quarta-feira, 25 de março de 2015

ALEGRA-TE MARIA! - 25 de Março - Anunciação do Anjo Gabriel a Maria e O Universo É Benevolente - Arcanjo Miguel


ALEGRA-TE MARIA!
Nós sugerimos a substituição , na recitação do rosário , dos termos "Ave Maria, cheia de graça" por "Alegra-te, cheia de graça" .
"Chãire Kecharitoméne"

O Anjo Gabriel recebeu a tarefa de anunciar a Virgem Maria a decisão divina de, por meio dela vir a nascer o Salvador. Em Lucas 1, 28 lemos que:

 Entrando onde ela estava, disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!

   O Evangelho Segundo Lucas foi escrito originalmente em grego , o termo usado por Lucas é "chaire" , que corresponde ao "salamalek" dos árabes atuais oi ao "shalom lak" dos hebreus. A palavra alegria, em grego , é chára que tem a mesma raiz que cháris (graça) .A palavra chaire pode ser traduzida como a alegria que brota da manifestação da graça. Sendo uma saudação feita por um Anjo, mensageiro de Deus, devemos nos recordar da palavra do profeta Isaías de que "a palavra que sai da boca de Deus não voltará vazia, mas realizará tudo o que for de Sua Vontade e produzirá os efeitos que Deus pretendeu ao enviá-la"(Is 55,10-11)

   São Bernardo, comentando sobre o momento do anúncio do Anjo a Virgem Maria escreveu que: "Acabas de entender, ó Virgem, a maravilha que se deve realizar e o modo como vai realizar-se; uma e oitra coisa não podem senão lançar-te num estado simultaneamente de admiração e de alegria. "Alegra-te grandemente, filha de Sião, grita jubilosa, filha de Jerusalém"(Zc 9,9), pois que entendeste a palavra de júbilo e de alegria, que nos seja outorgado, a nós também, de ouvir a feliz resposta que esperamos, a fim de que "exultem de alegria nossos ossos humilhados...(Sl 50,10)".São Bernardo, Louvores à Virgem Maria, homilia IV,8,PL,183,83-84

   O anúncio do Anjo não é apenas uma mensagem, mas um convite. A Virgem é convidada a se alegrar pois o Deus a escolhera como Mãe do Salvador, tal qual está escrito em Sofonias 3,14-17 : Alegra-te , filha de Sião, Solta gritos de alegria, ó Israel ! Alegra-te e rejubila-te de todo o coração, filha de Jerusalém. O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, afastou de ti os teus inimigos. O Rei de Israel que é o Senhor, está no meio de ti; não temerá mais a desgraça. Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém : não temas, Sião ! Não se enfraqueçam os teus braços , porque o Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador."

   Ao ouvir o Anjo, Maria ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. Porque estaria sendo convidada a esta grande alegria? E o Anjo acrescentou: Não temas, Maria....!" . O que foi profetizado acontecia: "Não temas, Sião!"

   Também em Joel 2,21-27 encontramos as palavras que a Virgem proferiu no Magnificat.

   As palavras proferidas pelo Anjo Gabriel inspiram-se, portanto, em várias passagens messiânicas do A.T. para que, deste modo, todos pudessem ver a correspondência dos fatos do Antigo e do Novo Testamento.

   A alegria que o Salvador Jesus traz ao mundo é várias vezes mencionada em Lucas:

   "O menino saltou de alegria no meu seio" , disse Sta Isabel ; "o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador"(Lc 1,47) ; "anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje nasceu-vos um Salvador", disse o Anjo aos Pastores.

   São Gregório, o Taumaturgo (270) escreveu alguns textos homiléticos onde imagina um diálogo interessante entre Deus e o Anjo Gabriel. Ele escreve:
  
"Quando Deus dá a instrução ao Arcanjo Gabriel explicita: A primeira palavra que lhe anunciarás será um grito de júbilo. Tu dirás a Maria: Alegra-te, cheia de graça , a fim de que eu tenha compaixão da infeliz Eva." E o Arcanjo entendeu estas palavras, mas podemos nós imaginar o que diria a si mesmo. "É bem estranha esta empresa! O que acabo de ouvir ultrapassa toda imaginação...e aquele que condenou Eva apressa-se em glorificar sua filha!"
   Deus interrompe-o, perguntando: Por que hesitas? E o Arcanjo responde, objetando a Deus que há certa contradição na expressão: A Virgem, que dará a luz  um filho. Deus insiste, evocando o texto do Gênesis referente a Abraão (Gn 18,14). Como pode o calor da divindade fecundar Maria? E Deus mesmo responde, citando o fato da sarça ardente. Convencido, o Arcanjo vai anunciar a Maria Virgem: "Alegra-te, cheia de graça. O Senhor está contigo" . O demônio não poderá prevalecer contra ti porque,  aí mesmo onde ele infligiu ferida mortal, agora, o Médico aplica o primeiro remédio salutar. De onde surgiu a morte, daí também a vida abriu-se uma estrada: por uma mulher apagou-se a chama, por uma mulher se acende outra mais viva."Alegra-te, cheia de graça".
 No ano de 431 foi convocado um Concílio na catedral de Éfeso, consagrada a Maria, para que se resolvesse uma questão: seria a Virgem Maria a Mãe de Deus ou apenas a mãe do homem Jesus? Esta questão, levantada por Nestório, aludia a existência de duas pessoas em Jesus Cristo. Foi então definido que Jesus Cristo é consubstancial ao Pai, segundo sua divindade e consubstancial ao homem segundo sua humanidade, pois nele se fez a união das duas naturezas; desse modo, deve-se confessar um Cristo, um Filho, um Senhor. Por causa desta união, sem confusão, nós afirmamos que Maria é Mãe de Deus, pois o Deus Verbo tomou a carne e fez-se homem e, desde o instante da concepção, uniu-se ao Templo obtido da Virgem" , e neste dia foi proferido um dos mais belos hinos a Mãe de Deus:

 "Alegra-te, Montanha cuja altura ultrapassa o pensamento dos homens

 Alegra-te, Abismo de insondável profundidade, mesmo para os Anjos

 Alegra-te, tu que conduzes os filósofos ao limite da sua sabedoria

 Alegra-te, tu que levas os sábios às fronteiras do raciocínio

 Alegra-te, tu perante quem os espíritos subtis se tornam hesitantes

 Alegra-te, tu perante quem os literatos perdem as palavras..."


Alegra-te Maria , cheia de graça
o senhor é contigo
bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre
Jesus
Santa Maria , Mãe de Deus ,
roga por nós, pecadores
agora e na hora de nossa morte
Amém





       O Universo É Benevolente - Arcanjo Miguel



Você sabe que vive em um Universo gentil e benevolente, cujo único desejo é que você compreenda, integre e viva através dos conceitos do amor incondicional, da consciência, da aceitação e da abundância ilimitada?

Você está ciente de que está aqui por um único propósito – entender como trazer o “céu à terra” e reunir as energias espirituais e materiais, criando uma compreensão do amor incondicional, da expansão da consciência e do perdão, que irão elevar a sua própria consciência e criarão a possibilidade deste paradigma para toda a humanidade?

Você está ciente de que seu objetivo é "ser" quem você é e que "fazer" flui de "ser"?

Entenda que não é por acaso que vocês são chamados de "seres" humanos.
No entanto, muitos insistem em fazer o seu melhor para se tornarem 'fatos' humanos.


Quando o seu foco está em "fazer" no mundo material, isto torna o seu objetivo e você pode perder o foco ou a consciência da espiritualidade. Se você puder se concentrar no aspecto do “ser” de sua natureza, então você pode mudar esse paradigma para que o seu foco espiritual esteja sempre presente e você facilmente o integre ao material. Quando o seu foco está em fazer, você está dizendo ao Universo que você não precisa de sua ajuda.

Se sua vida está difícil, você se sente desafiado a "fazer" mais para alterá-la, em vez de procurar o propósito espiritual por trás da dificuldade e as soluções, guiados pelo espírito, que estão presentes e disponíveis. Um foco contínuo em "fazer" pode colocá-lo em uma "espiral de fazer”, onde você parece estar fazendo mais e mais, com menos recompensas e bênçãos.

Você pode começar a se sentir como uma vítima em sua própria vida. Mas não há nenhuma condição de vítima na lei espiritual. Você se torna uma vítima quando cria uma realidade para si mesmo que está focada no material e não no espiritual, quando você está focado em 'fazer' em vez de 'ser'.

Criar o Céu na Terra requer a fé e a confiança de que o Universo servirá sempre ao seu bem mais elevado e irá encontrá-lo em cada momento de intenção e de energia em sua vida. Mas, porque você não “vê” os poderes que o ajudam, é difícil acreditar que eles estão realmente aí.

Por que os milagres acontecem na hora zero, no momento em que tudo o mais falhou e quando você acredita que somente a intervenção divina irá salvar a situação?

Porque neste momento, você liberou o seu medo e a sua necessidade de controlar ou de gerenciar todos os resultados. Você sabe que fez tudo o que poderia e acredita que a única alternativa disponível a você tem que vir de uma fonte benevolente. Você está, neste momento, em uma posição de completa fé e confiança, plenamente conectado com a sua Fonte e acreditando na presença de um Universo benevolente. E, então, ocorre um milagre.

Mas, você não tem que esperar até que a sua situação seja de desespero para criar isto como parte de sua realidade cotidiana. Quando você compreende que tem sempre uma conexão com a Fonte Universal, ou com Deus, e que você tem o poder de ativar as bênçãos que vêm desta conexão em uma base contínua, você pode criar o seu próprio céu na terra.

Subitamente, a vida não parece mais um mistério e você permite que a intervenção divina, a sincronicidade e os milagres fluam. As bênçãos vêm de fontes inesperadas e a sua vida se torna um desdobramento sem esforço.

Isto exige algum esforço e intenção de sua parte. Você deve criar a sua intenção, acreditar em sua conexão divina e ter a fé de que as suas necessidades serão satisfeitas e as suas intenções realizadas.

Então, o foco de suas atividades, o seu “fazer” está aberto a uma nova série de possibilidades que estão alinhadas com o seu novo “ser”, que está integrado com a sua conexão com a Fonte e a sua divindade.

Lembre-se de que vocês são seres espirituais, divinos, tendo uma experiência humana. Conecte-se com esta fonte de poder, criando espaço em sua consciência para a sua conexão espiritual. Então, você permite que o fluxo de bênçãos chegue até você em cada parte de sua vida.

Isto cria um padrão energético que eleva a sua vibração e a de todos ao seu redor. É necessário apenas o seu reconhecimento desta conexão para que isto se torne parte de sua realidade.

Então, você permite que as bênçãos fluam, porque você elevou a sua vibração energética a um nível que pode se conectar com a energia dos milagres, do amor incondicional e da abundância ilimitada. E é onde você encontra a “paz que excede todo o entendimento”, e cria o céu na terra.

Mensagem do Arcanjo Miguel
Canalizada por Jennifer Hoffman
24 de Março de 2015

Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br
Grata Regina!

Nenhum comentário: