sábado, 31 de maio de 2008

A Oitava Casa - Casa da Morte e da Transformação

Na astrologia a oitava casa tem o significado de morte, transformação.
A casa oito é representava pelo signo de escorpião.
Infelizmente muitas pessoas entendem que a casa significa desastres, e todo e qualquer aspecto que ai se encontra é tratado muitas vezes de maneira muito rude tendendo sempre ao lado negativo.
Em verdade esse conceito é totalmente torto do seu verdadeiro significado e o que representa a casa oito.
A casa oito deve ser considerada como a oportunidade que a alma tem no caminho dessa existência de parar, pensar e rever a sua rota.
É a oportunidade de se transformar e retomar a sua rota.
É o momento que temos de jogar as coisas que não mais nos serve fora (morte) e colocar em nossa vida as coisas que nos fará um ser melhor em direção aos objetivos propostos em nossa carta natal (transformação).
No estudo da casa oito é importante ficar atento não só a carta Natal, como também aos aspectos que os planetas formam e seus trânsitos anuais, pois cada aspecto tem um significado especial do tema da alma em execução.


CARASTERÍSTICAS ASTROLÓGICAS GERAIS DE ESCORPIÃO
A transformação radical

Signo da intensidade, da profundidade e da luta pela sobrevivência, Escorpião é o investigador do zodíaco. Nada lhe passa desapercebido, e onde temos este signo, ali mergulhamos fundo em um processo intenso de mudança e transformação, mesmo que seja ao custo de podar muita coisa – e só ficar com o essencial. Signo do elemento água é fixo, isto é, seu papel é consolidar e estabilizar recursos, sejam materiais ou espirituais. Grande administrador nato, dono de um olhar de lince, teimoso e determinado, Escorpião é um guerreiro que procura o jeito mais certeiro de chegar até seus objetivos – e ás vezes se torna cruel e manipulador para alcançá-los. Ninguém jamais é o mesmo depois que cruza o caminho do Escorpião, cuja função no mundo é transformar, nem que seja cutucando...

Escorpião busca um propósito além do visível, nem que seja pelo alto preço. Descontente, atormentado, o elemento água aqui se conecta com todas as linguagens invisíveis aos menos atentos: grande ledor de almas, de posturas corporais, Escorpião é o cirurgião que tem o instinto voltado para erradicar o anacrônico, o apodrecido e o inútil. E faz isso em qualquer campo em que esteja: na vida familiar, sentimental, profissional... Não é preciso esconder nada dele, pois a mera intenção de fazer isso já é sentida corporalmente pelo Escorpião. Reagindo com seu instinto a todo tipo de ameaça a seus planos ou objetivos, o Escorpião avança, muitas vezes em silencio, controlando suas expressões e sonhos, para mais tarde descansar. Desconfiado – conhece todos os males que afligem a alma humana – torna-se amargo, um pouco melancólico quando percebe até onde pode ir a fraude, a hipocrisia e a dispersão, que detesta.

É um signo magnético, de força animal, ligado em sexo, dinheiro e poder – os três grandes temas que movimentam a humanidade desde sempre. Nesses três campos, dá lições a todos e brilha no escuro, lá onde a tormenta se instalou, para apontar o caminho que resgatará a dignidade e a sobrevivência. Chega a ser autoritário nesse seu esporte preferido de alcançar o poder, mas jamais mesquinho.

No amor, é apaixonado, se entrega de corpo e alma, segue até o inferno com o ser amado, é possessivo, leal e crítico de si mesmo e do outro. A fidelidade é algo que ele conquista aos poucos – e a traição jamais é esquecida. A tradição astrológica sempre diz que o pior inimigo que se pode ter é um Escorpião, pois ele aguarda anos a fio até dar o bote e aniquilar quem traiu a sua confiança.

Por estas qualidades - e defeitos – Escorpião é amado ou detestado, temido e tolerado, porque se faz imprescindível, e obriga seus rivais a "engolirem" sua presença, mesmo quando não desejam, por que sabe administrar crises como ninguém. E acaba por ser respeitado, enfim. Detetive por natureza, soma a isso uma extrema sagacidade, que o faz descobrir talentos ocultos em quase todo mundo, mas que se torna um pouco assustadora e pesada quando está triste, ferido ou desanimado. A procriação e seus filhotes são algo sagrado para o signo, que se maravilha com seus filhos a ponto de parecer ingênuo – mas é capaz de destruir qualquer ameaça a eles, nem que seja ele mesmo.

PLANETAS EM ESCORPIÃO
O planeta regente deste signo é Marte, tradicionalmente, que preside a guerra, o corte, a luta e a coragem, a individualidade. Qualquer planeta neste signo se orienta para a transformação e a regeneração, o essencial, é estável e determinado, rancoroso, ciumento e possessivo.

Vênus e Lua, dois astros de natureza cooperativa e suave, essencialmente oposta à qualidade básica de Escorpião, se enfraquecem bastante nesse signo.
Urânia,

OS MISTÉRIOS DA ALMA E A CASA OITO

A casa oito é misteriosa porque ai esta umas das mais profundas e menos explicadas dimensões da psique humana individual. E estamos lidando com aspectos da natureza humana, nesta casa, que sociedades anteriores TENTARAM manter ocultos. Sexo, morte, a reestruturação voluntária ou forçada do ego indivual, e o relacionamento deste ego com as muitas personalidades que atuam dentro das dimensões mais amplas da alma, são algumas idéias associadas a casa oito da carta natal, que apenas agora tem sido tornadas públicas para consideração própria.
Muitos planetas na casa oito podem enfatizar, sendo a pessoa uma alma muito antiga.
E poderíamos dizer também que existe uma relação entre esta vida e outras através da casa oito.


EXAMINANDO A CASA OITO


Examinando a casa oito sugere, em termos de reencarnação ou realidade se esta ou não enfatizada.
1 – a ênfase em planetas localizados na casa oito indica que esta personalidade esta envolvida com uma alma possuidora de GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA NA TERRA.

2- os planetas localizados nesta casa indicam habilidades da personalidade de tremenda profundidade, em razão de experiências anteriores, mas que estão sendo transformadas nesta existência através de atividades sexuais, psicológicas, sociais ou profissionais.

3- o signo na casa oito provavelmente indica o TIPO geral do poder (fogo-ação, terra – prático, ar – intelectual e água – emocional) que pode ser usado também para evocar recursos do passado. Também indica a ABORDAGEM para transformação da realidade que a ampliará além do que é mostrado na casa dois.

4- a localização de casa do planeta regente no signo na cúspide da oito indica a esfera de experiência na qual a transformação realmente COMEÇARA, e a área da personalidade (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter ou Saturno) ou do inconsciente (Urano, Netuno ou Plutão) que estará mais envolvida.

5- a fase da Lua e do Sol natal mostrarão o PROPÓSITO desta personalidade em uma série de experiências e indica PARA QUE servirá a transformação (através do sexo, do relacionamento, dos negócios, da destruição do ego, da consciência da potência da alma – um ou todos eles).


OS PLANETAS NA CASA OITO
PLANETAS DA FORÇA DA PSIQUE
Representam forças da psique que podem ser controladas pelo EGO, portanto trata-se de uma ESCOLHA caso a pessoa decida tornar os poderes de sua casa oito atuantes em sua vida.
É uma escolha consciente.

SOL
Indica que a alma através de inúmeras experiências desenvolveu o poder, a autoridade e a vitalidade em sua capacidade de atuar através de um corpo humano. Nesta vida esta acrescentando HUMILDADE às mesmas capacidades.Esta acrescentando a dimensão do mistério.

LUA
É um símbolo de capacidade intuitiva, capacidade para sentir o que vai acontecer antecipadamente, e quase com certeza participou de todos os joguinhos da vida, que premiasse esta ênfase. Nesta vida a personalidade deve procurar ver além dos jogos, rituais, hábitos, etc... Ela quererá saber a REALIDADE INTERIOR do indivíduo.

MERCÚRIO
Indica que as capacidades mentais foram desenvolvidas até o ponto no qual a lógica não mais explica algo. Ele está mais interessado em descobrir os MOTIVOS por trás dos pensamentos das pessoas, as ORIGENS das idéias e as SIMPLICIDADES DA VIDA. O que esta sendo transformado nessa vida é explicar-se em se COLOCAR A PRÓPRIA REALIDADE NA COMUNICAÇÃO. Na verdade quer chegar perto da origem de tudo e das coisas misteriosas que torna possível o intelecto

VÊNUS
Simboliza as vidas na Terra nas quais a alma foi uma criatura amorosa e generosa, na verdade alguém facilmente ludibriado. Agora o que se busca é algo MAIS FIRME, MAIS DURADOURA. Esta personalidade busca conhecer as PROFUDENZAS do amor. Esta sendo transformado uma tendência a sensualidade que é demasiadamente física.

MARTE
Significa uma alma de atuação vigorosa em muitas vidas. Indica experiências que a agressividade, a dominação e a masculinidade constituíram forças dominantes na personalidade. Existe uma possibilidade desta personalidade atrair para ela outras personalidades que podem querer dominá-la. Este indíviduo esta envolvido com a tarefa da MOTIVAÇÃO por trás da personalidade. O que se busca é a habilidade de vencer, conquistar e então libertar.

JÚPITER
Indica uma alma cuja experiência nos níveis sociais da vida foi bem sucedida. Indica também que foi uma alma que passou por muitas vidas religiosas. Agora existe a possibilidade e habilidade de perceber instintivamente como chegar ao topo socialmente ou esperar o momento oportuno para fazê-lo. O que está sendo transformado nesse caso é uma tendência a achar tudo fácil e banal.
Esta personalidade quer conhecer a VERDADE por trás da vida. Se tem a NECESSIDADE de descobrir a generosidade com um uso mais discernido.

SATURNO
Simboliza que a alma foi detentora de posição, autoridade e distância dos demais. Indica também vidas que a alma ganhou e conhecia o seu LUGAR. Provavelmente o que vemos agora é que a personalidade estará descobrindo como se aproximar novamente das pessoas. O que se busca transformar é a retomada do “toque comum”.


PLANETAS DA MENTE INSCOSCIENTE
É aquela que é ativa quando as pessoas não estão conscientes só quando ela suspende a prova de seus sentidos de lógica. Estas forças irão atuar, a pessoa queira ou não.

URANO
É o brilho, a inteligência e a individualidade que a alma manifestou através das personalidades INDIVIDUAIS anteriores, agora reunidas nas realizações que deverão ser vistas nestas personalidades. Indica que a alma encarnou personalidades eminentes que tiveram a frente de seu tempo, pioneiras na imaginação ou ativação das possibilidades latentes do homem. Nesta vida a personalidade busca uma experiência pessoal, através do relacionamento e dos fatores que permitem ela ser um verdadeiro indivíduo.

NETUNO
Concede poderes de uma alma que encarnou personalidades cujas vidas foram de sacrifício, talento artístico, imaginação e fé nas possibilidades latentes do homem. Hoje esta alma pode criar novas visões daquilo que os indivíduos podem ser uns para os outros, e a personalidade não percebe isso através da sua mente, mas, além da mente, até mesmo as experiências diárias de sua vida atual.A transformação que lhe é oferecida é que ele não passe como um impostor, e a verdadeira visão da situação ou da vida, serão escolhidas pela alma, que PODE VIVER além das leis do mundo.Poderá fazer isso secretamente e o seu maior esforço será GUARDAR segredo, quando realmente isso estiver acontecendo, é um dos testes de integridade para o poder que é oferecido ATRAVÉS dele. A transformação é a lealdade a estes poderes por vocês tocadas, vivendo segundo eles, ainda que os homens riam.

PLUTÃO
Concede poderes de uma alma que encarnou personalidade cuja AÇÃO, impiedosa e imparcial, forçou outras pessoas a um renascimento de seus potenciais individuais. O que essa personalidade deve fazer é uma TOTAL renovação do espírito, ainda que ele EXTERMINE aquilo que não é o espírito, mas do quais outras pessoas passaram a depender. Sua transformação é complexa. Através da alma que lhe foi oferecida a alma atuou EFETIVAMENTE, mas não foi COMPREENDIDA. Poderá continuar não sendo compreendida, se por ventura a personalidade não compreender que a força divina atua internamente e não externamente.


MORRENDO POUCO A POUCO
A abordagem á renovação

Devemos tratar a casa oito como sendo renovação. Você pode renascer nesta esfera de suas atividades. Você pode se tornar uma nova pessoa aqui. Você pode ser regenerado nesta esfera de sua vida.
Todos irão experimentar a MORTE EM VIDA, quer queiram quer não.
Renovação é um termo bastante simples. Significa tornar-se novamente novo, começar de novo. E esta é a única implicação da casa oito em termos HUMANOS. Não é preciso criar asas e ser um santo, basta apenas TORNAR-SE NOVAMENTE O QUE ELE ERA, SIMPLESMENTE, ANTES DE SE DEIXAR APRISIONAR EM UMA ROTINA RÍGIDA, TÚRGIDA, COMPLEXA.
A morte que as pessoas vão vivenciar na casa oito é a morte de um ego, de um rosto, de uma situação, de uma personalidade, que se tornou tendiosa e gasta porque SE RECUSA a começar de novo, EXPERIMENTANDO ALGO QUE AINDA NÃO FOI VIVIDO.
Isso na verdade é o objetivo da alma e é o que ele pede aqui.
Quando se coloca um planeta aí, a alma pede que a experiência seja algo que VAI SACUDIR, OU TRANSFORMAR VOCÊ INTERIORMENTE.
Mas o objetivo principal é que alma pede para você tentar novas experiências.
Os planetas quando transitam na casa oito sofremos pequenas mortes anualmente, imperceptíveis, tais como o Sol. Mercúrio e Vênus
No caso do Sol uma orientação anual que tínhamos morre para dar lugar à outra; no caso de Mercúrio, um conjunto de idéias que acalentamos durante um ano morre para dar lugar a outras; e no caso de Vênus um conjunto de valores temporários cede para dar espaço a outro.
Os trânsitos de outros planetas trazem uma morte mais difícil a intervalos maiores; Marte a cada dois anos elimina uma linha de atividade; Júpiter a cada 12 anos enterra um sucesso para abrir caminho para outro; Saturno a cada 27 / 30 anos destrói uma identidade para possibilitar o surgimento de outra. E Urano uma vez na vida e por um período de sete anos, tenta eletrocutar tudo que Saturno estabeleceu, para que uma realidade interior possa nascer.

EXISTE UM FATOR MORTE? SIM, EXISTE.

Planetas na casa oito nos diz que SOMOS FORÇADOS A SAIR DAQUILO A QUE NOS ACOSTUMAMOS E TEMOS DE COMEÇAR DE NOVO, pois esta é a casa da morte certa, pois como os planetas também passam em outras casas astrológicas, poderão ser precipitadas pequenas mortes, mais não tão perceptíveis.
Essa morte é uma fase de transição e a ALMA SABE DISSO.
Quando pensamos renovação, devemos considerar a casa oito dessa maneira. Pode parecer doloroso, temível e pode nos fazer tremer, mas, tudo isso é para nosso bem.
Para aqueles que não tem planetas na casa oito, pequenas mortes acontecem aí, relacionadas com a alma ou com a reencarnação. Estas mortes de modo geral são mortes de atitudes, temíveis ou negativas, porque inconscientemente, poderíamos voltar àquilo que é conhecido e familiar do passado.
No potencial positivo deste signo estão as possibilidades do novo começo, as renovações da atividade, a forma de renascer para uma perspectiva diferente daquilo que cada um de nós pode ser se VIVERMOS, em vez de seguirmos hábitos que se afiguram seguros. A segurança está no passado; a alma nos proporcionará o contato com ela em nossa insegurança neste tempo espaço. Mas ela também nos libertará dela quando menos esperarmos, de forma que a segurança negativa possa ser retirada do pesado saco de artigos velhos e inúteis para a alma.
A segurança é a morte. A alma em modificação é a vida.

OS SIGNOS NA CASA OITO

ÁRIES.
É uma garantia de que sua vaidade e insegurança enquanto indivíduos terão de ser abaladas.Você terá de tomar a iniciativa e jogar-se em alguma coisa nova, alguma coisa que não dê a possibilidade de saber qual será o resultado, até que você esteja na metade do caminho e seja tarde demais. Você terá de atirar-se na vida novamente e correr grandes riscos. Você terá de agir impulsivamente, pois acha que sabe de tudo. Você terá de provar que nada sabe, mas você está EM CONTATO com tudo quando menos acredita. Assim você poderá renovar qualquer atividade em sua vida, se decidir faze-lo; caso contrário, sem dúvida a renovação, lhe será imposta de alguma maneira, quando os trânsitos chegarem a casa oito.

TOURO
Sugere que você se fixou física ou sensualmente, em alguma coisa que terá que abandonar. Você terá de começar a apreciar algum novo objeto ou pessoa, ou talvez até alguma experiência nova. O que se tornou seguro é monótono, este é o seu erro. A realidade deve ser experimentada de forma tangível, mas não precisam ser as mesmas para sempre. Assim você revitalizará a atividade, senão estará fadado a perder alguma coisa tangível quando a casa oito for ativada.

GÊMEOS
É um sinal que todos os sinais tornam-se misturados; existe uma profusão de diferenças e um excesso de sensações que se tornaram uma sobrecarga. Você terá que diminuir o ritmo e experimentar uma coisa ou tomar uma atitude de cada vez. A variedade pode ser o tempero da vida, mas, assim como a pimenta, o exagero pode leva-lo a uma crise. Simplicidade é o que você busca, você precisa dela. VÁ MAIS DEVAGAR, SIMPLIQUE: ASSIM VOCÊ PODERÁ RENOVAR-SE, SE ASSIM O DESEJAR. E se não o fizer um bom trânsito nesta casa irá força-lo a renovar-se, ainda que seja através de um tipo de colapso nervoso que apenas você experimentará em seu íntimo. SEUS CIRCUITOS ESTÃO SOBRECARREGADOS. INTERROMPA A ENTRADA DE ENERGIA. COMECE NOVAMENTE.

CÂNCER
Indica que você tornou-se tão inseguro, por medos irracionais, em alguma área de sua vida, que você gostaria de comprar uma boa corda para amarrar com segurança aquilo que você passou a desconfiar, em geral outra pessoa. Não faça isso se não você a perderá mais rapidamente do que se fosse adiante e deixasse. Em períodos problemáticos, sua tendência é retirar-se, trancar todos em casa.VOCÊ TEM DE ACREDITAR QUE A VULNERABILIDADE NÃO VAI ACABAR COM VOCÊ, que as pessoas na verdade o respeitam por isso. Sua lealdade será recompensada, embora possa demorar um pouco. Para começar de novo precisa esquecer os seus medos, sair, divertir-se, voltar e olhar de novo para a situação. Provavelmente suas suspeitas não procedem, mas, se você insistir, elas se tornarão realidade, pois a pessoa ficará agastada com sua tentativa de prende-la.

LEÃO
Indica que a única coisa que você teme perder é sua autoridade infalível. Ela foi vantajosa para seu objetivo, mas você não pode encenar tudo de novo, para uma platéia atenta todos os dias. Você terá de parar de exigir e começar a dar. SEJA HUMILDE POR UM DIA: PEÇA A OPINIÃO DE ALGUÉM E AGRADEÇA-A, SE QUISER COMEÇAR DE NOVO POR SUA LIVRE VONTADE. CASO CONTRÁRIO, A CASA OITO IRÁ FORÇA-LO A ESTA POSIÇÃO EM POUCO TEMPO.

VIRGEM
É uma garantia de que sua pequena análise de todas as imperfeições menores da situação não é apreciada.Você esta sendo barulhento e irritante. Mas é esta pequena imperfeição em você que assumiu uma proporção exagerada, por você mesmo. Analise novamente os fatos. Porque você se tornou tão perfeccionista? Não foi percebendo que tinha suas imperfeições e ainda assim acreditar que você valia alguma coisa? Com medo de suas imperfeições não é tolerante com os outros e não respeita o ritmo deles. Experimente um pouco de humildade. DIGA A SÍ MESMO, “BEM. COMECEI DE NOVO E DEMOROU ALGUM TEMPO, ENTÃO PORQUE ESTA PESSOA NÃO PODE FAZER O MESMO, EM SEU PRÓPRIO RITMO”.
Não é irritante alguém querer colocar o seu ritmo em suas atividades?
E VOCÊ TERÁ COMEÇADO DE NOVO. SE NÃO FIZER ISTO, UM PEQUENO COLAPSO MENTAL PODERÁ TER INÍCIO QUANDO A CASA OITO FOR ATIVADA.

LIBRA
Tudo que você precisa perder é sua indecisão. Você esta sentado à beira do caminho há muito tempo e a vida esta prestes a exigir que você levante e se mexa. A situação exigida é que se levante e se mexa, já. FAÇA ALGO. MEXA-SE. Esqueça se alguém ficará magoado se você fizer isso ou aquilo. A AÇÃO PODE OFENDER ALGUÉM, MAS FREQUENTEMENTE ELA TEM DE SER REALIZADA. NÃO PODE SER EVITADA ETERNAMENTE. CONSULTE SUA INTUIÇÃO. CONSIDERE A SITUAÇÃO E AJA. Se não se decidir a fazê-lo, provavelmente as circunstâncias forçarão esta situação quando algum trânsito ocorrer na casa oito.

ESCORPIÃO
Você se envolveu tanto nas emoções de alguma situação que não consegue mais vê-la em perspectiva. VOCÊ ESTA CONCENTRADO EM UM ASPECTO EMOTIVO DA SITUAÇÃO E ESTÁ IGNORANDO A TOTALIDADE. Você foi colhido por um redemoinho de emoções e esta mergulhando cada vez mais em direção ao âmago, mas ninguém estará lá e ninguém não se interessará porque existe lá quando você chegar. TENTE IR PARA A SUPERFÍCIE. ABANDONE O PROPÓSITO DE CHEGAR AO FUNDO DA SITUAÇÃO. TALVEZ NÃO VALHA REALMENTE APENA. No fundo você se deixou colher numa situação, que você é o único envolvido. É UMA SITUAÇÃO DE VIDA OU DE MORTE? SE NÃO FOR, ABANDONE-A SAI DA SITUAÇÃO. AFASTE-SE COMPLETAMENTE POR UM TEMPO. Se não fizer quando os trânsitos chegarem na casa oito, você acordará e descobrirá que é o único defensor da cidadela sem valor.

SAGITÁRIO
Simboliza a probabilidade que você tenha esticado tanto a sua corda que ela esta preste a romper-se, e você irá cair em Terra com estrondo pensando que ainda esta voando. VOCÊ PODERIA TER EXAGERADO A VERDADE DE UMA SITUAÇÃO, SEU ASPECTO PRÁTICO, ou simplesmente a tolerância dos de mais envolvidos. Agora esta na hora de voltar e colocar o pé no chão. SUA ATITUDE FOI PERCEBIDA E NÃO PODE SER MANTIDA. MAS SE ESTENDER A SITUAÇÃO AINDA MAIS, VOCÊ LEVARÁ UMA FORTE PANCADA NA CABEÇA QUANDO ELA ENCONTRAR AS ROCHAS DA REALIDADE EMBAIXO DE VOCÊ. Abandone a subida, a perseguição, a prorrogação ou o vôo agora, antes que os trânsitos ativem a casa oito e mostrem você como é a Terra sólida.

CAPRICÓRNIO
Indica a probabilidade de você estar vivendo um estado exagerado de absoluta paranóia referente à determinada pessoa, situação ou plano de ação. Você chegou à conclusão que o desastre esta logo ali na frente. SIM, É VERDADE, SE VOCÊ NÃO TIRAR A VENDA DOS OLHOS, pois tudo que o cerca parece negro ou faz com que pareça. PRIMEIRO VOCÊ TINHA MEDO SE SUA HABILIDADE PARA TORNAR A SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE PERFEITA. ENTÃO VOCÊ PASSOU A TEMER A PROVÁVEL REAÇÃO DA OUTRA PESSOA. Em ambos os casos existem erros.NINGUÉM ESPERA DE VOCÊ PERFEIÇÃO ABSOLUTA E NINGUÉM SE REVOLTARÁ CONTIGO SE AMANHÃ COMETER UM ERRO DIGNO. Você sempre imagina o pior em todas as situações, e quando isso ocorre você se afasta da realidade e age como um fracassado. PARE E RIA, RIA DE SÍ MESMA E DA VIDA. Nenhum de nós é perfeito. Se não fizer isso rapidamente os trânsitos da casa oito, farão por si.

AQUÁRIO
É uma indicação que indica que você levou uma situação longe demais. Que você exige que as pessoas vivam de acordo com alguma coisa, ou vejam alguma coisa, que elas são incapazes de enfrentar. ENTRETANTO VOCÊ INSISTE, COM PREJUÍZO PARA VOCÊ MESMO. SE VOCÊ NÃO ENCERRAR O ASSUNTO, NINGUÉM VAI SE LEMBRAR DO QUE VOCÊ ESTAVA MOSTRANDO. Todos se lembrarão de sua atitude obstinada e do que se afigurou um impulso para o martírio que, no momento, eles se sentiram encorajados a alimentar.PARE DE FORÇAR A SITUAÇÃO. DEIXE BEM CLARO NA MENTE DE TODOS O QUE VOCÊ VÊ. DÊ AO MUNDO TEMPO PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE FAZER ALGO EM RELAÇÃO AOS SEUS ERROS. Mas isto pode demorar um pouco e você terá que ter paciência para agüentar. Se não o fizeres as situações fomentadas por você na casa oito irão força-lo, tirando proveito de seus próprios defeitos quando os trânsitos aqui chegarem.

PEIXES
É uma indicação que você tem uma imagem bastante clara da situação em que se envolveu, e você esta tentando nervosamente convencer os outros do que está vendo. E AÍ ESTA EXATAMENTE O PROBLEMA. Você esta tão nervoso e envolvido com suas emoções, que para quem está fora, isto é uma fantasia que envolve somente você. Você é um mestre em transformar questões secundárias em questões principais. Existe uma tendência em se transformar tudo isso numa fantasia. A SITUAÇÃO SE TORNOU TÃO REAL PARA VOCÊ, QUE VOCÊ VIVE COM ALEGRIA DE LÁGRIMAS. E foi ai que você arruinou sua discussão. Agora este extremamente óbvio para todos, exceto você, que o assunto era bom, até que você decidiu exagerá-lo, para benefício da platéia, pois esperava o envolvimento da mesma. Mas quem acabou se envolvendo no drama, foi somente você, por ter ido longe demais. Eles o deixarão viver em sua própria terra da fantasia. Mas, volte ao ponto original. Torne-o simples e lógico. Resista de colocar aqueles pontinhos coloridos que acabam por se tornar luzes faiscantes. Atenha-se ao essencial se quiser convencer alguém. Se não o fizer quando houver trânsito na casa oito, você irá perceber que não tornou clara sua posição às pessoas de bom senso e só fez ativar aquelas coisas rastejantes que mais temia em sua terra de fantasia.


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
As tendências indicadas pelo signo na casa oito, os traços negativos do signo indicam as atitudes que podemos ativar em nós mesmos, as quais considerávamos secretas, mas que se tornaram públicas através de revelações forçadas pela nossa psique, quando nos tornamos frustrados em nossos relacionamentos com outras pessoas, ou com a vida em geral.
O signo simboliza pelo menos algumas neuroses com os quais provavelmente teremos de lidar em nossa sociedade frenética.
ESTE É UM PROBLEMA PSICOLÓGICO QUE PROVAVELMENTE NOS IMPORTUNARÁ SECRETAMENTE ENQUANTO INDIVÍDUOS, mas certamente será revelado pelas pressões dos outros em nossa vida.
Algumas pessoas enfrentam estes problemas mensalmente com o trânsito da Lua, que representa atitudes passadas. Outros enfrentam anualmente com os trânsitos do Sol, de Mercúrio e de Vênus e outras se defrontam com ela de maneira abrangente e por longos períodos de tempo, quando da passagem dos planetas transpessoais.

Chagas, Vicente.

Bibliografia – Urânia, Marc Robertson – livro casa oito e dicionário da astrologia.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Símbolos Sabeus

Para o astrólogo humanista, um mapa natal é um símbolo centrado na pessoa.

Quer dizer, ele traz uma "mensagem" - a formação simbólica do dharma do indivíduo. Ele sugere de que modo o indivíduo pode atualizar as potencialidades inatas do seu eu particular e ímpar.
É um símbolo, uma mandala ou logos, uma palavra de poder.

O zodíaco como um todo constitui uma mandala. Há mandalas temporais, assim como mandalas espaciais. O ciclo de transformações estudado é uma mandala temporal. Tem ritmo, bem como forma. Toda língua 'linguagem e, em particular, todo poema, também tem ritmo e forma. Os 360 símbolos sabeus são palavras de um vasto poema cósmico cujo significado transcende as imagens, freqüentemente banais, visualizadas pelo clarividente.


SIGNIFICADOS

A interpretação dos símbolos deve ter como base duas ordens de fatores: (1) uma análise objetiva das características mais significativas da imagem simbólica; e (2) o relacionamento entre o símbolo e outros símbolos no interior do quadro global do processo cíclico como um todo.

O ciclo zodiacal deve ser dividido em seis pares, em vez de doze signos mais ou menos independente uns dos outros. A totalidade do ciclo diferencia-se naturalmente num padrão sêxtuplo; por conseguinte, o número 6 desempenha um papel básico na vida, pelo menos no nível em que a consciência alcança objetividade.
Designamos esse tipo de consciência por "autoconsciência", ou, segundo Teilhard de Chardin, "consciência reflexiva", pois as impressões que constituem os dados brutos da consciência remetem, nesse estágio, a um "centro" - isto é, a um experimentador capaz de dizer "EU" e "EU EXPERIMENTO”, logo existo (uma afirmação mais significativa que o famoso enunciado de Descartes, "Penso, logo existo").

Os "símbolos-raiz” refere-se aos seis modos de operação fundamental do poder vital único. Somados aos "símbolos de confirmação", caracterizam, em termos amplos, os pares dos signos que dividem o processo zodiacal em seis períodos. Isto é, conforme se desenvolve o "ciclo de transformação" inteiro, seis grandes propósitos vão sendo trabalhados em seqüência.
Deve haver antes de tudo, a EMERGÊNCIA a partir do Imanifesto - as "grandes Águas do Espaço", ou Caos, no sentido metafísico. Isso se refere ao par Áries / Touro. Aquilo que emergiu deve passar por um período de DESDOBRAMENTO do seu potencial original de ser, Gêmeos / Câncer. Segue-se um período de EXPRESSÃO desse potencial em seu aspecto mais característico, Leão / Virgem. A auto-expressão, tanto em seu aspecto criativo como em seu aspecto estrutural - técnico, leva a um novo nível de compreensão e de experiência, e assim alcançamos o estágio de REORIENTAÇÃO em termos dos valores e dos fatos básicos desse novo nível, Libra / Escorpião. O passo seguinte implica um novo tipo de operação ou forma de poder; e COORDENAÇÃO é a palavra chave do par Sagitário / Capricórnio. Vem então a CHEGADA simbólica À SEMENTE, que se refere ao par Aquário / Peixes.

Os símbolos sabeus para os primeiros graus dos dois signos de um par se enquadram na idéia básica do período do processo zodiacal que constituem.

1. ÁRIES,
simboliza todos os começos no nível do poder vital. Representa o início do processo de individualização, que leva ao estabelecimento de formas estáveis de existência. Todo nascimento constitui uma "emergência" a partir de uma matriz envolvente - assim como um processo de germinação, com toda a luta que envolve. O símbolo de Áries a 1º (GRAU) implica não apenas uma saída do mar, como também a entrada num novo campo de existência, a terra seca. O símbolo de TOURO a 1º revela uma direção oposta ou polar do poder vital. "Um límpido córrego da montanha" desce para as planícies. Ele anuncia a possibilidade de vida na terra. Os dois símbolos, tomados conjuntamente, evocam o bem conhecido ciclo da água: oceano, nuvens, chuva, rio, oceano.

2. GÊMEOS,
chegamos a uma fase de revelação de potencialidades de existência previamente ocultas à consciência. Assim, esse signo representa uma avidez por experiência e conhecimentos de todos os tipos. O símbolo de Gêmeos a 1º é relevante porque a consciência de um indivíduo é semelhante a um barco que flutua sobre a imensidão das possíveis realizações. Aquilo que deve ser conhecido é infinito, Mas uma parte do barco é tomada transparente e muitas coisas ocultas são reveladas, especialmente se o piloto (teoricamente, o Mestre) se dirigir para as áreas mais significativas do ainda não conhecido, mas passível de ser conhecido. Vem então a fase de CÂNCER, cujo propósito é estabelecer uma conexão persistente e permanente entre sensações e idéias. No caso das sensações, essas conexões produzem a noção de objeto; no caso das idéias, a noção de identidade permanente ou eu. O símbolo de Câncer a 1º retrata marinheiro pronto a hastear uma nova bandeira. Esse símbolo revela o desdobramento progressivo das potencialidades do indivíduo humano em sua busca periódica da reforma dos padrões sobre os quais construiu seu sentido do eu, bem como sua orientação sobre a vida em geral. Gêmeo “pensa", mas "Câncer" estabelece uma certa categoria de pensar no "coração", tornando-a uma "persistente" e "permanente" pedra fundamental para a vida pessoal. O conhecimento e a auto-realização são formas assumidas por esse poder.

3. LEÃO,

chegamos à capacidade de auto-expressão característica do homem, o poder da vontade. O símbolo de Leão a 1º grau revela o resultado da concentração determinada e movida pela vontade que o indivíduo demonstra em seu esforço por alcançar o nível da mente criadora.

O símbolo de VIRGEM a 1º complementa esse quadro, ao enfatizar as características idealizadas de um homem, num retracto desenhado por meio da habilidade do artista. A evolução humana requer não apenas o exercício do poder de auto-expressão, Leão, como também o poder da - expressão seletiva, Virgem. O símbolo de Virgem descreve o retracto feito por um artista - portanto uma expressão idealizada que tem como origem à visão criadora e de uma irrupção individualizada que ultrapassa as aparências. A auto-expressão deve estar sempre unida à discriminação, se o indivíduo desejar realizar o significado básico do Homem.

4. LIBRA,
e Escorpião, alcançamos um período de reorientação. Significa encontrar um novo Oriente, um novo Leste, uma nova Fonte de Poder. Este novo poder é o poder gerado por padrões permanentes de relações sócio culturais interpessoais. Assim a necessidade básica é de visualizar. Existem várias maneiras que isto possa ocorrer - por exemplo, a maneira semi-inconsciente e inoperacional de grande artista criador ou a maneira dirigida de modo mais consciente de algumas oculistas. Isso se refere ao símbolo da borboleta, de Libra a 1º.
A visualização efetiva de um arquétipo (Libra) requer não sómente a atenção concentrada, como também uma profunda premência de sentimento. Eis o momento em que começa a fase Escorpião.
O símbolo de ESCORPIÃO a 1º pode parecer, à primeira vista, inadequado, mas, num sentido mais profundo, é significativo. O novo passa e deve ser experimentado nas camadas mais profundas do ser, em termos físicos e emocionais. Podemos pensar no ideal da "civilização", com toda sua complexidade de relações interpessoais, ou, num nível mais elevado, no ideal da verdadeira Irmandade oculta e da "Loja Branca", mas devemos estar ali por meio de alguma experiência profundamente pessoal - talvez um sonho vivido e inesquecível - se pretendemos que o ideal venha a tornar-se uma realidade irrefutável para a consciência, bem como um compromisso sólido e indestrutível.

5. SAGITÁRIO,
com sua polaridade operativa, Sagitário, revela-nos a necessidade de atingir uma coordenação estável e orgânica de todos os elementos da personalidade, iniciando-se esse trabalho com o elemento mais básico. Para construir um todo pelo menos relativamente permanente, as interações entre todas as partes interdependentes desse todo - sejam células ou centro nervosos, num corpo humano, ou indivíduos, num Estado racional - devem operar numa base sólida e harmoniosa. O símbolo de Sagitário a 1º, um encontro de veteranos do exército, pode não parecer adequado, mas, outra vez, se atentarmos para aquilo que ele implica, poderemos ver que ele se refere aos resultados de uma relação fortemente "coordenada" entre unidades sociais - uma coordenação que, na maioria dos casos, alcançou sua força experiencial crucial numa luta dura pela sobrevivência.
Esse símbolo é confirmado pelo símbolo de CAPRICÓRNIO a 1º, pois a coordenação tem de levar a uma centralização do poder, por intermédio de alguma forma de liderança. Sagitário refere-se a um anseio inato de expansão através de um "espaço vital" cada vez mais amplo. Signo jupiteriano, esta relacionada com a região lombar da espinha, bem como músculos e nervos que controlam a pélvis e as pernas. Saturno, contudo "rege" a própria base da espinha e os ossos pélvicos; Capricórnio por sua vez, rege os joelhos, dos quais depende a função das pernas. Por esta razão estão envolvidos, tanto os signos, como seus regentes.

6. AQUÁRIO,
num sentido mais mundano, a "ambrosia" pode ser vinculada aos produtos culturais criados durante o grande período de uma sociedade cujos ritmos de existência e ideais coletivos estão estabilizados e dão expressão concreta aos arquétipos desta sociedade. O símbolo de Aquário a 1º, uma missão na Califórnia. Podemos visualizar nele, a semente de uma cultura e de uma religião plantada numa nova terra, perpetuando-se a sí mesma e perpetuando seus ideais.
O símbolo de PEIXES a 1º leva o processo de plantio da semente ou de colheita para o nível do vivido e vitalizante intercâmbio sócio-econômico. Um "mercado público" é um local de intercâmbio de "valores seminais", seja de produtos reais ou de dinheiro. O Verbo do Princípio é a semente que germina - uma semente que foi produzida pelo ciclo cósmico precedente e que é plantada num novo campo do espaço, onde cria a matriz de um novo Universo. No nível sócio cultural, esse poder do verbo criador refere-se aos enunciados liberadores de símbolos e atos de "homem - semente", nos quais o ciclo alcança seu próprio estado ômega.


Os quatro elementos no símbolismo zodiacal

Os quatro elementos (Fogo, Água, Ar e Terra) constituem diferentes modos de operação do Poder Único, que, para nós, habitantes do Sistema Solar, tem sua fonte primária no Sol. Esse Poder torna-se bipolar no momento em que é ativado. Suas duas polaridades (Força do Dia e Força da Noite ou Yang e Yin) encontram-se em constante interação, aumentando e diminuindo alternativamente de intensidade. Assim quatro fases de atividade cíclica do Poder Único, os equinócios e solstícios, destacam-se como momentos de significação especial. Esse Poder diferencia-se em quatro tipos "cardeais" de energia. Cada tipo de energia tem seu próprio ritmo característico e, tendo em vista que todo ritmo estável desenvolve uma forma que se afigura, aos nossos sentidos, como "matéria” , podemos falar de quatro estado básico da matéria.
Podemos pensar nos elementos como modalidades de poder, quando os remeteremos ao zodíaco, porque o zodíaco simboliza a relação ciclicamente mutável entre a Terra e o Sol. Cada Elemento, portanto, deve ser concebido, primariamente, como uma modalidade de liberação de poder (isto é, um certo tipo de energia), e apenas em termos secundários como um estado de matéria.
O poder é gerado nos signos "cardeais" do zodíaco (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). É concentrado nos signos "fixos" (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e distribuído pelos signos "mutáveis" (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes). Portanto, os quatro elementos aparecem no ciclo zodiacal sob três formas, e é possível estabelecer uma relação triangular ou trinitária entre os três signos que expressam os três aspectos do mesmo Elemento. Essa relação constitui o "aspecto" astrológico conhecido por trígono.
O trígono é considerado o mais "benéfico" e "afortunado" tipo de relação, precisamente porque traz a plena manifestação de uma das quatro modalidades de poder. Se três planetas formam o que é chamado um "grande trígono", ativam um Elemento sob três diferentes formas: a ativação é total, e o caráter dos planetas envolvidos indica os três caminhos ao longo dos quais o processo de ativação deve (ou tenderá naturalmente a) seguir.
Dizer que um trígono é "bom" só tem sentido em termos daquilo que, para nós, normalmente e na maioria das circunstâncias, é considerado favorável e causa de felicidade ou conforto. Trata-se, portanto, de uma questão de julgamento ético ou de valor. O fato real se resume à acentuação do Elemento animado por essa relação trina entre dois ou mais planetas - para o bem ou para o mal, a depender das circunstâncias. Há muitas circunstâncias nas quais uma combinação de várias modalidades de poder é requerida para haver uma ação efetiva.

Teoricamente,
os símbolos das fases ou graus cíclicos que se encontram numa relação trina (isto é, separados por 120 graus) devem contar uma história simbólica consistente.
Consideremos o primeiro grau e o símbolo da cada signo. O papel comum do símbolo de primeiro grau é o de protótipo de todas as características do signo.

SIGNOS DE FOGO,
esses signos lidam com os três aspectos do poder básico liberado no início de todos os processos ciclo cósmico - isto é, o poder de induzir uma série estruturada de transformações. A tradição oculta da Índia fala de três fogos: o fogo elétrico, o fogo solar e o fogo produzido pela fricção. Esses tipos de fogo correspondem, respectivamente, a Áries, Leão e Sagitário.
Interpretado em termos amplos, o símbolo de Áries a 1º refere-se à emergência de novas potencialidades de existência. Essa emergência ocorre no nível da biogênese, isto é, sob a compulsão da "Vida". Todos os processos vivos requerem energia elétrica.
A energia solar vincula-se com o signo solar de Leão. Aquilo que emergiu, biológica e instintivamente, em Áries a 1º, impulsionando pelo desejo de ser, agora está pronto para um "segundo nascimento": nascimento da individualidade. Isso implica a transmutação de energias vitais em processos mentais, que no inicio expressam a vontade de poder do ego. Leão personaliza o puro e incondicional desejo de ser do fogo de Áries. Ele enfatiza "Eu sou" e a vontade do ego. O símbolo de Leão a 1º permite-nos testemunhar o afluxo do sangue para a cabeça, um sol também é uma estrela, uma dentre bilhões de estrelas que formam a imensa galáxia, a qual simboliza o reino espiritual.
O fogo produzido pela fricção relaciona-se com Sagitário, pois nele encontramos em ação o poder que erige, sustenta e expande a civilização e que energiza todos os processos sociais. O símbolo de Sagitário a 1º refere-se ao desenvolvimento da amizade humana e, em especial, de um companheirismo baseado na experiência da total dedicação do grupo a uma Causa social.

SIGNOS DA ÁGUA,
esses signos lidam com o poder requerido para sustentar e integrar, por meio da estabilização dos ritmos vitais básicos, aquilo que emergiu como sistema organizado de atividade. O poder da "Água" é a capacidade de sentir e de responder como um todo orgânico.
Vemos no símbolo de Câncer a 1º "marinheiros baixando uma velha bandeira e hasteando uma nova". A Força do Dia (Yang), que em Áries começou a superar em poder a Força da Noite, alcança aqui seu ponto de máxima potência. Câncer refere-se não sómente ao lar, como também à pessoa concretamente estabilizada e estabelecida. Num sentido mais profundo, sugere a compreensão pelo microcosmo - a pessoa - de que é um cosmos, de que é análogo ao universo como um todo. Sem o elemento Água, não haverá processo circulatório nem sentido de totalidade; esse sentimento está na própria raiz da consciência do ego. Aquilo que emergiu de forma bastante passiva e hesitante em Áries agora se encontra definitivamente "acima do mar" (o navio) e capaz de exibir sua própria determinação de ser, seu curso de ação e a direção que vai seguir.
O símbolo de Escorpião a 1º sugere que esse segundo aspecto da energia da Água agora opera na vinculação do indivíduo a um todo social mais amplo, a cidade moderna.
O símbolo de Peixes a 1º (um mercado apinhado) revela a efetiva e total participação do indivíduo numa sociedade organizada e no seu ritmo complexo de produção e de distribuição. Assim, do reino pessoal do sentimento-resposta a novas possibilidades (Câncer a 1º), passamos a esfera do intercâmbio social que a tudo absorve (Peixes a 1º), por meio do processo de transição evocado pelo símbolo de Escorpião a 1º (Um apinhado ônibus de excursão numa rua da cidade).

SIGNOS DO AR,
o elemento Ar refere-se aos meios estimulantes e penetrantes de comunicação. Ele reúne indivíduos separados numa atividade de grupo. Na verdade, o ar que enche os pulmões e células do mais orgulhoso isolacionista ou racista inevitavelmente o vincula, quer ele tenha ou não consciência disso, àqueles com os quais ele se recusaria a fazer amizade ou cuja existência ele pode até não reconhecer. Ele circula, sob a forma de oxigênio, nas profundezas de todos os seres humanos e, sem ele, não haveria vida. Trata-se de uma força dinâmica - arquetipicamente, um Elemento equinocial, Libra -, mas que, ao contrário do Fogo, não transforma. Em vez disso, dá aos indivíduos humanos uma nova dimensão espiritual - social.
O signo de Libra é popularmente vinculado ao conceito de "equilíbrio", devido ao símbolo das "Balanças" usado para caracterizar o signo como um todo, mas essa é uma interpretação sobremodo superficial; as pessoas em cujos mapas Libra desempenha um papel importante não são mais equilibradas psicologicamente que quaisquer outros seres humanos. No equinócio do outono, a Força do Dia e a Força da Noite têm igual potência, equilibrando-se mutuamente; mas essa mesma situação existe no equinócio da primavera, em Áries. A diferença reside no fato de Áries iniciar o hemiciclo da "Individualização", ao passo que Libra inicia o da "Coletivização". O primeiro depende do poder do Fogo; o segundo, do poder do Ar.
O símbolo de Libra a 1º (a borboleta presa por um alfinete) a princípio não parece adequar-se aos conceitos associados com o Elemento Ar, mas podemos atribuir um profundo significado ao relacionamento se compreendermos que um arquétipo é o aspecto da unidade de todas as diferentes e particulares formas existenciais que lhe podem ser remetidas.
No segundo signo do Ar, Aquário, vemos concretizada e tornada relativamente permanente, na coletividade, a imagem do arquétipo. Isso explica o símbolo de Aquário a 1º; Uma velha missão de adobe na Califórnia ou qualquer templo ou catedral medieval que incorporem não apenas uma função religiosa, como também uma função social e protetora.
O símbolo de Gêmeos a 1º retrata o homem operando num nível cultural relativamente sofisticado e capaz de construir "barcos de fundo transparente" que lhe permite entrar em contato com poderes ocultos, bem como com formas transcendentes de existência. Libra-Ar gera valores arquétipos coletivamente aceitáveis. Aquário-Ar concentra esses valores no âmbito de instituições culturais. Gêmeos-Ar distribui, sob a forma de conhecimento, aquilo que essas instituições produziram.

SIGNOS DE TERRA,
graças à física atômica sabemos que a matéria, no estado sólido, não é de fato uma massa de materiais pesados, mas, principalmente, um espaço vazio em cujo interior os átomos e seus constituintes turbilhonam numa impressionante velocidade, separada por distâncias enormes com relação ao incrível tamanho reduzido do átomo. Poderosas forças mantêm essas entidades atômicas e subatômicas em movimento no âmbito de padrões definidos de organização.
O físico fala de uma "força de atração" no interior do átomo ou de gravitação. O psicólogo, caso tivesse uma visão suficientemente penetrante, veria forças semelhantes operando no nível da psique, forças que levam a formação do ego - cuja estabilidade recebe o nome de "caráter".
O símbolo de Capricórnio a 1º (Um chefe indígena reivindica o poder diante da assembléia tribal) acentua a vontade de integração sob um controle centralizado, isto é, a exigência de um poder que tem condições de manter a coesão do grupo, especialmente em circunstâncias críticas. O símbolo de Touro a 1º (um límpido córrego de montanha) refere-se à descida de um poder que permitirá ao homem e a todos os organismos vivos a participação saudável num todo ecológico, no qual todo participante tem um papel biológico mais ou menos definido. O símbolo de Virgem a 1º (um retracto) revela a capacidade intelectual e criadora de extrair de um tipo biológico e psíquico de integração (o rosto de uma pessoa que se tornou individualizada no âmbito de uma cultura particular) aquilo que é mais característico e significativo da pessoa e, portanto, mais revelador. Vemos o elemento Terra em ação nos reinos social(Capricórnio), biológico (touro) e individual pessoal (Virgem) de atividade.
Ao se estabelecer um relacionamento entre os quatro elementos e os pontos equinociais e solsticiais, obtêm-se sequências holísticas e arquétipicas que mostram a relação dos elementos, sob três aspectos, em todo o ciclo zodiacal. Mas, é mais comum interpretar a seqüência desses elementos, que consiste em estuda-los no nível existencial - isto é, no seguimento de um signo pelo outro ao longo do tempo. Assim Áries-Fogo é seguido por Touro-Terra, Gêmeos-Ar e Câncer-Água e a série de quatro elementos - Fogo, Terra, Ar, Água - se repete a partir de Leão e, mais tarde com Sagitário.

Vemos, portanto a possibilidade de um ser humano experimentar um nascimento no corpo, um nascimento no plano da individualidade e um nascimento social (e, em alguns casos, verdadeiramente oculto-espiritual).

Do ponto de vista existencial da sucessão no tempo, o elemento Fogo é polarizado pela Terra no interior dos pares. Da mesma maneira, o Ar é polarizado pela Água. Lidamos, portanto, com pares de opostos e, na realidade, com uma divisão sêxtupla do ciclo.


COMO INTERPRETAR

Interpretar os 4 pontos da CRUZ
A CRUZ é o Caminho do Destino que o indivíduo deve seguir.
Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu (Nadir).

A leitura com os símbolos sabeus devem ser dadas de forma cíclica, ou seja, não importa que o Ascendente esteja em Sagitário a 14º e faz parte da casa 1 primeiro grau de Áries.
A leitura deve estar relacionada com os símbolos sabeus no caso o 14º de Sagitário.

Ascendente indica o tipo de experiências por meio das quais podemos realizar melhor nossa personalidade e destino individual.
MEU EU ARQUETÍPICO

Ascendente (que)
Descendente (para onde)
Nadir (como)
Meio do Céu (porque)

Nadir cúspide da 4º casa.
Nadir astrológico é o ponto das fundações pessoais.
Num sentido mais profundo é também o centro do globo onde vivemos.
Aqui o indivíduo pode melhor experimentar seu enraizamento em tudo aquilo, que representa, para ele mesmo, solidez e segurança, sua terra, seu lar e tudo aquilo contribuíra para a integração concreta e a força de sua personalidade.
É A VIDA PRIVADA

Descendente ligado às relações físicas e de que forma pode ser feito.
PARA ONDE ISTO VAI LEVAR.

Meio do Céu refere-se a realização de um indivíduo. O Porque.
É A VIDA PATÉTICA DO SUJEITO.

CAMINHO DO DESTINO é o caminho que leva à atualização do meu potencial natal.

Devem ser analisados o Sol, a Lua e outros aspectos que interessa inclusive as conjunções, quadraturas, trígonos, etc..., pois se pode por aqui descobri formas do Caminho e impecilhos do Caminho.


Interpretação

Júpiter sempre representa a capacidade funcional da expansão, e.
Saturno a capacidade de definir de modo claro e de manterá estrutura original do organismo.
O Sol sempre se refere à fonte de poder, da qual fluem as energias usadas nas atividades de todas as, ou da maioria das partes do organismo.
A Lua sempre simboliza o poder do organismo no sentido de ajustar-se ao ambiente, bem como sua capacidade de distribuir as energias solares a qualquer parte que delas precise, sempre que são necessárias e na forma em que o são.
Marte representa a capacidade de mobilizar as energias de uma organização com o fito de obter resultados desejados.
Vênus estabelece o valor daquilo que se labuta por conseguir, ou que é temido ou evitado - assim, daquilo que atrai ou repele.
Mercúrio sempre representa todos os meios e métodos de comunicação interna e externa, tudo aquilo que estabeleça vínculos e padrões de associação.

Os três planetas trans-saturnianos - Urano, Netuno e Plutão -, que se referem a uma capacidade mais misteriosa, inerente às espécies vivas, especialmente no homem, mas também, talvez, em todas as formas de organização cósmica e microcósmica - a capacidade de transformar-se a sí mesmo e de transcender as próprias limitações, uma capacidade que deve, quase certamente, ser considerada uma resposta ao desafio do "Todo mais amplo", no interior do qual o todo menor opera como parte orgânica, capaz de responder às mudanças no Todo mais amplo.

Os dez planetas representam atividades funcionais, cada um das quais dotada de um caráter definido. Cada planeta simboliza um modo típico de operação, mais ou menos da mesma forma pela qual cada orgão do corpo (coração, pulmões, estômago, orgãos sexuais, sistema nervoso, cérebro e assim por diante) realiza operações biológicas definidas.
Os aspectos astrológicos que se formam entre planetas num mapa natal dizem-nos de que modo essas dez funções relacionam-se entre sí numa pessoa particular, nos níveis biológico e psicológico.
Mas como poderemos, obter menos, vislumbres da qualidade especial da atividade operacional de um planeta? Se Júpiter representa a função de expansão e a capacidade de aumentar o alcance do poder e da autoridade de uma pessoa, quais as implicações desse impulso expancionista ou gerencial que todo organismo vivo possui em algum grau?

O Astrólogo tradicional tentará medir a força de uma função planetária de acordo com o sistema de "dignidades" - um sistema que tem como base o velho conceito de regência, exaltação e força ou fraqueza decorrentes da posição numa casa natal particular. Mas força não é o mesmo que qualidade! Um tipo de atividade pode ser forte de modo grosseiro, pesado ou auto destrutor; pode exibir uma força agressiva e exuberante ou atingir seu objetivo sob formas sutis, delicadas e persuasivas. Aquilo que se figura como "fraqueza" pode levar, em circunstâncias especiais, ao sucesso, se este implicar a sensibilidade a Poderes mais elevados ou a sintonia com esses Poderes.

Uma consideração dos símbolos dos graus em que cada planeta está localizado acrescenta um tipo de informação que nada mais pode de fato dar - desde que usemos esse tipo de informação com sabedoria e compreendamos as limitações que apresenta.
Há sem sombra de dúvida, limites àquilo que se pode aprender dessa forma e, acima de tudo, devemos compreender que essa informação deve ser usada, não tanto como meio de saber o que é uma pessoa, mas como meio de saber o que deve ser.
Essa é a característica que diferencia a Astrologia Humanista que com tanta frequência não passa de forma glorificada de leitura da sorte (o que todos os métodos de previsão, científicos ou não, na verdade são).

O Astrólogo humanista não faz tentativa de descobrir "o que estimula a pessoa" ou suas fraquezas e pontos fortes.
Ele não procura analisar o cliente, o amigo, a esposa ou os filhos.
Ele busca em vez disto, ajudar a pessoa para que ele de uma forma mais plena a tornar-se uma "pessoa inteira", um indivíduo integrado e cheio de nuanças, capaz de cumprir o propósito essencial do fato de ter nascido (seu destino individual) num momento particular e num ambiente sócio - planetário determinado.
Assim, o símbolo de grau no qual um planeta natal se localiza não deve ser usado propriamente para dizer a alguém: "Essa é a maneira especial pela qual opera sua função Marte. É melhor conhecê-la e, talvez, fazer algo com relação a ela".
O astrólogo humanista dirá, em vez disso: "Esse é o tipo ou qualidade de consciência e de comportamento que você pode melhor demonstrar quando essa função particular opera. Ele talvez já possa operar efetivamente dessa maneira, desde que você lhe permita atuar espontaneamente. Mas talvez seja apenas latente em sua natureza. É necessário que ela amadureça, se enriqueça, se torne mais expressiva e mais consciente - desde que consciência não signifique intelectualização ou orgulho ou, num sentido negativo, temor e confusão moral".
Em muitos casos, o símbolo aponta para uma qualidade que o indivíduo não foi capaz de aplicar no exercício da função planetária a que essa qualidade se refere.
"As abordagens positiva e negativa das experiências individuais", encontrará a seguinte afirmação:- "Viver é consumir energia. Pode-se dizer que esse consumo de energia ocorre de duas formas básicas: o uso intencional do poder ou a operação automática de forças. Em ambos os casos, a energia é consumida, mas os significados atribuídos a esse consumo diferem entre sí; isto é, o tipo de consciência que surge da vivência e da experiência da vida é positivo no primeiro caso e negativo no segundo.

O símbolos lidam com a qualidade de vida, e não com eventos. Eles focalizam os significados universais em situações particulares. Afirmou-se que a vida deve ser vivida como "a consciência da eternidade".
Aquele que não "transcende" realmente o tempo, mas em vez disso, inclui em suas percepções grandemente ampliadas todo o ciclo de sua vida como pessoa., desenvolveu uma consciência eônica.

A concentração nos símbolos e a vivência de uma vida simbólica constituem uma forma - mas não a única forma - de atingimento de pelo menos algum grau de consciência eônica.

fonte:- Uma Mandala Astrológica - Dane Rudhy

Vicente Chagas 6/97

quarta-feira, 28 de maio de 2008

As Casas Astrológicas - Parte II

CASAS DERIVADAS A derivação consiste em considerar qualquer uma das casas como o ponto de partida do circulo das casas. Por exemplo, se tomamos como referência a casa VII, que representa o cônjuge, a casa seguinte (a VII), será a segunda a contar da VII, ou seja, aquela que fala dos bens do cônjuge. Outros exemplos serão dados a seguir no parágrafo final do texto relativo a cada casa. Não devemos, contudo, tirar conclusões excessivas desses significados derivados. É bom não esquecer que, em princípio, um mapa natal dá informações apenas sobre o próprio dono do mapa.

ELEMENTOS E QUALIDADES Em razão do paralelo que se estabelece entre Casas e signos, elas podem ser agrupadas em casas de fogo (I, V e IX), casas de terra (II, VI e X), casas de ar (III, VII e XI) e casas de água (IV, VIII e XII). Por igual motivo, as casas I, IV, VII e X, são chamadas Angulares e correspondem aos signos cardinais. Sucedentes é a designação dada as casas II, V, VIII e XI, que correspondem aos signos fixos. As cadentes são III, VI, IX e XII que correspondem aos signos mutáveis. Em cada uma dessas três cruzes, as quatro casas que as compõem representam quatro esferas de vida que estão potencialmente em conflito umas com as outras. A compreensão dos paradoxos e dos dilemas apresentados, por exemplo, pelas diferentes casas angulares vai ajudar na interpretação de possíveis quadraturas e oposições que os planetas podem fazer uns aos outros nessas casas.

Enquanto as casas angulares geram energia e as casas sucedentes concentram a energia, as casas cadentes distribuem a energia.
Estão associadas às emoções e motivações que se ocultam sob a superfície da consciência. A progressão simbólica da evolução do homem pode ser descrita, de varias formas, indo de Áries até Peixes. A mesma analogia pode ser aplicada aos três signos ou casas pertencentes a um mesmo elemento. O primeiro é geralmente o mais claro e direto e se relaciona com o desenvolvimento da personalidade individual e sua integração. O segundo signo ou casa desse elemento indica um ponto critico, pois o individuo deve tomar sua própria experiência e integra-la no grupo do qual é parte. O terceiro e ultimo signo ou casa refere-se à unidade maior que a do grupo e indica o propósito final do nível de consciência simbolizado por esse elemento. Com relação ao elemento água, por exemplo, na quarta casa o homem é submetido às forças e pressões do ambiente que moldam o seu desenvolvimento como personalidade, construindo uma base no interior de si mesmo. Na oitava casa o homem deve usar sua natureza sentimental como canal de expressão e contato em seus relacionamentos pessoais. Finalmente, na décima segunda casa, ele tem oportunidade de oferecer ao grupo a sabedoria que adquiriu por meio de suas experiências. Ele já não é uma unidade isolada, faz parte de uma vida muito mais ampla que esta evoluindo.

CASA IV Corresponde a Câncer e Lua Representa a infância, família e origem. É a base do mapa natal e do próprio individuo: o lar de onde vem e o seu sentimento íntimo de estabilidade e segurança. Compreende a atmosfera e emoções que cercam a infância e também o inconsciente pessoal e a área de reações instintivas condicionadas, imposta pelo ambiente nos primeiros anos de vida. Qualquer planeta situado na Casa IV aponta para alguma coisa, na psique, que precisa ser descoberta e trazida à superfície para ser devidamente trabalhada. Planetas aflitos na quarta casa ou no quarto signo podem indicar lar difícil ou desfeito no período da infância. Com freqüência indica o pai e seu relacionamento com o individuo, mas também pode representar a mãe. Na verdade, o eixo formado pelas quarta e décima casas refere-se a ambos os pais; problemas com um deles criam, automaticamente, problemas compensadores com o outro. Na astrologia clássica a casa IV indica as condições do fim da vida de uma pessoa. *Peito e estomago. Glândulas mamárias, seios, aparelho genital feminino (ovários e útero), axilas. Cavidade abdominal superior, esôfago. Cérebro. Parte esquerda do corpo. *Mãe (ou pai). Bens dos irmãos. Primos (filhos dos irmãos da mãe) sogro (ou sogra).

CASA VIII
Corresponde a Escorpião, Marte e Plutão. É comumente descrita como a casa do sexo, morte e transmutação, das heranças e do dinheiro recebido de outros. Por ser uma casa do elemento água, trata principalmente do intercambio emocional. Oposta à Casa II, que tem significado e valor físicos e representa estabilidade e auto sustentação, a casa VIII tem valor emocional e cria estabilidade de sentimentos. Na sua correlação com escorpião refere-se às questões de sexo, crises emocionais, morte e renascimento dos instintos na forma de desejo purificado. Aqui, o dinheiro torna-se um símbolo de liberdade ou dependência emocional. Se o casamento é indicado na casa VII, a oitava representa a intimidade, a interpenetração e a fusão entre os parceiros. Planetas tencionados nesta casa podem levar a situação financeira difícil logo após um casamento desfeito, ou a problemas crônicos com sócios que exploram o individuo financeiramente. Podem ocorrer dificuldades de expressão nos níveis sexual e emocional, bem como traços acentuados de pocessividade e ciúmes. A Casa VIII é um campo de batalha cujo propósito fundamental é a compreensão e o autodomínio conquistado por meio de crises constantes. Inclui todos os estados de consciência que envolve a “morte” da personalidade, desde o ato sexual e os estados induzidos por drogas até certos tipos de êxtase religiosos e transes de varias espécies. *Intestino grosso, reto, anus, púbis, nádegas, bexiga, uretra, testículos, pênis, próstata, vagina, glândulas sudoríparas. *Bens do cônjuge ou sócios. Meio-irmãos (filhos da mulher do pai). Amigos do pai.

CASA XII Corresponde a Peixes, Júpiter e Netuno. Compreende, ao mesmo tempo, fim (sacrifício da personalidade enquanto elemento de separação) e inicio (renascimento na consciência do grupo). A Casa XII refere-se a compaixão, altruísmo, serviço humanitário, doação de si, isolamento, submissão e dissolução. É muitas vezes chamada de casa do Karma, pois os planetas aqui encontrados operam muito mais na forma de tendências inconscientes do que conscientes. Isolamento, encarceramento, impotência e servidão podem ser atraídas pela Casa XII. O ego, construído através dos esforços das onze casas anteriores, deve na maior parte dos casos ser colocado no altar de sacrifício para que o homem possa tornar-se parte operante de um todo muito maior. Quando isso não é compreendido, esta passa a ser a casa da reclusão, dos hospitais e prisões. O caminho do trabalho é o meio de aliviar e liberar grande parte da frustração e da decepção que acompanham a presença de planetas na Casa XII, tornando suportáveis os sacrifícios exigidos. A perda da vontade é o preço que pagam os planetas encontrados nesta casa, embora muitas vezes a compensação seja a descoberta da verdadeira serenidade interior. *Pés. Sistema Linfático, tecido adiposo, sistema nervoso vago-simpático, cerebelo e glândula pineal. *Tios e tias paternos (ou maternos). Protetor oculta e inimigos secretos.

As casas de terra estão associadas ao plano da matéria, no qual todos nós atuamos conscientemente, e diz respeito às áreas da nossa vida nas quais nossos esforços e erros produzem resultados tangíveis e requerem ferramentas concretas. Falam também do dinheiro, recursos, segurança, trabalho, benefícios e progresso na profissão.
O elemento terra se relaciona à função psicológica da sensação. Isso significa que a percepção que temos da realidade é baseada naquilo que experimentamos através dos cinco sentidos e do uso da mente concreta ou racional. Para não ficarmos restritos a conceitos acanhados é bom lembrar que se comemora a data de nascimento de Jesus em capricórnio, o mais denso dos signos de terra e o mais ambicioso no sentido material. Coloca-se o nascimento de Maria a quinze graus de Virgem, o mais mundano e critico dos signos. Celebra-se o nascimento de Buda sob o signo de Touro, o mais lento e inflexível dos signos. Todo conceito esotérico de iniciação está relacionado especificamente com capricórnio, de um modo geral, com os signos de terra, pois o iniciado não cumpre sua iniciação enquanto não for capaz de aplicar a consciência mais elevada ao seu corpo e ao ambiente no qual atua.

CASA II
Corresponde a Touro e Vênus É a casa das aquisições, das coisas e objetos possuídos. Mostra a nossa capacidade de ganhar o próprio sustento. Indica a nossa relação com as coisas que nos dão segurança e de que modo virão nossos rendimentos. Como todas as casas ligadas aos signos fixos, refere-se aos valores e ao corpo de desejo do individuo, que se aplicam não só às coisas materiais, mas a tudo o que passa ter algum valor para ele: uma pessoa, uma idéia, um estado de consciência ou um objeto qualquer. A casa II se aplica tanto a dinheiro no banco quanto a valores mentais, emocionais e espirituais. A definição desses valores se torna importante quando há planetas nessa casa. Alguns autores também consideram assuntos da casa II as habilidades que se automatizam e incorporam, como é o caso de dirigir automóvel, datilografar, fazer crochê, fiar, etc. *Garganta e pescoço. Maxilar inferior, língua, amídalas, faringe, sistema linfático. *Pais dos amigos. Amigos da mãe.

CASA VI
Corresponde a Virgem e Mercúrio. Trabalho, saúde, servidores e relacionamento entre colegas de trabalho e entre empregado e empregador são os significados tradicionalmente atribuídos à sexta casa. Ela também dá indicações dos hábitos de trabalho do individuo, das situações que poderá atrair na vida do trabalho, das atitudes em relação à rotina cotidiana, ao emprego e ao seu próprio corpo como veiculo de trabalho. A Casa VI reflete o estado de saúde, tendências para doenças orgânicas ou funcionais. Da mesma forma que na décima segunda casa, os planetas colocados na sexta parecem não expressar diretamente sua presença através de acontecimentos ou atividades externas. Tal como a décima segunda, está casa parece ser de grande importância nos processos de síntese interior, de purificação, organização ou gestação, que precedem a expressão exterior e objetiva do individuo no mundo dos outros. O significado de Virgem e da sexta casa parece estar ligadas à união, à síntese ou integração dos vários componentes conflitantes da psique, no sentido de independência e auto-suficiência. Também pode sugerir a síntese e integração do individuo como seu ambiente físico antes que ele esteja preparado para unir-se a outras num relacionamento cooperativo. Refere-se aos mistérios da interligação entre a mente e o corpo e à possibilidade de uma síntese deliberada e consciente de ambos. *Intestino delgado e plexo solar. Baço, músculos e nervos. *Colaboradores, empregados, assistentes. Conselheiros e instrutores. Tios e tias maternos (ou paternos).

CASA X
Corresponde a Capricórnio e Saturno. A casa X está associada a progresso, honra, ambição e autoridade. Sua cúspide, o Meio-Céu, simboliza que o individuo projeta para o social e também a imagem que ele mantém do seu próprio “papel” na vida. A décima casa, com seus ocupantes e regente, é um dos melhores indicadores, se não da verdadeira vocação e do trabalho, pelo menos do objetivo ou significado desse trabalho do ponto de vista tanto do individuo quanto da sociedade. A Casa X também se refere ao pai ou a mãe e às atitudes sociais e éticas que eles impregnam no individuo. Afeta, portanto a ambição, quer entendida como a justa necessidade interior de progredir, característica dos signos cardeais, quer a necessidade de provar este progresso para os outros. É comum, na historia daqueles que conquistaram uma posição proeminente através da ambição pessoal, encontramos o padrão bem conhecido de isolamento e rejeição no meio familiar. *Joelhos, ossos em geral e pele. Dentes, juntas, ligamentos, pelos ouvido direito, baço. *Pai ou mãe. Sogra ou sogro. Padastro, primos (por parte de mãe). Patrão, superiores e patrocinadores.

O elemento ar
se relaciona ao principio da mente lógica, que permite a auto-observação e a autoconsciência. Por causa deste atributo exclusivamente humano, os três signos aéreos formam o único trigono, que não contém símbolos animais, mas apenas símbolos humanos ou inanimados.
Os três signos do ar, as casas a eles associadas e os planetas regentes tratam de um ou outro aspecto da mente e da necessidade humana de trocar informações com outros e com o ambiente.

CASA III
Corresponde a Gêmeos e Mercúrio. Refere-se a esfera do intelecto, da educação, da comunicação e do movimento, viagens curtas e vizinhança. Indica o tipo de mente que um homem possui, a maneira como ele age para desenvolve-la, como se comunica e quais que o alimenta intelectualmente. (Gêmeos procura informação por amor ao conhecimento e não por finalidade material; é simplesmente curioso a respeito da vida e de suas manifestações. Sagitário signo oposto procura correlacionar os diversos fragmentos da vida e encontrar entre eles um significado comum, que reflita um conceito muito amplo. ( Gêmeos se regala com a diversidade). A Casa III reflete a inclinação para receber, analisar, diferenciar, rotular e seguir adiante. Isso requer que a comunicação seja estabelecida para que o conhecimento possa fluir para cá e para lá e novas interpretações possam ser dadas aos velhos elementos. *Ombros, braços e mãos. Sistema nervoso e respiratório (brônquios, pulmões), clavículas e costelas superiores. *Irmãos e irmãs. Vizinhos, pares, colegas e professores de escola primária. Filhos dos amigos e amigos dos filhos. Secretários.

CASA VII
Corresponde a Libra e Vênus. É o caso do casamento, dos parceiros e dos inimigos declarados. Simboliza as características que são valorizadas nas outras pessoas e desejadas num cônjuge, bem como as características possuídas por nossos inimigos e através das quais nos tornamos vulneráveis a oposições. A Casa VII representa o casamento perfeito, os atributos do individuo, irão completá-lo. Revela também as situações que a pessoa é capaz de atrair no casamento e a espécie de parceiro conjugal que ela própria provavelmente será. O mecanismo psicológico básico de projeção da metade transexual inconsciente da psique chamada por Jung de anima, no homem, e de animus, na mulher está intimamente relacionado com as qualidades do parceiro no casamento tais como são evidenciadas pela sétima casa. *Rins, quadris e nádegas. Cavidade abdominal inferior, área lombar, costelas inferiores. Glândulas supra-renais. Genitais femininos (ovários, seios). Fígado, bexiga e umbigo. *Cônjuge e sócios. Avos maternos (ou paternos). Sobrinhos. Competidores e inimigos declarados.

CASA XI
Corresponde a Aquário, Urano e Saturno. É a casa das esperanças e desejos, das amizades, associações e clubes. Se o circulo das doze casas for visto como um ciclo de degraus no desenvolvimento da vida a Saturno, pode ser considerado o fim da escalada da personalidade. Nas duas casas restantes, ambas relacionadas com planetas de uma “oitava superior”, portanto com estados de consciência transpessoal, o individuo pode-se no grupo e assume suas responsabilidades num corpo de humanidade mais amplo. A Casa XI, além do nível de clubes e sociedades, dá idéia da consciência de grupo, da natureza da responsabilidade e da contribuição do individuo para o social. É o setor no qual interrogamos sobre o nosso papel na sociedade. *Tornozelos e barriga da perna. Cérebro, nervos, circulação do sangue, energia nervosa, medula óssea. *Amigos, companheiros de clubes e associações. Genros e noras. Bens do pai.

Todos os três signos de fogo
tendem a ter uma consciência inata da sua individualidade e, com freqüência, possuem quantidades ilimitadas de vitalidade, autoconfiança e entusiasmo, que não parecem derivar de qualquer realização mundana, mas sim de uma percepção do seu valor.
O sentimento de significado ou propósito interior, que tendemos a chamar de impulso de expressão do eu, constitui a base do comportamento e da perspectiva mental de todos os três signos e casas do elemento fogo.

CASA I Corresponde a Áries e Marte Descreve o corpo físico do individuo, a personalidade com o qual ele se relaciona com o seu ambiente exterior e os tipos de experiências que ele poderá atrair durante a sua vida e que o ajudarão a modelar e a desenvolver os recursos com aos quais poderá governar sua vida. A Casa I é uma espécie de lente através da qual as experiências do ambiente exterior passam e vêm alcançar o individuo, e através da qual as próprias qualidades do individuo devem passar para alcançar o ambiente que o rodeia. Quaisquer que sejam os fatores presentes no mapa individual de nascimento, eles devem passar através das qualidades condicionadoras da primeira casa e, em particular, do Ascendente. A primeira casa esta relacionada com a apresentação física do individuo, de uma maneira consciente e deliberada. O ascendente e a primeira casa são, muitas vezes, equiparados à idéia junguiana da persona, que, para ser um veiculo positivo e eficaz para o homem se apresentar ao mundo, deve estar razoavelmente harmonizada com os aspectos mais ocultos e inconscientes da psique. *Cabeça e rosto. Olhos, visão, ouvido esquerdo, cérebro. Músculos, movimento, sangue. Genital masculino, glândulas pituitária e pineal. *Avó (mãe do pai), irmãos dos amigos.

CASA V
Corresponde a Leão e Sol Refere-se aos prazeres e divertimentos, aos assuntos amorosos, romances, filhos, criatividade, auto-expressão, especulação e investimentos. É a casa da identidade individual. Por meio da auto-expressão criativa, o homem começa a perceber o significado da sua própria identidade. A Casa V, como a I e a IX, esta ligada à intuição e à percepção intuitiva que o individuo tem do propósito e da integralidade da sua psique total. Expressando através de Áries, ele intui seu propósito por meio da interação com o ambiente; através de leão, ele intui sua integralidade, refletindo aquilo que mostra de si mesmo em suas criações. Através de um ato de expressão criativa, o individuo poderá intuitivamente surpreender-se sendo ele mesmo. Essa experiência é um dos motivos que está por trás da criatividade. *Coração e costas. Artérias, diafragma, coluna vertebral, cérebro, medula espinal e visão. Lado direito do corpo. *Filhos. Bens da mãe. Noivo (a), amantes, amigos do cônjuge.

CASA IX Corresponde a Sagitário e Júpiter É considerada a casa das viagens longas, tanto as realizadas pelo corpo físico, quanto as que expandem a consciência e ampliam a perspectiva da mente. É a área das trocas com o estrangeiro. Das importações e exportações. A Casa III com Mercúrio trata da aquisição de informações, enquanto que a atividade da nona casa, relacionada com júpiter, refere-se à descoberta do significado que emerge quando a informação é finalmente colocada em perspectiva. São os dois aspectos da função perceptiva que denominamos mente. A Casa IX também se refere à lei, tanto às leis feitas pelo homem, quanto às leis espirituais. O reino da nona casa é sutil porque esta relacionado com a intuição e com a percepção intuitiva das leis da vida, da existência e da consciência. (A intuição, conforme Jung descreveu essa função da consciência, é o meio de percepção através da qual o significado intrínseco de uma pessoa, de uma coisa ou de uma experiência é vista instantaneamente, sem analise, dentro da vasta estrutura do significado da vida como um todo). Relacionada a religião e a filosofia, a nona casa sugerirá a qualidade e a quantidade de envolvimento que o individuo terá com o “caminho” para a individuação ou uma consciência mais ampla num sentido psicológico, ou para a iniciação num sentido esotérico. *Coxas e músculos. Fígado, quadris, artérias. *Cunhados, cunhadas e sócios dos irmãos. Netos. Professores de curso superior. Companheiros de equipe.


Chagas