segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Estudo da Astrologia

Estes estudos não estão baseados em dogmas, mas em análises e observações efetuadas durante vários séculos.
O relacionamento se dá com o Universo, o qual chamamos de zodíaco, e estas energias influenciam o nosso dia a dia aqui no planeta Terra.
Logicamente devemos considerar que a Astrologia empregada no planeta Terra somente serve para este, pois em outros pontos do Universo o referencial muda e se houver algum instrumento assemelhado a este, os fatos com certeza serão outros.
A Astrologia é um instrumento de Auto Conhecimento, onde poderemos desenvolver as nossas habilidades e corrigir as nossas fraquezas.
Num determinado momento mesmo as coisas positivas parecem não dar certo, mas devemos considerar que as posições planetárias, que mudam a cada segundo, mudam nosso comportamento e ação.



HISTÓRIA DA ASTROLOGIA

A Astrologia é tão antiga que em nosso planeta, se formos analisar a sua origem, verificaremos que na Mesopotâmia trinta séculos antes da Era Cristã, já existia.
No sexto século antes de Cristo, atingiu a Índia e a China.
A Grécia recebeu a Astrologia no período Helênico e transmitiu-a aos Romanos e Árabes.
Os egípcios eram excelentes astrônomos e astrólogos, descobriram que a duração do ano era de 365 dias e um quarto e o dividiram em doze meses, com trinta dias cada, com mais cinco dias excedentes.
Foram os Gregos que aperfeiçoaram a Ciência Astrológica e, dois séculos antes de nossa era, levantavam horóscopos exatamente como o levantamos hoje.
Criaram o zodíaco intelectual, com doze signos de trinta dias, ou trinta graus cada.
Os Romanos demoraram a aceitar a idéia da Astrologia devido aos seus deuses, mas só com o Imperador César Augusto que ela triunfou.
Com o Cristianismo perdeu sua característica de conhecimento sagrado para apenas manter-se como arte divinal, pois os cristãos opunham a vontade do Creador ao determinismo das estrelas.
Esqueceram-se naturalmente que foi o creador que fez estas mesmas estrelas.
Nos Tempos de Carlos Magno a Astrologia se espalhou por toda a Europa.
Na Idade Média ela se manteve poderosa e nem o advento da Reforma conseguiu prejudicá-la.
Hoje ela é mundialmente conhecida e, embora negada por uns, tem o respeito da maioria.
Gradualmente está se despindo de sua característica de advinhação e superstição, para ser considerada em seu justo valor, pois é um ramo do conhecimento tão respeitável como a Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria ou a Parapsicologia, que estudam e classificam os fenômenos sem testes de laboratório e sem instrumentos de física, empregando, apenas, a análise e observação.
Raios cósmicos provindos de desconhecidos pontos do Universo, viajando a velocidade de 300.000 quilômetros por segundo e tendo um comprimento de onda de um trilionésimo de milímetro, caem como chuva ininterrupta sobre a Terra, varando nossa atmosfera e atravessando paredes de concreto e de aço com a mesma facilidade com que penetram a nossa caixa craniana e atingem nosso cérebro, influenciam nossa vida e a relação astrológica.
Observações provaram que a Lua influencia as marés, o fluxo menstrual das mulheres, o nascimento das crianças e animais, a germinação das plantas e provoca reações em determinados tipos de doentes mentais.
Portanto não podemos negar que os astros emitem vibrações e criam campos magnéticos que agem sobre as criaturas humanas.
O destino de uma pessoa é resultante de uma série de fatores, sendo que os mais importantes , depois de seu caráter e temperamento, são o seu comportamento e as suas atitudes mentais.
A Astrologia é uma ciência, capaz de indicar as nossas reais possibilidades e acusar as falhas que nos impedem de realizar nossos desejos e objetivar nossa personalidade.
Pode nos apontar problemas de saúde, aptidões no trabalho e seu tipo, alegria com nossos amigos, como é nosso lar, etc...


ZODÍACO

É uma zona circular cuja eclíptica ocupa o seu centro. A eclíptica é o caminho que o Sol parece percorrer e nela estão colocadas as constelações chamadas zodiacais, que correspondem astrologicamente aos doze signos.
O ano solar (astronômico) e intelectual (astrológico) tem início a 21 de março.
O círculo zodiacal tem 360 graus e está dividido em doze casas iguais de 30 graus cada.
Não há certeza da origem desta divisão, pois nos monumentos da Índia e do Egito foram encontrados vários zodíacos.
Provavelmente a Babilônia foi o seu berço.
Cosmicamente, o zodíaco representa o homem arquetípico, contendo: o binário masculino - feminino, constituído pela polaridade positivo - negativo dos signos; o ternário rítmico da dinâmica universal, ou seja, os ritmos impulsivo, estável e mutável; o quaternário, que representa os dois aspectos da matéria, cinético e estático, que se traduzem por calor e frio - umidade e secura. Este quaternário é encontrado nas forças fundamentais - radiante, expansiva, fluente e coesiva - e em seus quatro estados de materialização elementar: fogo, ar, água e terra.


ASTROLOGIA E REENCARNAÇÃO

A Astrologia não tem só uma tendência racionalista.
Alguns astrólogos se dividem entre as tendências racionais e espirituais.
Em nosso grupo espiritual, procuramos abordar os dois aspectos, pois um é complementar do outro.
Não adianta informar a pessoa que ela tem dificuldades, por exemplo, em ganhar dinheiro nesta vida, se não informarmos os aspectos destoantes de seu mapa astral e seu relacionamento com prováveis erros do passado, que podem ser trabalhados nesta vida, melhorando assim o aspecto destoante.
Afinal reencarnamos para nos lapidarmos em nosso crescimento espiritual e devemos consertar alguns aspectos destoantes, que chamamos de karma adquiridos em outras vidas.
A tendência racional se baseia sómente nos aspectos psicológicos do indivíduo.
Já a tendência espiritual descreve o corpo doente, a mente desequilibrada ou a vida emocional perturbada relacionada com as vidas passadas.
Este estudo recoloca o homem numa estrutura de espaço e tempo que esclarece sua finalidade, pois pode responder a questões fundamentais que o indivíduo se coloca: "Quem sou eu? Para que serve a minha existência? Aonde irei depois de minha morte? De onde vim?".
Analisando desta forma o tema explica os gostos, o temperamento, os defeitos e as qualidades do nativo.
Descemos aí a um nível de detalhamento e investigação mais profunda, informando o comportamento atual. do indivíduo.
A Astrologia espiritualista é uma espécie de revelação sobre a organização divina do Cosmos.
Ela nos liga ao projeto divino e juntamente com a numerologia, cabala e I ching , etc... são arcanos do conhecimento superior universalista.


ALGUMAS TERMINOLOGIAS ASTROLÓGICAS

Se formos abranger todo o estudo da Astrologia, teríamos que escrever compêndios inteiros.
Mas, existem diversos escritos, e nosso objetivo é dar uma pequena idéia de como funcionam as energias Astrológicas como instrumento de AUTO CONHECIMENTO.
Portanto, abaixo, vamos dar algumas terminologias astrológicas, para que todos possam entender do que estamos falando.
SIGNOS:-
Representam as partes da eclíptica nas quais o Sol parece passar sucessivamente. Cada signo do zodíaco cobre 30º de um círculo de 360º.
Os signos são em número de doze:- Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes.
O início do zodíaco representa o início da Primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Hemisfério Sul, representado por Áries.
Também os signos representam as constelações zodiacais, e são chamados "setores celestes".

PLANETAS:-
No campo astronômico, os planetas são corpos celestes que giram em torno do Sol e refletem sua luz, pois não têm luz própria.
Na análise do mapa astrológico consideramos os dez planetas, sendo o Sol e a Lua também considerados planetas e chamados luminares.
Os planetas, são portanto:- Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Verifiquem que não consideramos a Terra como planeta, pois o lugar referencial é exatamente a Terra, de onde observamos o zodíaco.

CASAS:-
São chamadas também "setores terrestres".
As casas são campos vitais, nos quais se aplica nossa energia. Isso é válido não só para esta vida, como para toda a nossa trajetória cósmica.
A divisão do zodíaco está efetuada em quatro quadrantes, sendo que cada quadrante possui três casas astrológicas de 30º cada uma.
Representa uma mandala e tem ressonâncias numerológicas e simbólicas muito forte.
A estrutura íntima do cosmos está baseada nos números três, quatro e doze.
Podemos citar como exemplo as doze tribos de Israel, a Santíssima Trindade, Os quatro evangelhos do novo testamento, etc...

DECANATOS:-
São divisões dos signos (30º) em três dezenas de 10º cada uma.
Estão relacionados aos aspectos físico, mental e espiritual.
O primeiro decanato é mais físico;
O segundo decanato é mais mental, emocional: e
O terceiro decanato é mais espiritual.

ASCENDENTE:-
É o grau do zodíaco (signo) que se eleva no horizonte oriental no momento do nascimento.
É também a ponta, ou cúspide, da casa I.
O ascendente indica como você inicia o desenvolvimento de sua personalidade, a partir da própria personalidade que é o SOL.
Para acharmos o ascendente, devemos ter a hora precisa de nascimento, pois pode mudar totalmente as características do indivíduo se houver erro.
Como exemplo citamos que a cada 4 minutos temos um grau de diferença.

RETRÓGRADO:-
A retrogradação é um movimento aparente dos planetas, que dão a impressão de parar no seu curso, para depois retomar o curso.
Esse fenómeno é resultante da diferença entre a velocidade da revolução dos planetas e a Terra ao redor do SOL.
Os planetas retrógrados correspondem a problemas vindos de vidas anteriores e temos nesta vida excelentes chances de limpar estas energias problemáticas, pois teremos situações assemelhadas à outras vidas.

NÓS DA LUA:-
indicam o caminho seguido pela entidade no decorrer de suas vidas.
Os nós atam fios invisíveis de uma vida para outra.
O Nó Sul , é o que foi acumulado e adquirido nas vidas passadas.
O Nó Norte, indica as nossas tendências nesta encarnação, os objetivos para os quais deveremos dirigir nossa alma.
Também consideramos os Nós como o eixo carmático que devemos percorrer nesta vida.

ASPECTOS:-
É a distância angular entre dois planetas, tais como estão posicionados no tema astral.
De acordo com a tradição os planetas se influenciam reciprocamente, e modulam-se com o indivíduo nas características que modificam em função das pessoas que o cercam.
Existem aspectos maiores e menores.
Os aspectos maiores são:- conjunção, quadratura, trígono e oposição.

CONJUÇÃO:-
Dois planetas estão em conjunção quando se encontram na mesma longitude do círculo zodiacal, com uma orbe de + ou - 10º.
As conjunções são uma chave das questões da encarnação em questão.
As conjunções podem estar em harmonia ou não, dependendo dos elementos onde se encontra a referida.

OPOSIÇÃO:-
Liga aspectos planetários em oposição um ao outro no círculo zodiacal, isto é, a 180º, com um orbe possível de + ou - 10º.
Representa este aspecto um bloqueio, pois os planetas opostos procuram aniquilar-se, simbolicamente, mutuamente.

TRÍGONO:-
Liga dois planetas situados a 120º um do outro, com um orbe possível de + ou - 7º.
Descreve as aquisições de outras vidas do nativo, seus talentos profissionais, artísticos, educativos, financeiros, etc...
Estas sequências obtidas em outras vidas seguem sem que o nativo perceba o fato.
Atuam mais no campo psicológico do que no concreto.

QUADRATURA:-
Liga dois planetas situados a 90º um do outro, com uma orbe possível de + ou - 7º.
Representa um conflito, pois estão em elementos diferentes.
As quadraturas representam maus hábitos cármicos.
Vem nesta reencarnação aprender estas quadraturas, pois quer se livrar delas.
Não deixa de ser um combate a travar nesta vida.

ASPECTOS NOS ELEMENTOS:-
Eis um pequeno resumo da significação cármica dos aspectos dos elementos com os planetas.
Água, indica uma bagagem cármica emocional muito incômoda. O nativo está demasiadamente apegado a segurança emocional, a seus sentimentos passados e aos seres amados.
Signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes. Casas IV, VIII, XII.
Ar, indica um carma nas idéias e no conhecimento. O nativo deve trabalhar para adaptar os olhos da alma á realidade.
Signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário. Casas III, VII, XI.
Terra, sugere que o nativo é prisioneiro de apegos materiais. Possessivo dos bens materiais, móveis, imóveis, segurança no emprego, etc... deve se despojar disto.
Signos de terra: Touro, Virgem, Capricórnio. Casas II, VI, X.
Fogo, traduz vidas anteriores razoavelmente ativistas. Um mau aspecto recebido nesse elemento indica que o nativo acreditou tanto nas virtudes da ação, que esqueceu de pensar (ou amar).
Signos de fogo, Áries, Leão e Sagitário. Casas I, V, IX.


A ASTROLOGIA COMO DIAGNÓSTICO E COMO CURA

Demos acima algumas noções básicas da Astrologia para que o indivíduo possa saber algumas coisas, pode-se dizer essencial na busca de seu Auto Conhecimento.
Talvez perguntem para que serve tudo isto?
Bom, poderíamos responder que a Astrologia serve para muita coisa, inclusive para se ganhar dinheiro.
Mas, nosso objetivo é auxiliar os indivíduos a se conhecerem e incentivá-los a busca da sua Verdade, pois o único caminho em busca desta VERDADE, esta escrito na própria Bíblia, com palavras de JESUS que diz :- "CONHEÇA A TÍ MESMO E SABERÁS A VERDADE".
Portanto, estamos deixando claro que não existem milagres, pois o milagre é você.
Se não acreditas nisto, lamentamos, mas, não poderemos ajudá-lo.
Como diagnóstico, usamos a Astrologia não só como um instrumento de Auto Conhecimento, mas juntamente com o indivíduo podemos auxiliá-lo nas necessidades mais graves tipo Saúde, Trabalho, Família, etc...
Se foi adquirida nesta vida temos que ver os aspectos destoantes do mapa.
Se você tem esta doença vinda de outras vidas aí a Astrologia trabalha, para além de detectar o fato ela te dá algumas dicas de como quebrar este Karma.
Logicamente vai depender do indivíduo para que este assunto se resolva, mas, temos certeza se fizerem um esforço individual, sairão do problema.
Não existe receita mágica, existe sim um estudo e muito trabalho para que todas as energias sejam HARMÔNICAS.
Quando encarnamos, temos um programa de vida traçado, mas, nosso livre arbítrio muitas vezes nos tira do caminho e a Astrologia é um destes Instrumentos que nos faz perceber porque viemos para cá e quais nossos objetivos nesta vida e para a próxima.
Enfim é maravilhoso podermos ter um instrumento de crescimento em mãos, que permita-nos saber com alguma antecedência, que caminhos melhor trilhar em busca do crescimento como espírito.
Não só a Astrologia faz isto, mas, outros instrumentos também o fazem, como é o caso da Numerologia.

Espíritos de Luz

Nenhum comentário: