quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mensagem de P`taah, Sabedoria dos Anjos - Cura na Família, Mensagem Semanal do Mestre Ascencionado Hilarion e Ego - O Falso Centro



Questionador: P’taah, agora que eu estive trabalhando com os seus ensinamentos, algumas vezes é difícil voltar aos meus pacientes, por exemplo, porque todos eles têm histórias para justificar como são as coisas.

P’taah: Realmente é difícil não apenas para ajudá-los a não se identificarem com as suas histórias, mas também para que vocês permaneçam desligados da história, enquanto ao mesmo tempo tenham compaixão, atenção e apoio. Onde acharem que seja apropriado, vocês poderão compartilhar as palavras que estamos dando neste dia para permitir esta possibilidade de transformação na estrutura de crenças.

Questionador 1: Grato. Algumas vezes, eu acho como se tivesse que enganá-los em sua própria cura.

P’taah: Bem, um artifício é simplesmente permitir outra possibilidade. Percebe? Nós dizemos aquilo que funciona. Você está autorizado a ser o enganador, amado.

O importante é que você não fique envolvido em seu próprio truque, mas que permaneça absolutamente no espaço do seu coração e se permita uma risadinha.

Questionador 1: Você poderia também dizer algo sobre as habilidades de cura do som.

P’taah: Realmente, a freqüência do som, e também a da cor, são a mesma coisa, realmente. E novamente o corpo lhe dirá o que é apropriado. Você pode usar as freqüências do som e da cor para acalmar e permitir que o corpo, de certo modo, desista das histórias e relaxe sozinho, de modo que possa ocorrer a cura. Há muito trabalho sendo feito em seu plano com isto e assim isto seria divertido para que você explorasse.

Questionador: Seria algo como compor algum tipo de som de música emocional ou um som de cura?

P’taah: Certamente, amado, e também encontrar um meio de usar a cor para a meditação ou a contemplação. Usar estruturas coloridas e permitir que a freqüência das cores se funda à freqüência da música. É muito harmonioso usá-las juntas.

Questionador 1: Assim parece. Eu tenho outra pergunta. Houve sempre alguma grande mística sobre a cor preta, por exemplo, que tem sido freqüentemente usado como um sinônimo para as trevas ou para o mal.

P’taah: Entenda, amado, a verdade é exatamente o inverso. Preto é a cor do Vazio da Criação do qual é criada a Luz. Preto é o ventre da vida. A escuridão da qual fala não é necessariamente negativa, perceba. De certo modo, são as suas mitologias medievais que denominaram o preto como o “mal”.

E uma das razões para isto, é que em sua Igreja Cristã, o poder do princípio da Deusa foi tão aterrorizante que aqueles que eram os sacerdotes da religião, pensaram em derrubar o poder da Deusa, o poder do princípio feminino. Eles o tornaram, absolutamente, o mal. E o preto, que representa o útero da vida, foi transformado em algo do qual todos os homens deveriam temer.

Mas, afinal, isto é de onde todos vocês emergiram. Assim, ao invés de vê-lo como o preto do mal, saibam que é o preto do útero da criação, do qual surgiu toda a existência, do qual surgiu a luz. Semelhante à escuridão da Terra que é o útero do qual surge toda a bela flora em seu plano.

Questionador 1: Isto é algo realmente novo para mim, para ser honesto.

P’taah: Bem, então, amado, algo excitante para contemplar.

Questionador 2: P’taah, o que você diz sobre a cor e o som serem fascinantes. Como procurar aprender mais?

P’taah: Saiba, o seu corpo responde por si mesmo. O que é que o faz querer dançar? O que é que o faz querer se interiorizar, relaxar e fechar os seus olhos em um estado meditativo? O que o anima? O que é que dispara o seu cérebro para excitá-lo?

Assim, há muito já pesquisado em seu plano sobre o som e estamos certos, amado, de que com a sua desenvoltura, você pode, muito facilmente, descobrir mais sobre isto, em vez de termos que lhe dizer os pormenores técnicos.

Questionador 2: Verdade, e como você disse no início, é realmente muito básico e individual.

P’taah: Bem, isto pode ser mais refinado também. Pode ser que aquilo que é, de certo modo, o que você chamaria de física quântica de uma resposta que se manifesta no físico, mas você pode não ver nenhuma razão para que isto seja assim. Assim, isto pode ser tão envolvente, tão complexo, que você pode permitir mais exploração.

Mas o que estamos dizendo aqui realmente, é que até do modo mais simples, você pode utilizar o som e a cor, e, realmente, todos vocês o fazem. Se você pensa sobre quando mudar para determinadas áreas de sua vida. Por exemplo, se você tiver terapia, então pode andar em um espaço onde há uma música suave, cores suaves, perfumes no ar, que o relaxam imediatamente e o colocam em um espaço diferente. Você sabe do que falamos?

Questionador 2: Sim, eu sei, e estou sentado aqui, olhando para a minha casa. Todas as minhas paredes são brancas e subitamente, tudo parece tão “insosso”. É evidente que eu preciso de um tratamento com um pouco de cor aqui em casa!

P’taah: Bem, amado, é muito agradável de contemplar. E, afinal, você trabalha com a cor enquanto pinta. Quando você contempla a sua paleta com as cores, olhe esta e diga: “Qual é a cor que me acalma?”, ou “Onde eu utilizaria esta cor em minha casa?”, ou “O que me estimula esta cor, que seja muito, talvez, sensual, que seja belo de se usar onde eu estiver apreciando a minha alimentação?”, ou “Qual a cor que é intelectualmente estimulante, talvez que desperte a mente para utilizar onde eu tiver conversas emocionantes com os amigos?” Você compreende?

Questionador 2: Sim, compreendo.

P’taah: E, saiba, já de acordo com a atividade que você planeja, olhe a música e diga: ‘oh, sim, isto se adapta ao meu humor.

Questionador 2: Sim, sim.

P’taah: Assim, você pode começar muito simplesmente deste modo, mas então, é interessante também explorar os tons e harmonias mais complexos, e aquilo que é muito precisamente uma fórmula matemática que concede a atividade ou o estímulo certo dentro da encarnação.

Questionador 2: Está bem, eu começarei fazendo uma pequena pesquisa. Eu gostaria de fazer isto.

Questionador 1: (Rindo). Parece que temos que mergulhar profundamente na geometria divina, em uma espécie de forma social.

P’taah: Bem, afinal, é isto que é a música. Matemática. E é a isto que vocês utilizam a matemática para, de certo modo, explicar os mistérios de seu universo, para tentar colocá-los em uma estrutura, de modo que possam compreendê-los.

Naturalmente, há muito que está ainda além até do que é denominada a sua física quântica. Os grandes mistérios. E assim é, não importa o quanto vocês utilizam a ciência para explicar o mistério da vida, vocês sempre retornam à Inteligência Divina ou ao Campo Unificado da Criação, que desafia a estrutura, ou a explicação lógica, racional.

Questionador 1: Assim, ao contrário, poderíamos, por exemplo, se tivermos um mistério, poderíamos simplesmente sentir o mistério e fazer um som dele.

P’taah: Absolutamente.

Questionador 1: Magnífico!

P’taah: Afinal, é isto o que realmente vocês fazem como curadores. Vocês se ligam ao mistério. Vocês se ligam ao Campo Unificado ou à Inteligência Divina e se usam como um canal para esta Luz da Perfeição, para lembrar aos seus pacientes, de sua própria perfeição divina.

Questionador 1: Parece que eu tenho muito a aprender.

P’taah: Oh, amado, o dia a dia. E, saiba, não importa quanto você aprenda intelectualmente, aquilo que é a ânsia dentro do seu peito, de ser o auxílio, o apoio e o estímulo, este sentimento se chama amor. E é aquilo que é o verdadeiro auxílio para curar, porque esta é a Inteligência Divina, não importa o quê. Assim é, como com todas as coisas, extremamente complexo e surpreendentemente simples.

Questionador 1: Sim, eu compreendo que quando eu trabalho com pacientes e posso como que criar um espaço, onde eu posso – bem, nós dois podemos – abrirmos os corações. Então eu posso compreender imediatamente o que está errado com os pacientes, ou o que não está em harmonia em suas vidas.

P’taah: Vamos deletar a palavra “errado”, porque isto também se liga ao julgamento que o paciente tem sobre não ser digno, porque o corpo está certamente enfermo, quando de fato, a verdade é que, é perfeito do modo que é.

Questionador 1: Sim, mas eu não compreendi isto ainda.

P’taah: Eu sei, amado. É por isto que é tão essencial agradecer ao corpo por refletir esta enfermidade, de modo que vocês tenham realmente uma oportunidade de ficar em silêncio e ouvir. Ficar em silêncio. Permitir o reconhecimento e o acolhimento da enfermidade emocional e mental, que, por sua vez, é a permissão emocional da doença física. Diga: “Obrigado! Obrigado! Obrigado!” por esta oportunidade de aprender, de crescer, de expandir, de saber mais sobre quem você verdadeiramente é. E isto funciona tanto para o curador, quanto para o paciente.

Questionador 2: Assim, há uma dádiva aí para o curador, também. É o que você está dizendo?

P’taah: Mas, naturalmente. Aqueles que desejam ser os curadores são os que têm o desejo ardente de serem curados.

Está bem, meus amados, é o suficiente para este dia. Nós os amamos intensamente e é com o maior amor que nos despedimos de vocês e de todos,

Namastê.”

P’taah

P’taah através de Jani King
JULHO DE 2010


SABEDORIA DOS ANJOS
CURA NA FAMÍLIA


“Há uma situação com um membro da família que esteja enraizada em uma experiência emocional?”

Os Anjos nos desejam lembrar que eles podem ajudar nesta cura. Em sua mente e em seu coração, envolva esta pessoa, você e toda a experiência com a luz azul calmante e convide muitos anjos. Esteja aberto às dádivas na experiência e se permita sentir a paz e a serenidade.

Os milagres podem ocorrer nos lugares mais improváveis, assim esteja aberto às dádivas que estão surgindo a partir destas situações, enquanto você as observa se curando e florescendo. Vale a pena a jornada ao outro lado da conclusão.

Você é ternamente amado,

Os Anjos



SABEDORIA DOS ANJOS - ENCONTRE AS BÊNÇÃOS

"Veja-se através dos olhos dos seus Anjos, e você verá alguém que é uma parte perfeita do Criador"

"Sua orientação angélica é encontrar um espaço tranqüilo e contemplar as suas atuais situações e se interiorizar".

Reserve um tempo e espaço para rever a sua vida.

Dê tempo e espaço para si mesmo para que se recupere dos desafios da vida, para que reflita sobre o caminho a seguir, e para que se fortaleça e se prepare para a próxima fase de sua vida.

Neste momento, encontre as bênçãos e as dádivas em cada situação.

Isto pode ser uma experiência muito emocionante e muito purificadora, assim nos peça para que estejamos ao seu lado para conforto e amor; assim, se precisar de nossa ajuda em ver a dádiva no momento, estamos aqui para aliviar esta carga.

É o momento de liberar e ver todas as coisas com amor incondicional e aceitação.

Novos inícios está em seu caminho!

Afirme freqüentemente:

"Eu me vejo e aos outros através dos olhos dos Anjos; eu vejo o Amor e sei que tudo é perfeito".

Você é ternamente amado e apoiado,

Os Anjos

por Sharon Taphorn
24 de Julho de 2010


Mensagem Semanal do Mestre Ascensionado Hilarion


Aos Queridos,

À medida que vocês olham em usa volta, o Mundo como vocês conhecem, está mudando rapidamente.

Tudo isso, de repente, pois o que parecia sólido, está agora em um processo de dissolução e transformação. Isso está trazendo muitas das grandes tristezas e dores, à tona, mas também, está trazendo um grande crescimento em suas percepções espirituais e uma total reavaliação de seus propósitos aqui na Terra.

Não fiquem pesarosos, Amados Corações, pois à medida que a dissolução chega, há também um grande potencial de crescimento e de transformação do que está acontecendo no interior dos seus corações, mentes e Almas, e para aqueles que estão lhes dando certas dificuldades, nesses tempos. Tudo está e é como deveria ser ou estar, visto através de uma perspectiva superior. Nós lhes dizemos, não se desfaçam dos seus relacionamentos com aqueles que vocês amam, pois tudo não está ainda perdido.

Os seus Entes Queridos, necessitam de um despertar gigante nessa conjuntura e cada um de vocês concordou em aceitar os papeis nos quais agora estão atuando. O que está acontecendo em cada uma das suas vidas e relações, requereu que cada um vocês tenha experimentado “a noite escura da Alma “ . Como Trabalhadores da Luz, vocês estão ajudando-os a abrirem-se, para um potencial superior.

Para vocês isso pode parecer, como se tudo estivesse perdido e que nunca a alma gêmea irá ser encontrada, apesar disso, ao percorrerem o longo da estrada, pela qual cada um de vocês está viajando, vocês irão encontrar grandes transformações no interior dos seus amados. À medida que essas transformações começam a acontecer, uma maior percepção, ou seja, uma maior realização dos seus valores e do seu trabalho para estes, irá começar a acontecer no interior de seus corações. Eles irão realizar como abençoados eles estiveram através da sua presença em suas vidas, a partir daí então, haverão oportunidades para reconciliações.

O que é necessário agora, para aqueles de vocês, que caminham através dessas experiencias, é se amarem e se nutrirem.Busquem o seu interior e permaneçam em contato com a Natureza, o quanto lhes for possível, pois isso lhes ajudará a manterem-se ancorados, e também irá ajudá-los apaziguar as suas Almas. Permitam aos Seus Amados caminharem através dos seus processos, e tentem desapegar-se no que tange a quaisquer expectativas. Algumas vezes, temporariamente, se direcionem para um outro lugar, fora do seu ambiente do dia a dia, já que, a partir daí, isso irá lhes criar maior clareza no interior de suas mentes e corações e levará vocês para situações com um foco maior, e aí, então, ganharão consciência da sua próxima etapa e os seus caminhos irão se tornar mais nítidos.

À medida que isso acontece, estejam abertos para receberem orientações e observem as sincronicidades, à medida que elas correrem em suas vidas diárias, pois os seus Guias e Anjos pessoais irão fazer qualquer coisa que eles podem para lhes dar assistência.

Nós estamos sempre prontos e iremos sempre responder aos seus chamados com entusiasmo. Permaneçam na sua Luz, Meus Amados, e permaneçam de modo Superior.

Falem as suas verdades e não tenham medo, pois tudo irá funcionar, de tal modo que irá deixá-los com a respiração profunda, com alegria, na celebração e abundância inacreditáveis. Isso requerá, também, uma grande paciência de sua parte, pois vocês precisam deixar que o tempo para que isso se manifeste, chegar.

É possível que vocês precisem passar esse tempo, removidos da situação, para que, a ordem e harmonia sejam restauradas. Tenham Fé e mantenham o Amor que vocês sustentam em seus corações, pois o AMOR É A RESPOSTA.

Até a Semana que vem...

EU SOU HILARION

Canalizada por Marlene Swetlishoff
18 à 25 de Julho de 2010


EGO
O FALSO CENTRO

O primeiro ponto a ser compreendido é o ego.

Uma criança nasce sem qualquer conhecimento, sem qualquer consciência de seu próprio eu. E quando uma criança nasce, a primeira coisa da qual ela se torna consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é o outro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. O nascimento é isso.

Nascimento significa vir a esse mundo: o mundo exterior. Assim, quando uma criança nasce, ela nasce nesse mundo. Ela abre os olhos e vê os outros. O outro significa o tu. Ela primeiro se torna consciente da mãe. Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu próprio corpo. Esse também é o 'outro', também pertence ao mundo. Ela está com fome e passa a sentir o corpo; quando sua necessidade é satisfeita, ela esquece o corpo. É dessa maneira que a criança cresce.

Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro, e então, pouco a pouco, contrastando com você, com tu, ela se torna consciente de si mesma. Essa consciência é uma consciência refletida. Ela não está consciente de quem ela é. Ela está simplesmente consciente da mãe e do que ela pensa a seu respeito. Se a mãe sorri, se a mãe aprecia a criança, se diz 'você é bonita', se ela a abraça e a beija, a criança sente-se bem a respeito de si mesma. Assim, um ego começa a nascer.

Por meio da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é ela boa, ela sente que tem valor, ela sente que tem importância. Um centro está nascendo. Mas esse centro é um centro refletido. Ele não é o ser verdadeiro. A criança não sabe quem ela é; ela simplesmente sabe o que os outros pensa a seu respeito.

E esse é o ego: o reflexo, aquilo que os outros pensam. Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce - um ego doente, triste, rejeitado, como uma ferida, sentindo-se inferior, sem valor. Isso também é ego. Isso também é um reflexo.

Primeiro a mãe. A mãe, no início, significa o mundo. Depois os outros se juntarão à mãe, e o mundo irá crescendo. E quanto mais o mundo cresce, mais complexo o ego se torna, porque muitas opiniões dos outros são refletidas.

O ego é um fenômeno cumulativo, um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um ego. Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro eu, não.

O verdadeiro só pode ser conhecido por meio do falso, portanto, o ego é uma necessidade. Temos que passar por ele. Ele é uma disciplina. O verdadeiro só pode ser conhecido por meio da ilusão. Você não pode conhecer a verdade diretamente. Primeiro você tem que conhecer aquilo que não é verdadeiro. Primeiro você tem que encontrar o falso. Por meio desse encontro, você se torna capaz de conhecer a verdade. Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.

O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá à escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com as outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estarão adicionando algo ao seu ego, e todos estarão tentando modificá-lo, de modo que você não se torne um problema para a sociedade.

Eles não estão interessados em você. Eles estão interessados na sociedade. A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser. Eles não estão interessados no fato de que você deveria se tornar um conhecedor de si mesmo. Interessa-lhes que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão.

Assim, estão interessados em dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro...

Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade. Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente. A moralidade é uma política social. É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membros eficientes. A sociedade não está interessada no fato de que você deveria chegar ao auto-conhecimento.

A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado. O eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o eu - não é possível. E a criança necessita de um centro; a criança está absolutamente inconsciente de seu próprio centro. A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida de que esse é o seu centro, o ego dado pela sociedade.

Uma criança volta para casa. Se ela foi o primeiro lugar de sua sala, a família inteira fica feliz. Você a abraça e beija; você a coloca sobre os ombros e começa a dançar e diz 'que linda criança! você é um motivo de orgulho para nós.' Você está dando um ego para ela, um ego sutil. E se a criança chega em casa abatida, fracassada, foi um fiasco na sala - ela não passou de ano ou tirou o último lugar, então ninguém a aprecia e a criança se sente rejeitada. Ela tentará com mais afinco na próxima vez, porque o centro se sente abalado.

O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. E é por isso que você está continuamente pedindo atenção. Você obtém dos outros a idéia de quem você é. Não é uma experiência direta. É dos outros que você obtém a idéia de quem você é. Eles modelam o seu centro. Mas esse centro é falso, enquanto que o centro verdadeiro está dentro de você. O centro verdadeiro não é da conta de ninguém. Ninguém o modela. Você vem com ele. Você nasce com ele.

Osho, em "Além das Fronteiras da Mente"
Fonte: Osho Brasil - http://www.palavrasdeosho.com/2009/05/ego-o-falso-centro.html

por Osho




EGO
O FALSO CENTRO (2)
por Osho

Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade - o ego. Esse é algo falso - é um grande truque. Por meio do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo.

Você tem que caminhar de uma certa maneira; você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, você já não sabe quem você é.

Os outros deram-lhe a idéia. E essa idéia é o ego. Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a não ser que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no falso centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu. E lembre-se: vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará se despedaçando, quando você não saberá quem você é, quando você não saberá para onde está indo; quando todos os limites se dissolverão. Você estará simplesmente confuso, um caos.

Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego. Mas tem que ser assim. Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas...

Até mesmo o fato de ser infeliz lhe dá a sensação de "eu sou". Afastando-se do que é conhecido, o medo toma conta; você começa sentir medo da escuridão e do caos - porque a sociedade conseguiu clarear uma pequena parte de seu ser... É o mesmo que penetrar numa floresta. Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz um cercado, você faz uma pequena cabana; você faz um pequeno jardim, um gramado, e você sente-se bem. Além de sua cerca - a floresta, a selva. Mas aqui dentro tudo está bem: você planejou tudo.

Foi assim que aconteceu. A sociedade abriu uma pequena clareira em sua consciência. Ela limpou apenas uma pequena parte completamente, e cercou-a. Tudo está bem ali. Todas as suas universidades estão fazendo isso. Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte, para que ali você possa se sentir em casa.

E então você passa a sentir medo. Além da cerca existe perigo.

Além da cerca você é, tal como você é dentro da cerca - e sua mente consciente é apenas uma parte, um décimo de todo o seu ser. Nove décimos estão aguardando no escuro. E dentro desses nove décimos, em algum lugar, o seu centro verdadeiro está oculto.

Precisamos ser ousados, corajosos.

Osho, em "Além das Fronteiras da Mente"
Fonte: Osho Brasil - http://www.palavrasdeosho.com/2009/05/ego-o-falso-centro-2.html



EGO
O FALSO CENTRO (3)
por Osho


Precisamos dar um passo para o desconhecido.

Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos. Por um certo tempo, você vai se sentir atordoado. Por um certo tempo, você vai se sentir muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.
Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas. Esse centro é a sua alma, o eu.

Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos, nasce uma nova ordem. Mas essa não é a ordem da sociedade - essa é a própria ordem da existência.

É o que Buda chama de Dhamma, Lao Tzu chama de Tao, Heráclito chama de Logos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência. Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo, porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas. No máximo você pode esconder a feiúra delas, isso é tudo. Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas...

O ego tem uma certa qualidade: a de que ele está morto. Ele é de plástico. E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você. Você não precisa procurar por ele; a busca não é necessária. Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido, você ainda não terá se tornado um indivíduo. Você é simplesmente mais um na multidão. Você é apenas uma turba. Se você não tem um centro autêntico, como pode ser um indivíduo?

O ego não é individual. O ego é um fenômeno social - ele é a sociedade, não é você. Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade. E se você ficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de encontrar o eu. E por isso você é tão infeliz. Como você pode ser feliz com uma vida de plástico? Como você pode estar em êxtase ser bem-aventurado com uma vida falsa?

E esse ego cria muitos tormentos. O ego é o inferno. Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego segue encontrando motivos para sofrer...

E assim as pessoas se tornam dependentes, umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ele deixa de ser um escravo.

Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que o falso centro entrou em choque com alguém.

Você esperava algo e isso não aconteceu. Você espera algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.
As causas não estão fora de você.

A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta: 'Quem está me tornando infeliz?' 'Quem está causando a minha raiva?' 'Quem está causando a minha angústia?'
Se você olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia, está oculta dentro de você, é o seu ego.

E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela. Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.

Mas lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego. Você não o pode abandonar. E se você tentar abandoná-lo, simplesmente estará conseguindo um outro ego mais sutil, que diz: 'tornei-me humilde'...
Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desse território do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria - então ela simplesmente desaparece. Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece. Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece. Quando você sabe que esse é o inferno, ele desaparece.

E então você nunca diz: 'eu abandonei o ego'. Você simplesmente irá rir de toda essa história, dessa piada, pois você era o criador de toda essa infelicidade...É difícil ver o próprio ego. É muito fácil ver o ego nos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.

Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente o observe.

Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Porque não existe outra maneira. Você não pode abandoná-lo antes do tempo. Ele cai exatamente como uma folha seca.

Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo... e então o verdadeiro centro surge.

E esse centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo. Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.



Osho, em "Além das Fronteiras da Mente"
Fonte: Osho Brasil -http://www.palavrasdeosho.com/2009/06/ego-o-falso-centro-3.html




Nenhum comentário: