domingo, 1 de junho de 2008

Era Astrológica de Aquário

Antes de falarmos sobre a Era Astrológica de Aquário é conveniente sabermos conceitualmente algumas coisas.

MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA


Nosso planeta Terra possui diversos movimentos sendo os principais movimentos os movimentos de rotação, translação, translação ao apex e o movimento de precessão.
Movimento de Rotação - a Terra em volta de si mesmo.O tempo gasto neste movimento é de 23 hs. 56.m. 4 seg. sendo de 500 metros por segundo a velocidade média. Movimento de Translação - a Terra em volta do Sol. O tempo gasto neste movimento é de 365 dias 6 hs. 9.m. e 9,5 seg. a uma velocidade média de 30 kms. por segundo. Movimento de Translação ao Apex - a Terra caminha no espaço com o Sol numa velocidade de 20 kms. por segundo. Movimento de Precessão - o eixo da Terra descreve uma superfície cônica no espaço a cada 25.920 anos terrestres. Os movimentos de rotação e translação nem precisamos comentar, pois os vivenciamos diariamente, como o caso do dia e da noite e como o caso das estações do ano. Quanto ao movimento de Translação ao Apex é importante salientar que o Universo é um conjunto e tudo se movimenta. No caso do planeta Terra, estamos presos gravitacionalmente ao nosso Sol que é uma estrela, que por sua vez está gravitacionalmente ligado à constelação de que faz parte, no caso a Via Láctea.

A nossa constelação também caminha pelo Universo, pois este continua em expansão e, por sua vez o nosso Sol também caminha em direção, vamos dizer assim a estrela Sírius, só como ponto referencial.
Por sua vez a Terra, que faz parte do Sol e todos os planetas e satélites a ele subordinado também caminham juntos. Isto é que chamamos de Translação ao Apex. Já o Movimento de Precessão é o movimento cônico da Terra no espaço. A TERRA gira em torno de seu eixo à proporção que órbita ao redor do SOL. Ao fazer isso, os pólos descrevem um arco em relação às estrelas. A Precessão do Eixo da Terra existe porque a Terra não é perfeitamente esférica, mas achatada nos pólos e bojuda no Equador. Seu diâmetro equatorial tem cerca de 40 km a mais que o diâmetro polar. Além disso, o plano do equador terrestre e, portanto, o plano do bojo equatorial, está inclinado 23º 26’ 21,418” em relação ao plano da eclíptica, que por sua vez esta inclinada 5º 8’ em relação ao plano da órbita da Lua. Portanto como definição o movimento de precessão da Terra está ligado diretamente ao efeito que as forças do Sol e da Lua têm sobre a Terra.

Por causa disso, as forças diferenciais (que ficam mais importantes nos dois bojos da Terra) tendem não apenas a achatá-la ainda mais, mas também tendem a “endireitar” o seu eixo, alinhando-se com o eixo da eclíptica.
Como a Terra está girando, o eixo da Terra não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar em torno do eixo vertical ao solo. No caso da Terra, as forças diferenciais gravitacionais da Lua e do Sol produzem um torque que tende a alinhar o eixo de rotação da Terra com o eixo da eclíptica, mas como esse torque é perpendicular ao momentum angular de rotação da Terra, seu efeito é mudar a direção do eixo de rotação, sem alterar sua inclinação. Portanto os pólos celestes não ocupam uma posição fixa no céu: cada pólo celeste se move lentamente em torno do respectivo pólo da eclíptica, descrevendo uma circunferência em torno dele com raio de 23,5º . O tempo necessário para descrever uma volta completa é 25.920 anos. Atualmente o Pólo Celeste Norte está nas proximidades da estrela Polar, na constelação de Ursa Menor, mas isso não será sempre assim. Daqui a cerca de 13000 anos ele estará nas proximidades da estrela Vega, na constelação de Lira.

O movimento de precessão é lento, cerca de 50,2909966” por ano, já havia sido percebido pelo astrônomo grego Hiparco, no ano de 129 AC ao comparar suas observações da posição da estrela Spica da constelação de Virgem com observações feitas por Timocharis de Alexandria em 372 AC. Timocharis tinha medido que Spica estava a 8º do ponto vernal, mas Hiparco media somente 6º. Ele concluiu que o ponto vernal havia se movido 2 graus em 144 anos.

AS ERAS ASTROLÓGICAS


Baseando-se nas informações acima podemos dizer que este movimento de precessão do planeta Terra num total de 25.920 anos terrestres está ligado astrologicamente aos graus do zodíaco.
O zodíaco astrológico possui 360 graus dividido em 12 (meses do ano) signos de 30 graus cada um. Se fizermos a divisão dos 25.920 anos pelos graus encontraremos o número 72, que são os anos médios que vivemos no planeta Terra. Portanto o homem vive em média 1 grau do zodíaco a cada vida terrena. É importante definir que Era Astrológica é um período de tempo baseado na Astrologia com as características básicas do Signo em questão. As Eras Astrológicas são contadas na forma horária de nosso relógio da Terra e não como os signos que são formatados de forma anti-horária. É importante saber que uma era astrológica dentro do que expusemos acima esta associada aos 30 graus do zodíaco, que corresponde a 2160 anos terrestres. Como, conclusões têm-se:- Um Ano Astral (365 dias) equivale a 12 meses Astrais ou 25.920 anos terrestres. Um mês Astral (30 dias) equivale a 2160 anos terrestres. Um dia Astral (24 horas) equivale a 72 anos terrestres. Um hora Astral (60 minutos) equivale a 3 anos terrestres. Um minuto Astral (60 segundos) equivale a 18,25 dias terrestres. Um segundo Astral (60 décimos) equivale a 438 minutos ou 7,5 horas terrestres. Como curiosidade temos que o homem respira em média 18 vezes por minuto, que corresponde em um dia de 24 horas, 25.920 respirações, ou seja, respiramos em média um movimento de precessão completo por dia.

ASTROLOGIA E AS ERAS ASTROLÓGICAS


Tanto se fala da Era de Aquário como da Era de Peixes. Era astrológica é a divisão baseada nos graus do zodíaco como dito acima. A Terra faz o movimento de precessão e, a cada trinta graus, ou 2160 anos terrestres, sendo regida por um signo astrológico. Não podemos definir com exatidão quando começa ou termina uma Era Astrológica. O que podemos citar é que em cada Era astrológica temos alguns fatos marcantes e ao analisá-los podemos nos situar em que Era nos encontramos. Existem muitas informações a respeito das Eras e são diferenciadas umas das outras, mas depois de alguns estudos cheguei a conclusão que ainda estamos na Era de Peixes e a Era de Aquário só se iniciará daqui uma dezena de anos. As minhas colocações sobre Eras Astrológicas estão baseadas em fatos espirituais, e alguns fatos para o desenvolvimento da humanidade, pois é nossa meta como ser Humano ser melhor a cada dia em nossa trajetória e evolução em retorno à casa do Pai (DEUS).

ERA DE GÊMEOS – 6411 AC até 4251 AC - CONHECIMENTO A característica básica de Gêmeos é disseminar e difundir o conhecimento. É a liberdade. É hora de espalhar a notícia, o momento de entrar em contato com o meio em o que foi criado e se manifestar. Neste contato, algo irá mudar. Gêmeos chega para levar a notícia, informando a todos de algo que foi criado. Gêmeos é o duplo. Quem nasceu para levar e trazer notícias não pode carregar um fardo pesado, que o imobilize. Assim Gêmeos é:- agente de ligação, repórter da vida, chefe do intercâmbio, aprendiz de tudo, falante de muitas línguas, mestre da mágica de convencer pela palavra. No amor, é a variedade e a curiosidade que contam. Este período foi marcado por grandes adaptações, já que o homem estava saindo da Barbárie (Era de Câncer). Época de diversas lendas e mitos com Gêmeos. Ressalta-se:- Osíris (civilidade) e Seth (bestialidade) no Egito. Abel (civilidade) e Caim (bestialidade) na mitologia cristã. Alto desenvolvimento do Império Egípcio(civilidade) com grandes obras faraônicas. A arte esta presente e tem um grande desenvolvimento. O curioso desta Era é que todas as construções tinham como objetivo deixar uma informação futura para a humanidade, ou seja, o conhecimento.

ERA DE TOURO – 4251 AC até 2091 AC - CONSTRUIR
A característica de Touro é estabilizar as conquistas. Por isso, mantém seus pés bem firmes na terra, agüentando com paciência o que outros abandonariam pela metade. A palavra "valor" é mágica para Touro. São dois temas básicos de Touro, signo da expressão artística e dos valores materiais e espirituais. Touro é o realizador e o construtor. Ele sabe que precisa construir para progredir. Não adianta ter conhecimento somente, preciso fazer com este conhecimento seja concretizado. Este período foi marcado pelo desenvolvimento da agricultura organizada. A terra representa a percepção a partir de uma realidade própria (o que ela vê é o que ela conhece). Sua preocupação está na concretização de seus desejos básicos de subsistência. Touro simboliza a matéria, as necessidades básicas, enfim, tudo aquilo que é tangível. É a busca "frenética" pela segurança. As civilizações começaram a plantar e a cultivar a terra, abandonando a peregrinação e tornando-se sedentária. As grandes religiões ligadas a terra surgiram na Era de Touro. O touro foi um animal adorado em vários lugares, principalmente no Egito, como o boi Ápis e a deusa Hathor. O faraó, como líder religioso, era considerado um Deus que se comunicava com as forças espirituais, para trazer prosperidade, segurança e boas colheitas para sua terra. As ciências tridimensionais (astronomia, matemática, engenharia, medicina, etc.) começaram seu desenvolvimento em Touro.

ERA DE ÁRIES – 2091 AC ATÉ 69 DC - INICIAR
A característica do signo de Áries é que ele simboliza o começo de tudo uma nova realidade. Ele simboliza o momento do nascimento da luta pela vida e de seus objetivos mais puros. O ariano sabe que é lutando que se conquista as coisas. É a procura de nossa identidade. Apesar de extrovertido e precipitado, o ariano é um pioneiro e um visionário que respeita o que sente. Como o princípio fundamental de Áries é a ação imediata e impulsiva, é difícil para ele se controlar, submetendo-se às ordens alheias. No amor, Áries é emotivo e impulsivo. Ele não é de meias palavras. O ariano segue reto e adiante em busca do objetivo de desejo. É no amor e na amizade que Áries demonstra toda sua generosa disposição, sendo capaz de ir até o fim do mundo para demonstrar seus sentimentos e de enfrentar tudo e todos para ter o que deseja. Porém, sofre de um excesso de candura e inocência. O impulso o deixa cego, e ele pode se confundir a respeito de quem ama. Uma outra característica do ariano é que ele inicia as coisas, mas as não conclui. Ele na verdade é o fogo da transmutação. O fato marcante da Era de Áries é o início do movimento para a vinda de um profeta que seria o filho de Deus. Quem recebeu a primeira incumbência para que isso fosse possível foi ABRAÃO que nasceu na Era de Touro na cidade de UR na Caldéia no ano de 2166 AC que recebeu uma visão de Deus para que se dirigisse ao Ocidente a procura da Terra prometida. No ano de 2091 AC chega a CANAÃ – Palestina – a Terra prometida. Nasce uma nação, a atual ISRAEL. Vários profetas prepararam o caminho tais como Daniel, Ismael, Samuel, Ezequiel, Jeremias, Isaias, Moisés, até o advento de Cristo. Jesus de Nazaré nasceu no ano 6 AC e veio pregar o Amor incondicional pelo próximo com o intuito de se acabar guerras e todos caminharem para o DEUS único, AMANDO A SÍ MESMO COMO AO PRÓXIMO. Por outro lado nesta Era apesar das guerras de conquista houve um grande desenvolvimento de grandes centros de comércio e a metalurgia do ferro tornou-se comum, uma característica muito comum do planeta regente de Áries, Marte.

ERA DE PEIXES – 69 DC até 2229 DC - COMPAIXÃO A característica do signo de Peixe é que tudo tem um fim, mas também está na fronteira de dois mundos. Um mundo que termina e outro que deve começar dentro em pouco. Peixes permanece neste limiar, sentindo o que ainda virá e o que já foi, tentando ensinar ao mundo a lição de que não há separação. Peixes representa o escapismo, a fuga, a modéstia e um certo ar de vítima que o mundo às vezes exibe. Com a enorme empatia que sente pelos desfavorecidos, este é o signo da justiça divina, pois o céu fala por sua boca. Peixes vê com os olhos amplos, fixos no horizonte, e pouco lhe interessa os detalhes. "Navegar é preciso" é o lema deste signo incompreendido, sentimental e capaz das maiores loucuras pela compaixão humana. No amor, é o mais romântico e emotivo de todos os signos. Ele dá a vida por quem ama. Peixes deseja tanto o encontro de almas, que mais nada lhe serve. Peixes é um signo de água que é o instinto, a fertilidade, a mediunidade e a purificação. Os fatos marcantes que marcam a Era de Peixes é o início do catolicismo no ano de 69 DC, pois Jesus na Era de Áries só iniciou o processo de transmutação do ser humano.

Alguém devia continuá-lo foi aí que surgiu o cristianismo de uma forma organizada.
Infelizmente a Era de Peixes aprisionou o homem em rígido sistema hierárquico e social. Foi mais forte o ter do que o ser. Vemos claramente a oposição de Virgem do eixo Peixes – Virgem. Mas também houve desenvolvimento do homem. Estimulou as conquistas e os descobrimentos. Surgiram grandes pintores e muitos pensadores. A religião foi um marco em todos os sentidos com grandes nomes como Maomé, São Francisco de Assis, Santo Agostinho, São Vicente de Paula, Osho, Krisnamurti e outros. Houve os que se sacrificaram pelo próximo por compaixão como é o caso de Madre Tereza de Calcutá. Houve a revolução industrial. Conquistamos o espaço sideral indo a Lua. Mas também nos perdemos em guerras diversas e desastrosas. Estamos no final da Era de Peixes e já existe um movimento mundial de aplicar a Caridade e bem estar ao próximo. As novas tecnologias são para beneficiar a nova Era que está por vir. Mas, ainda precisamos nos acalmar e aprender a ser. O homem será outro e melhor.

ERA DE AQUÁRIO – 2229 DC até 4389 DC – LIBERDADE E HARMONIA A característica de Aquário é consolidar as conquistas e o conhecimento de tudo que foi feito. Aquário tem como função encontrar meios racionais para que a maior quantidade possível de pessoas possam usufruir tudo o que foi criado. Aquário é o signo que usa a racionalidade e confia na mentalidade das pessoas enquanto coletividade. Seu nativo age mais na coletividade do que em relações pessoais. Ao contrário de Leão, seu signo oposto, ele quer o fim do poder central, pois acredita que este é o único jeito de ser justo e racional. Vem daí sua inclinação para incorporar novidades tecnológicas, pois elas podem libertar o ser humano da prisão que as estruturas criaram. Aquário trata todo mundo igual, do mais humilde ao mais imponente membro da sociedade, pois percebe a humanidade que ambos possuem. E é em prol desta humanidade que o aquariano é capaz de comprar as brigas mais feias e sofrer a perseguição dos mais conservadores. O aquariano quer ser diferente, mas odeia ser encarado como tal. Ele preza a igualdade a tal ponto que pode se tornar autoritário, quando não vê esse seu desejo ser atendido. Apesar de pacífico, Aquário pode defender soluções violentas para os problemas sociais.

Na melhor das hipóteses, ele é um inventor, alguém que está sempre adiante de seu tempo, principalmente na moda, na literatura, na política e na história, seus campos privilegiados de auto-realização.
Aquário está na linha de frente da empresa de tecnologia de ponta, tentando descobrir como fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso às descobertas científicas. No amor, Aquário ama a liberdade pessoal e não gosta de pessoas dependentes. . O que irá acontecer na Era de Aquário é a elevação espiritual e material do homem. É a procura pelo universal em contrapartida ao individualismo típico de Peixes. Na Era de Aquário novas formas de tecnologia e pensamento irão se impor ao período anterior, pisciano. A partir de 1962 podemos sentir uma influência cada vez maior de aquário: ocultismo, ufologia, faculdades extra-sensoriais, engenharia genética, cibernética, antimatéria, ecologia, etc. É o comportamento original, reformador e progressista desta Era. Aquário impulsiona para cima e para frente. A busca pela liberdade global e pessoal se fará presente, a conquista do ar (espaço) será determinante na nova sociedade aquariana, assim como a quebra de velhos dogmas e preceitos da era de Peixes, tais como, hierarquia opressora, o ter torna-se mais importante que o ser, o capitalismo e o socialismo, etc. .

Nota-se que a humanidade está mudando. Estamos próximos de uma guinada importante na evolução deste planeta. A proposta da nova Era é criar um mundo novo, de Paz e Amor, começando a mudança pelo coração do homem. Não podemos mais deixar que os outros intercedam por nós (como a Igreja fazia em Peixes), mas sim, precisamos tomar uma atitude mais realista e mudar o nosso próprio "eu".
E ai sim como disse JESUS, HAVERÁ UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA.

Vicente Chagas


Referências:-
Astronomia e Astrofísica – Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva = www.astro.if.ufrgs.br As profecias Maias – Adrian Gilbert e Maurice M. Cotterel – Editora Nova Era. A Bíblia Sagrada – Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário: