segunda-feira, 2 de junho de 2008

Decanatos - Astrologia Cármica

Na análise do mapa em astrologia cármica, o emprego dos signos se completa e se torna muito preciso com análise dos decanatos.

A divisão do signo em três decanatos de 10º repousa na numerologia do número 3.

Cada signo pertence a um elemento (fogo, terra, ar e água), e cada elemento se reparte em três “estados”: cardinal, fixo e mutável.

A astrologia oriental estima que cada signo contém em si mesmo a triplicidade completa do elemento ao qual pertence.

O primeiro decanato, de 0º a 10º, é da mesma natureza que o próprio signo. Por exemplo, no caso de escorpião, será escorpião – escorpião.

O segundo decanato, de 10º a 20º, é da natureza do signo seguinte no mesmo elemento, seguindo a progressão normal dos signos. Portanto escorpião – peixes.

O terceiro decanato, de 20º a 30º, é de natureza do terceiro signo do mesmo elemento, portanto escorpião – câncer.

Numa análise efetuada pelos orientais o estudo do sol e da lua é de vital importância, pois se estuda:-




- Em que decanato exatamente situa-se a luminária mais poderosa, pela posição no signo, pelo número de aspectos, pela posição com relação aos ângulos do céu.

Pela teoria reencarnacionista, as posições em que estão os planetas e os aspectos que formam no mapa natal, nos dá uma idéia geral de quem fomos em outras vidas, qual era o ambiente da encarnação precedente e porque motivo o recém-nascido se reencarnou atualmente.

Os planetas regentes de cada decanato

Os decanatos refletem a divisão elementar do homem em três corpos: corpo físico, corpo mental e corpo espiritual. Assim, para cada um dos 12 signos.




- O primeiro decanato está mais particularmente relacionado ao corpo físico, e é, portanto influenciado por Marte, que se deve examinar o tema.



- O segundo decanato está ligado mais especialmente ao corpo mental, ao espírito. Esta sob a influência de Mercúrio.



- O terceiro decanato está ligado em relação com o nosso corpo espiritual, esta sob a influência dupla de Saturno e Júpiter.

A influência própria de cada decanato seja ele o primeiro, o segundo ou o terceiro, combina-se com a influência do planeta que rege o segundo signo.

Assim, o decanato peixes-escorpião está por causa do segundo signo, sob a influência de Plutão (regente de escorpião). Mas, como é também o terceiro e último decanato de um signo, o decanato espiritual, ele chama, então, a atenção do astrólogo para os planetas Plutão, Saturno e Júpiter.

O decanato habitado pelo sol, pela lua, pelo ascendente, pelo meio do céu, dá às vezes a chave de um comportamento humano difícil de ser explicado de outra maneira
Mas, de qualquer modo, ele torna precisas as condições de uma vida anterior ainda fortemente influente na vida atual do nativo.

O decanato no qual está situado o ascendente indica também, e muito nitidamente, o que motivou a reencarnação.

Qualquer estudo de um decanato não pode ser separado do contexto, isto é, do conjunto do tema: é este último que indica como julgar. Pouco a pouco a intuição se aprimora, e os decanatos ajudam a descobrir as leituras importantes de cada mapa.

Interpretação esotérica dos decanatos

Poderia parecer que, em cada signo, o primeiro decanato (decanato físico) fosse o mais influenciado pela herança do passado cármico. Há pessoas que têm todos os planetas, ângulos do céu e luminárias, nos primeiros decanatos: estes têm dificuldade de alçar vôo, funcionam ainda como nas vidas anteriores. Só conseguem livrar-se dos hábitos cármicos com grande esforço.

O segundo decanato (decanato mental) indicaria a maneira pela qual a entidade decidiu pôr em prática, no plano terrestre, os conhecimentos adquiridos em outros planos planetários.

O terceiro decanato (decanato espiritual) indica a direção provável do progresso do nativo. As pessoas cujos planetas, luminárias e ângulos do céu ocupam predominante o fim de um signo, vivem uma encarnação de transição. Tendo liquidado o passado, pode-se esperar vê-las dar uma virada na maturidade; seu fim de vida será muito diferente do início.

Resumindo,




- O primeiro decanato de cada signo ainda é receptivo às influências terrestres, físicas, carnais, às quais reage fortemente, como no passado. Seus hábitos emocionais anteriores ainda têm poder sobre ele: só lentamente irá desligar-se deles.



- O terceiro decanato , ativo, dinâmico, voltado para o futuro, em constante progressão, indica um estado de desligamento dos antigos hábitos cármicos. As dívidas estão quase pagas, aproximasse a libertação. Se o ser não criar um novo carma, logo sairá da roda das reencarnações.



- O segundo decanato decanato é uma transição entre os dois.

Para se ter uma idéia geral, conta-se o número de primeiros, segundos e terceiros decanatos ocupados pelos planetas.

O decanato habitado pelo sol ou pela lua indica o estado de progresso, em relação ao “estado celeste” dos regentes deste decanato.

Um grande número de primeiros decanatos ocupados indicaria uma alma ainda pouco evoluída, que arrasta um pesado carma, ou uma alma jovem, que passou ainda por poucas encarnações.

Uma maioria de planetas situados no segundo decanato anuncia alguém que adquiriu um certo domínio de suas pulsões físicas e de suas emoções.

Posições planetárias no terceiro decanato, em maior número indica que está no caminho da liberação, da iluminação, tendo apreendido a controlar suas pulsões físicas, suas emoções e sua mente: pode dirigir seus pensamentos para uma via espiritual, ou se empenhará por completo.

Constatou-se que as pessoas que fazem parte do mesmo grupo humano têm os mesmos decanatos ocupados. Pensa-se que isso indica que pertencem a um mesmo grupo cármico (pessoas que já viveram juntas em outras vidas).

Por exemplo, uma mãe tem marte a 3º de Touro, e seu filho Vênus a 5º do mesmo signo – portanto ambos no mesmo decanato. Isso propõe uma pista de uma relação amorosa numa vida anterior.(se o conjunto do tema se confirmar).

Entre dois temas, pode-se comparar não só os decanatos, mas também os planetas que o regem, dando assim indicações úteis.

Se Júpiter intervém, os dois nativos podem ter sido casados anteriormente (em caso de aspecto harmônico com Vênus); mercúrio pode indicar um laço cármico fraterno; Urano um laço amistoso, a lua um laço materno, etc...

A interpretação dos planetas regentes dos decanatos segue as mesmas regras práticas da interpretação clássica dos temas comparados, mas à luz dos conhecimentos reencarnacionistas.


Vicente Chagas


Bibliografia:-
Astrologia Cármica – Dorothée Koechlin de Bizemont

Livros recomendados sobre o tema reencarnação:-
Obra de Rudolph Steiner.
Livro dos Espíritos de Allan Kardec

Nenhum comentário: