Os yogis dizem que o elemento fogo é criado no terceiro chakra. Os movimentos posteriores provocam mais colisões e, como numa reação química, o oxigênio e o hidrogênio explodem numa combinação e a água é formada. O elemento água começa a se precipitar e , no próximo chakraela se solidifica formando o gêlo. Esta água sólida se torna o elemento terra.

A mesma espiral de energia gira e traz todos os elementos que na realidade são como ondas eletromagnéticas de diferentes freqüências, assim, a única diferença entre todos os elementos é de dimensão, sendo em suas essências um único e mesmo elemento.

No Vedanta encontramos a palavra tanmatra que siginifica "elemento básico". O tanmatra é indiferenciado e portanto não pode ser visto. De acordo com esta teoria, água não é simplesmente água. Ela traz consigo todas as outras qualidades de substâncias sólidas, como também do calor ou fogo, e do ar e espaço. Em outras palavra, não existe tal coisa como a água pura. O elemento água pura é somente um conceito. O mesmo valeria para a terra. A terra é somente uma vibração, um movimento de energia, uma certa forma de energia experienciada em uma certa dimensão e a mesma energia vista a partir de uma outra dimensão "se torna" água, terra, ar.....

No Hatha Yoga é pedido a você para contemplar cada um dos chakras. POrtanto é importante se lembrar que os chakras não são fatores físicos fixos mas também espirituais por natureza. Eles são centros psíquicos e cada um não só representa um elemento que por sua vez pode ser interpretado cosmologicamente, metafisicamente e psicologicamente numa gama enorme de simbolismo conectado à eles.

Você encontrará outras informações sobres os chkras nesta página. Mas antes é preciso que você saiba que existem discrepâncias no que se refere à eles. Alguns dizem que o segundo chakra se localiza perto dos orgãos sexuais, outros dizem que ele está perto do baço. Por favor, não se incomode com isto. Você só tem que saber que ele está lá embaixo. Somente algumas descrições variam, mas não a verdade. Não tente compreender algo que está para além dos sentidos com os seus sentidos habituais. E tente ficar além das expressões sintáticas para você poder ver a verdade e não achar que tudo não passa de uma grande baboseira.

E você não precisa se prender a nenhuma ideologia. Muitos acham que o que estamos falando aqui é muito "Hindu", onde muitos hindus nem acreditam nisso. Por isso , podemos ver tudo isto por uma prespectiva neutra. Cada chakra pode ser visto como um seletor de canais ou dial onde sintonizamos uma certa freqüência de energia.

Isto é possível porque a energia espiral me toca em um ponto onde o arco microcósmico é formado , assim como todo o universo, neste ponto de contato forma o arco macrocósmico. uma vez que o arco microcósmico está conectado com o arco macrocósmico, a espiral energética envolve todo o universo a cada formação do arco. E cada elemento é encontrado, tanto no micro quanto no macrocosmo. Entrando em contato com este princípio numa meditação do chakra, você se sintoniza com todo o universo. Os chakras são as janelas para o cosmos.

Desta forma, cada um destes centros o levam para além do "Eu". Isto não acontece em 'mim'; é o arco macrocósmico que em um ponto, toca o arco microcósmico. E como dissemos, não é a "minha Kundalini". Esta expressão é absurda. Kundalini é energia cósmica que atua em sete planos cósmicos. O plano individual é apenas um grãozinho de poeira flutuando no espaço. Mas, uma vez que este grão de poeira é parte do ser cósmico, a Kundalini é relevante para ele também.

Tentemos agora examinar o simbolismo existente nas descrição dos chakras pelos Yogis. O primeiro chakraI, o muladhara,está localizado perto de um ponto ondo o corpo entra em contato com a terra e é chamado o 'centro da terra'. Desenhos deste chakra representam pétalas ou nadii que são as quatro direções. Como todos os outros chakras, há também um padrão geométrico que representa um elemento, e, neste caso, a terra. Um quadrado amarelo representa o elemento terra. ( E por favor, não me pergunte porque é um quadrado amarelo, ou porque é um quadrado, ou porque é amarelo. Tudo isto tem um significado místico que você vai acabar descobrindo.)

Cada chakra possui um som, uma sílaba mística chamada bija mantra associada a ele. A bija para terra é ' lam'. A bija "lam" possui todos os tipos de significados mas o mais forte é 'terra'.

Cada chakra possui também um animal associado a ele. O muladhara, está associado ao elefante. A razão é óbvia. O elefante é forte, vigoroso, e firme, estável. Os chakras também possuem um deus ou uma deusa neles para que você possa meditar sobre eles e seus significados mais profundos. (Antes que você se alarme, saiba que existem deus diferentes em várias versões para os mesmos chakras.).

Na meditação dos chakras, a visualização é muito importante. E or isso que existem tantas representações simbólicas associadas aos chakras. Existem cores variadas para as pétalas, para o pericarpo, para o mantra semente "bija", para os quadrados geométricos. São tantas variáveis para que você preste atenção e se fixe em sua visualização e para, desta forma, se tornar mais acurada. Portanto, não tentar 'guardar' tudo de uma só vez. Vá colhendo os detalhes , um a um, adicionando-os em suas visualizações à medida que você prossegue em sua prática.


Espíritos de Luz

Nenhum comentário: