sábado, 18 de dezembro de 2010

Os Erros de Interpretação dos Cristãos Nascidos de Novo (1), Consagração do Livre Arbítrio, Os Três Conceitos e Um Insight em Uma Nova Realidade

Embora a experiência de nascer de novo seja comum entre os Cristãos dos dias actuais, é largamente mal interpretada pelos que estão envolvidos nela, bem como pelos críticos da experiência.

As experiências dos nascidos de novo tendem a ter diversas características em comum, todas baseadas num sistema de crenças similar entre os participantes. Os Cristãos nascidos de novo geralmente acreditam que:

1) A Bíblia é a palavra da autoridade de Deus;

2) Jesus é o filho de Deus e foi enviado para morrer pelos pecados da humanidade;

3) Jesus é visto como um salvador e, ser salvo, conduz à salvação eterna e a escapar da punição do inferno;

4) O arrependimento sincero dos pecados e das transgressões do passado é necessário para se nascer de novo.

5) É importante juntar-se a uma igreja fundada na Bíblia e partilhar a mensagem de fé.

Ainda, a experiência de nascer de novo é acompanhada, tipicamente, por intensa emoção visto que os participantes acreditam que são dotados com a graça de Deus. O acontecimento de nascer de novo resulta numa transformação interior das qualidades e estes Cristãos, muitas vezes leigos, afirmam uma limpeza da mente e espírito.

Não há como negar que os Cristãos nascidos de novo tiveram uma experiência profunda e transformativa; eles tocaram a sua natureza espiritual. Mesmo de um ponto de vista externo, é óbvio que estes indivíduos mudaram, muitas vezes de forma dramática. Alguns dos convertidos passaram de uma “vida na sarjeta” para uma vida de profundo amor e respeito por eles próprios e pelos outros.

Quando um indivíduo sofre uma experiência de “renascimento”, o seu sistema de crenças aceite é, normalmente, imposto nessa experiência. No cenário dos Cristãos nascidos de novo, o sistema de crenças imposto é baseado primordialmente nos princípios acima listados. Assim, à medida que a experiência se vai desenrolando, aquelas construções intelectuais irão ser aplicadas à experiência, sejam ou não baseadas na verdade.

Para ilustrar como a intelectualização disfarça a experiência, considerai a situação de milhões de crianças que acreditam que o Pai Natal os irá visitar na Noite de Natal. (Sim, o sistema de crenças por detrás do Natal é outra história!) Quando elas acordam na manhã de Natal e vêem os presentes oferecidos, ficam cheias de entusiasmo. “Certamente”, poderia uma criança raciocinar, “O Pai Natal é real porque os presentes estão mesmo aqui em frente dos meus olhos!”

Enquanto os presentes são desfrutados, a intelectualização de que o Pai Natal os trouxe pela chaminé abaixo durante a noite é falsa. Embora possa ser divertido para as crianças acreditarem que o Pai Natal e as suas renas e os portadores dos presentes são reais, um dia eles irão chegar à conclusão verdadeira de que esse Santo é de faz de conta e é um mito de proporções definitivas.

Qualquer experiência espiritual implica a receptividade do indivíduo para com essa experiência. Por outras palavras, uma pessoa que sofre a experiência de nascer de novo apenas o faz com um nível de abertura que permita essa experiência. É por isso que vemos, com frequência, alguém no meio de uma experiência de nascer de novo expressar um profundo desejo e um convite para algo mais elevado ou maior do que o eu ou do que a sua percepção do eu.

Uma premissa básica da interpretação da experiência do novo nascimento é que o homem é separado de Deus/Jesus e que esse ser nascido de novo foi tocado por Deus/Jesus. Esta dádiva da graça foi concedida pelo pedido com a crença de que não estava presente antes do pedido. “Claro”, o indivíduo pode pensar, “se estivesse aqui, eu tê-la-ia sentido!”

Não tendo qualquer sentido de autoridade interior, os Cristãos nascidos de novo recorrem à Bíblia como orientação. Eles aderem à crença de que as palavras bíblicas, tal como interpretadas, compreendem a ideologia que é a regra da sua existência.

Não possuindo nenhum sentido deles próprios como seres eternos, subscrevem a noção de céu e inferno e a ideia de que nós precisamos de “ganhar o jogo” para entrarmos no reino de Deus como consequência da morte nesta vida.

Não tendo nenhum senso de que Jesus ou outro mestre espiritual não é mais nem menos do que um ser divino/humano como os restantes de nós, eles colocam Jesus no lado direito do seu Deus conceptual e concedem-lhe o poder de determinar o poder do destino da vida.

Não tendo nenhum sentido de que são infinitos, seres espirituais, eles aceitam que nasceram em pecado e, como pecadores, estão em necessidade de redenção.

Não tendo nenhuma percepção de que a auto-realização é uma viagem interior e de descoberta, eles são encorajados, se não obrigados, a congregarem-se com outros Cristãos nascidos de novo e também a partilhar a sua mensagem de crença com os interessados e com os não-tão-interessados. A salvação das almas constitui um objectivo principal.

A partir de uma consciência transcendente, ou daquele estado que não abriga os sistemas de crenças ou construções intelectuais, a experiência espiritual é vista como uma expansão da consciência ou como uma mudança para um domínio mais profundo da auto-realização. Não existe um Deus conceptual, nem é dado um poder de autoridade a qualquer livro (a Bíblia incluída).

A partir de uma consciência superior, nós vemos que não existe céu ou inferno para buscar fora daquilo que criamos para nós mesmos e, deste modo, não há necessidade de salvação. Sem a necessidade de salvação, não há necessidade de um salvador. Se existir alguma relevância na salvação, é apenas de nos salvarmos de nós mesmos.

Quando elevamos a nossa consciência para um domínio interior mais alto, podemos ser tentados a intelectualizar que o estado superior é uma dádiva de um ser divino externo. No entanto, na transcendência vemos que a única dádiva é uma dádiva que nos demos a nós próprios, e esta é o dom da visão interior. O que está lá agora estava lá anteriormente; apenas não abrimos os nossos olhos para isso previamente.

As experiências espirituais muitas vezes emergem de uma ânsia profunda e sincera. Estas experiências somente podem ser devidamente compreendidas com uma mente aberta, ou sem a filtragem dos sistemas de crenças. É por este motivo que à experiência da verdade segue-se a admissão de “Eu não sei nada”. Apenas numa mente vazia não existem distracções ou construções que conduzam a um erro de interpretação da experiência.

De novo, não há como negar a experiência dos Cristãos não nascidos. Contudo, quando se transcende a mente e a separação, a ideologia falsa desaparece e somos vistos por quem e pelo que verdadeiramente somos. Somos seres infinitos de luz e de amor, sem necessidade de salvadores e de salvação. Somos deuses em nós mesmos com uma vida útil infinita e a sabedoria das idades. Com os nossos próprios olhos, vemos com definitiva clareza, voando alto o suficiente para nos libertarmos do que é precisamente convencional, tradicional e ingenuamente aceite como a verdade. É então que vemos que os Cristãos nascidos de novo têm tido uma experiência de consciência da unidade vista através de um filtro de consciência da separação.

Mensagem de Scott Rabalais,
24 de Novembro de 2010

1 – No Cristianismo, “nascer de novo” refere-se a um renascimento espiritual (regeneração – normalmente através do sacramento do baptismo) da pessoa humana. É um termo associado a “salvação”, com origem no Novo Testamento.


CONSAGRAÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO


A lição para hoje é sobre a consagração do livre arbítrio.

O que significa consagrar o livre-arbítrio?


Primeiro, vamos observar o que significam estas duas palavras. O livre arbítrio humano é esta parte da mente que toma decisões; é o poder para, e o processo de, tomar decisões; é a determinação e o desejo de fazer alguma coisa. Neste caso, este “algo” é a Vontade de Deus. Se, usando esta mesma definição de vontade, a aplicarmos à Vontade de Deus, vemos que o Criador é determinado e tem o desejo de fazer algo. Este “algo”, neste caso, é manifestar o amor e trazer a perfeição através da co-criação com os Seus filhos.


Por que isto não se manifesta automaticamente se é a Vontade de Deus?


Por causa do dom do livre arbítrio – o poder de escolher e tomar decisões. O livre arbítrio permite que os resultados da experiência sejam quase infinitos, de acordo com a singularidade da personalidade individual. Assim como há um número infinito de pontos entre os opostos, assim também há vários degraus de perfeição e de manifestação da Vontade de Deus através das escolhas que você faz.


O que significa a consagração?


“Consagrar” é dedicar algo a um propósito particular, declarar ou separar um espaço específico como sagrado. Neste caso, este “algo” é “ a sua vontade” e você “separa” este propósito específico como um desejo co-criativo com o Criador de acordo com a luz – seu grau de sabedoria no nível de perfeição, atingindo assim as suas experiências de vida. Quanto mais “divinos” nos tornamos (a Sua imagem) pelo processo de obtenção da perfeição, maior é a manifestação da Sua Vontade. Diz-se que “Aquilo que um Filho Criador deseja, e que é a vontade do seu Pai, É.”. Significando que os Filhos do Criador (os Filhos de Miguel – nosso Cristo Miguel) são tão perfeitos em seu ser, que a sua Vontade é “Uma” com o Pai e, portanto, são os seus desejos manifestados e trazidos à realidade pela vontade. “Agora, em comparação com os humanos, os seres além da perfeição, a vontade humana e o poder de manifestar a Vontade de Deus, são atenuados a um nível seguro que somente aqueles desejos mais aperfeiçoados se manifestam em vários graus da Vontade de Deus.


Por exemplo: Seria perigoso para as mentes imaturas ter qualquer desejo manifestado por causa da natureza destruidora da vontade egoísta do homem dirigida pelo ego – o poder de destruir os seus inimigos ou o poder de viver uma vida de facilidades imerecidas e de ócio, que por si só, traria a extinção da raça humana. Somente através da consagração do livre-arbítrio com a Vontade do Pai pode o homem manifestar os seus desejos. O amor e a fé são o poder e os catalisadores para as decisões altruístas (decisões aperfeiçoadas) que levam à auto-mestria e à realização da perfeição progressiva, que leva à manifestação do desejo. A manifestação do livre arbítrio consagrado é a experiência mais gratificante que uma criatura poderá ter.


“Quando vocês ascenderem a níveis mais aperfeiçoados do ser, maior será o poder de manifestação, e assim, o atraso do tempo se torna um componente necessário para a reunião empírica da sabedoria para garantir níveis mais seguros de poder co-criativo.


“Que a Sua Vontade seja feita.”


Bom dia,


“O Círculo dos Sete.”


Grupo de Progresso 11:11


“A doação do ser, a iluminação da verdade e o alívio do sofrimento são os caminhos mais nobres para a consciência superior” – Professor Ophelius, 2009


Mestre Ophelius - Grupo de Progresso 11:11
Michigan, Estados Unidos - 21 de Novembro de 2010

http://1111prompt.blogspot.com



OS TRÊS CONCEITOS


Entre muitos dos meus ensinamentos, há três conceitos que têm mais importância hoje do que em qualquer outra época. O primeiro conceito é “Assim como acima, é abaixo.” O segundo é “O que eu fiz, vocês também podem fazer… e coisas maiores ainda.” E o terceiro e mais importante é “O Reino do Céu está no seu interior.”

Quando cada ser humano compreender e assimilar totalmente estes três conceitos, vocês curarão o mundo e manifestarão o Céu na Terra. O momento que vocês estão vivendo é muito sagrado. Eu lhes digo agora que um mundo novo e harmonioso já foi criado em Espírito. Atualmente o seu mundo está se metamorfoseando. O que está “abaixo”, no seu mundo, está refletindo aquilo que já está manifestado “acima”, em Espírito.

É por isto que muitos buscadores da verdade estão se tornando cada vez mais insatisfeitos com os paradigmas do velho mundo. A frustração está crescendo porque vocês estão começando a sentir a energia do novo mundo se manifestando, enquanto ainda estão com um pé no mundo antigo e comparando a energia de ambos. Velhas estruturas parecem estar se desmoronando ao seu redor. Vocês estão sentindo uma necessidade intensa de liberdade… de se libertarem fisicamente, espiritualmente, etc… é possível também que estejam sentindo uma grande necessidade de mudança e flexibilidade em suas vidas. Vocês estão se preparando para liberar o mundo dualista e começar a viver o Céu na Terra.

Quando eu ensinei “O que eu fiz, vocês também podem fazer… e coisas maiores ainda”, este novo mundo que a humanidade está criando faz parte dessas coisas maiores. Eu e muitos outros Mestres Ascendidos da Grande Fraternidade Branca vemos que vocês são capazes de manifestar muitas coisas milagrosas.

Isto me leva ao terceiro conceito… “O Reino do Céu está no seu interior”. O que cada um de vocês traz dentro de si é simplesmente o próprio Céu. Esse Paraíso que vocês carregam em seu centro cardíaco é uma semente que começará a se manifestar no mundo agora. Vocês descobrirão que estão trabalhando para tornar seu mundo perfeito, para que ele reflita aquilo que vocês têm dentro de si mesmos. Isto é uma espiritualidade holística e um despertar total, não apenas para a humanidade, mas para toda a vida na dimensão de vocês.

Este é um desafio que está se apresentando a vocês. A frequência da sua Terra, do seu Sistema Solar e Galáxia estão prontas para vocês semearem o Jardim do Éden. Este jardim inclui a luz do conhecimento e a sabedoria que TODOS vocês têm dentro de si. Chegou o momento de ajudarem a trazer o novo mundo à sua realidade. O esforço para manter a luz logo terá acabado. A transição será isenta de esforço, natural como os batimentos de seus corações, porque as novas frequências sustentarão essa manifestação.

A manifestação do novo mundo não pode ser freada. Aquilo que estiver fora de alinhamento com a luz da verdade superior não germinará neste novo jardim. O ímpeto da luz do novo mundo é demasiado intenso para que alguma coisa possa impedir ou atrapalhar sua chegada. É hora de “aquilo que está acima… SER como abaixo.”

Envio-lhes amor, coragem e unidade na luz,

Jeshua

Uma mensagem de Jeshua através de Aluna Joy em
25 de junho de 2010



UM INSIGHT EM UMA NOVA REALIDADE - Lady Quan Yin

Saudações divinas e sagradas são estendidas a todos, a partir dos recessos da minha alma. Eu trago a energia da alegria e da felicidade para aliviar e alegrar o seu dia e a sua energia. Eu lhe peço que não olhe para o Céu para ver o Criador e a poderosa fonte do amor, mas que envie o foco de todo o seu ser e sentidos aos recessos de sua alma. Quando você tiver coragem, uma mente aberta e clara e o poder da intenção, notará o céu e o refúgio mágico que existem dentro de você. Muitas pessoas estão procurando a beleza e a inspiração em sua realidade física para elevar os seus corações e manifestar a alegria, mas a energia mais bela e iluminada que você poderia encontrar está mantida dentro de você. Esta consciência, vibração e energia percorrem o seu sangue, os seus ossos, a sua pele e os seus músculos. Estão presentes em sua mente e emoções e cantam suavemente para você. Esta energia pode cantar sonoramente para você, mas se você escolher ignorar a sua presença, então poderá nunca ouvir, sentir ou perceber a sua beleza. A energia da qual eu estou falando é a presença de Deus dentro de você.

Se você fosse analisar cada desejo apaixonado que tem, compreenderia que a intenção mais pura desta paixão é intensificar a sua conexão com o Criador. Por exemplo, você pode desejar viver em uma bela casa, cercado de abundância e de esplendor. Não poderia ser um desejo estar envolvido pela beleza e pelo amor do Criador, de sentir a segurança e a proteção que o amor do Criador oferece? É importante compreender que algumas vezes os nossos desejos físicos estão realmente descrevendo muitos desejos e necessidades que temos espiritualmente. Muitos desejos se estendem novamente para querer sentir uma conexão e um alinhamento completos e profundos com o Criador. A humanidade frequentemente realiza os ensinamentos, lições e sabedoria através das suas vidas físicas; quando começamos a despertar para os nossos pensamentos, necessidades e desejos, nós começamos a descobrir mais sobre os nossos hábitos, crenças e entendimentos. Cuidar de nossas necessidades espirituais trará realmente o equilíbrio, a beleza, o amor e a abundância a nossa realidade física com muito pouco esforço. Isto é essencial de se lembrar frequentemente, se você estiver lutando com um problema físico, permitir-se um tempo para contemplar a causa ou necessidade espiritual deste problema. Se você se permitir retificar isto e auxiliar o seu ser espiritual e a sua alma a receber o que desejam, então, na maior parte das vezes o problema físico simplesmente se dissolverá, porque a lição foi compreendida e aprendida. É semelhante a ir até à raiz do problema.


A maior parte das pessoas passa muito do seu tempo e esforços, nutrindo o seu corpo físico e a sua realidade, mas agora é o momento para nutrir o seu ser espiritual e a sua alma, de oferecer ao seu sagrado ser o amor e a luz que ele necessita, de apoiar e amar o seu aspecto sagrado, explorando criativamente as suas energias e habilidades. Fazer isto permitirá que o seu eu espiritual desabroche o que nutrirá e cultivará naturalmente todo o seu ser e realidade. Isto poderia ser comparado a ter um jardim diante de você que precisa de sua atenção. Você tem também um galpão cheio de todas as ferramentas e equipamentos de jardinagem que poderia um dia precisar, mas porque você tem medo de entrar no galpão ou não pode encontrar a força de vontade para descobrir a chave e destrancar a porta do galpão, você perambula pelo jardim, usando qualquer coisa que possa encontrar para ajudá-lo. Naturalmente você poderia fazer muito mais se fosse capaz de usar as ferramentas disponíveis a você. Quando você começa a estimular o seu ser espiritual e a sua alma, é como se você entrasse no galpão e escolhesse a ferramenta mais apropriada e, portanto, permitisse que a beleza do jardim desabrochasse além de sua imaginação. Quando você estava se dirigindo para o jardim com refugos que você tinha encontrado, isto se assemelha a tentar resolver um problema físico sem compreender o seu propósito e significado em sua realidade; por você não estar olhando no lugar correto (dentro de você), poderá nunca encontrar a resposta aos problemas físicos.


Eu posso imaginar que muitas pessoas acham que é difícil para elas acessar as suas habilidades e dons espirituais, pois elas não compreendem como, mas, na verdade, tudo o que eu estou lhe pedindo para fazer é compreender que há um significado espiritual e um propósito por trás de cada experiência física, de cada desejo e necessidade. Abordar o aspecto espiritual permite que a sua vida física adote um novo equilíbrio. Através deste processo, você começa a se conectar com o seu eu espiritual, a nutrir o seu eu espiritual e, portanto, permitir que os seus dons e habilidades espirituais floresçam.


Reconhecer que os nossos desejos e necessidades físicas podem oferecer muitos ensinamentos espirituais também nos permite começar a ver uma separação entre a verdade do Criador e as nossas realidades físicas. Podemos notar que alguns aspectos ou crenças de nossa vida são simplesmente falsos ou irracionais, por causa dos medos que mantemos. Os Humanos colocam completa e absoluta confiança em suas realidades físicas. Eles confiam que o chão em que pisam, a casa em que vivem e o alimento que ingerem é real e sólido; é esta crença que estimula a sua realidade.


Se você começar a compreender que a sua vida e a sua energia são ilimitadas, que você é mais do que atualmente vê, que você tem imensos poderes e habilidades e que há um mundo e realidade além da Terra, então a sua consciência começará a mudar. Você compreenderá que quando acreditar que as energias, experiências e situações físicas podem ser alteradas por você e que você mantém a responsabilidade sobre as suas ações e mente, então a realidade ao seu redor começará a se modificar. Quanto mais pudermos elevar a nossa consciência de nossa realidade física, mais começaremos a ver a verdade, alinhando-nos com a luz e o amor e incorporando isto em nossa realidade, descobrindo assim uma realidade que é tão real, além do mundo físico da Terra, proporcionando-nos mais estímulo e apoio. Começamos a ver uma realidade que é física e espiritual, ou baseada na energia e no sentimento, visualizando-as como realidades separadas. A separação que percebemos nos permite compreender muitos problemas e hábitos, especialmente os medos e a negatividade a que nos apegamos. Muito trabalho pode ser realizado, visualizando a realidade física a partir de um espaço espiritual e vice-versa. Chega um momento em que a separação entre o eu físico e o espiritual não mais serve a um propósito e se devem integrar ambas as realidades. É quando o ser espiritual e a alma entram e se manifestam mais plenamente para incentivar e apoiar novas experiências e jornadas de crescimento. Quando é permitido à alma assumir um papel mais importante, isto é realmente a pessoa permitindo que o Criador tenha uma presença maior em sua realidade e ser, enquanto na Terra. Com a presença do Criador mais plenamente integrada, o ponto de vista da pessoa é drasticamente diferente, a mente é mais tranqüila e o coração mais amoroso, permitindo uma verdadeira percepção da realidade que a Terra tem a oferecer. Isto é algo que eu desejo para todos vocês. A fim de se manifestar como uma presença maior do Criador, você pode começar a perceber os requisitos do seu ser espiritual e de sua alma, ouvindo a sua voz interior, alimentando este aspecto do seu ser. Manter uma crença que cada ação e experiência física têm um significado físico, também permite a mudança da atenção de sua mente da sua realidade física para a espiritualidade de sua realidade.


Isto é algo para contemplar e estar, a fim de permitir que isto repouse em sua consciência e que seja descoberto mais plenamente pela sua mente.
Gerar receita

Eu lhes ofereço esta fonte de sabedoria simplesmente como uma dádiva de uma alma para outra,


No amor do Criador,


Lady Quan Yin

25 de Novembro de 2010
Canalizado através de Natalie Glasson

Nenhum comentário: