domingo, 21 de dezembro de 2008

O Presente e Mensagem de P'taah

O corpo deve funcionar corretamente, perfeitamente. Isso é uma arte, isso não é uma austeridade. Não é uma austeridade; você não deve lutar com ele, você precisa simplesmente compreendê-lo. O corpo é tão sábio... mais sábio do que sua mente, lembre-se, porque o corpo tem existido por mais tempo do que a mente. A mente é uma recém chegada, apenas uma criança.

O corpo é muito antigo, muito antigo porque quando você se movia como uma rocha, o corpo estava lá, a mente estava profundamente adormecida. Então você se tornou uma árvore, o corpo estava lá, com todo o seu verdor e flores. A mente permanecia profundamente adormecida; não tão adormecida como na rocha, mas ainda adormecida. Você se tornou um animal, um tigre; o corpo estava tão vivo cheio de energia, todavia a mente ainda não estava funcionando. Você se tornou um pássaro, você se tornou um homem... O corpo tem estado funcionando por milhões de anos.

O corpo acumulou muita sabedoria, o corpo é muito sábio. Assim, se você come demais o corpo diz, Pare! A mente não é tão sábia. A mente diz, O sabor é bom um pouco mais. E se você escutar a mente, então a mente se torna destruidora do corpo, dessa ou daquela maneira. Se você escutar a mente, primeiro ela dirá, Continue comendo. Porque a mente é boba, infantil. Ela não sabe o que está dizendo. Ela é recém chegada; não possui nenhum conhecimento em si mesma. Ela não é sábia; ela ainda é uma boba. Escute o corpo. Quando o corpo disser, Fome, coma. Quando o corpo disser, Pare, então pare.

Se você escutar a mente, é como se uma criança pequena estivesse conduzindo um idoso ambos cairão num buraco. Se você der atenção a mente então, primeiro você estará muito nos sentidos e desse modo você irá ter problemas. Cada sentido lhe trará miséria e cada sentido lhe trará mais ansiedade, mais conflito, mais sofrimento.

Se você comer demais haverá sofrimento e você irá vomitar; o corpo todo fica perturbado. Então a mente diz, Comer é ruim, então faça um jejum. E o jejum também é perigoso. Se você der atenção ao corpo ele nunca comerá demais, ele nunca comerá pouco; ele irá simplesmente seguir o Tao.

Alguns cientistas estão trabalhando sobre esse problema e eles descobriram um fenômeno muito bonito: as crianças, elas comem sempre quando sentem fome, elas vão dormir sempre quando sentem que o sono está chegando. Elas escutam o corpo delas. Os pais, porém, as perturbam, eles continuam forçando: É hora de jantar, ou de almoçar, ou é hora disso e daquilo, ou é hora de dormir vá! Eles não permitem que o corpo delas...

Então um pesquisador tentou deixar as crianças por elas mesmas. Ele estava trabalhando com vinte e cinco crianças. Elas não eram forçadas a ir dormir, elas não eram forçadas a se levantarem. Elas não foram forçadas de maneira nenhuma por seis meses. E surgiu uma profunda compreensão.

Elas dormiram bem. Elas sonharam menos, nenhum pesadelo, porque pesadelos vinham através dos pais que as estavam forçando. Elas comiam bem, mas nunca demais nunca menos que o necessário, nunca mais que o necessário. Elas gostavam de comer e às vezes, elas não comiam de jeito nenhum. Quando o corpo não sentia vontade, elas não comiam e nunca adoeceram por causa disso.

Mais uma coisa que ninguém nunca suspeitou veio a ser compreendido, e isso foi milagroso. Somente Sosan pode compreender, ou Lau Tsu ou Chuang Tsu devido a que eles são os mestres do Tão. Foi uma tal descoberta! Eles chegaram a entender que se uma criança estivesse doente, então ela não comia certos alimentos. Assim eles tentaram entender porque ela não estava comendo esses alimentos. Os alimentos foram analisados e foi descoberto que esses alimentos eram perigosos para aquela doença. Como a criança decidiu? Apenas o corpo...

Quando a criança estava crescendo, tudo que era necessário para seu crescimento ela comeria mais disso. Então eles analisaram a comida e descobriram que esses ingredientes ajudam. O alimento podia variar porque as necessidades mudam. Um dia a criança comia algo e a mesma criança no outro dia não comeria mais isso. E os cientistas perceberam que existe uma sabedoria no corpo.

Se você permite ao corpo dizer o que sente, você está indo pelo caminho certo, o grande caminho. E isso é assim não somente com o alimento, isso é assim com toda a vida. Seu sexo dá errado por causa da mente, seu estômago tem problemas devido a sua mente. Você interfere no corpo. Não interfira! Mesmo se você puder fazer isso por três meses, não interfira. Subitamente você ficará tão saudável, e um bem estar desce sobre você. Tudo parece ok, o calçado se ajusta. Mas a mente é o problema.

Se você escutar os sentidos você se torna simples. É claro; ninguém irá lhe respeitar porque eles irão dizer, Esse homem é sensual. Um homem sensual é mais vivo que um não sensual.
Escute o corpo! porque você está aqui para desfrutar desse momento que foi dado a você, esse momento gracioso, essa beatitude que aconteceu a você. Você está vivo, cônscio e num mundo tão vasto!

O ser humano é um milagre sobre esse pequeno planeta muito pequeno, minúsculo! O sol é sessenta mil vezes maior do que esta terra, e esse sol é medíocre. Existem sois milhões de vezes maiores do que esse, e existem milhões de sois e milhões de mundos e universos. Até agora parece que, até onde a ciência alcança, essa vida e essa consciência só aconteceu aqui nessa terra. Essa terra é abençoada.

Você não sabe o que você alcançou. Se você perceber o que você alcançou, você será simplesmente grato e não pedirá por mais coisa alguma. Você podia ter sido uma pedra e você não poderia fazer nada sobre isso. Você é um homem! e você está sofrendo, e você está preocupado, e você está perdendo todo o ponto. Desfrute desse momento porque ele não tornará a vir novamente.

Isso é o que os Hindus querem dizer: eles dizem que você pode novamente se tornar uma pedra. Se você não desfrutar e não crescer, você irá cair. Você pode se tornar um animal novamente. Esse é o significado: lembre-se sempre que esse clímax de consciência é um pico: se você não desfrutar nem se tornar integrado a isso, você irá cair.

Gurdjieff costumava dizer que você ainda não possui uma alma; a vida é somente uma oportunidade para alcançá-la, para tornar-se uma alma. Não desperdice tempo e energia, porque se você morrer não cristalizado você simplesmente desaparece. E quem sabe quando uma oportunidade surgirá novamente ou não? Ninguém pode saber, não há ninguém que possa dizer algo sobre isso.

Apenas isso pode ser dito: que nesse momento a oportunidade está presente para você. Se você aproveita, torna-se mais cristalizado se você se sente extático e grato por isso. Lembre-se, nada mais é necessário para estar agradecido. Tudo que você tem já é muito, já é demais para se sentir grato e agradecido. Não peça mais da existência. Simplesmente desfrute o que já lhe foi dado. E quanto mais você desfruta, mais lhe será dado.

Jesus diz, uma sentença muito paradoxal: Se você tem muito, mais lhe será dado, e se você nada tem, até o que você tem lhe será tirado. Parece ser muito anticomunista. Parece ser absurdo. Que tipo de matemática é essa? Quanto mais você tem, mais lhe será dado; e se você não tem nada até o que você tem lhe será tirado! Parece ser para os ricos e contra os pobres.
Isso não tem relação com a economia ordinária; essa é a suprema economia da vida. Somente aqueles que possuem terão mais porque quanto mais eles desfrutam dela mais ela cresce. A vida cresce através do desfrute. Alegria é o sutra.

Seja alegre, agradecido, o que quer que você tenha. O que quer que! Fique extático quanto a isso. Mais aberto, e mais virá para você: você se tornará capaz de receber mais bênçãos. Aquele que não está agradecido perderá tudo que tem. Aquele que é grato toda a existência o ajuda a crescer mais porque ele merece e ele está realizando o que tem.

Osho, Extraído de: Hsin Hsin Ming


Mensagem de P'taah

Questionador: P'taah, você poderia nos falar sobre manifestar idéias e trazê-las à existência. E ligado a isto está a expectativa de como permitir ao universo de trabalhar para nós, a fim de manifestar as idéias criativas que temos e que gostaríamos de trazer ao mundo. Você poderia nos falar da manifestação e de como as expectativas entram em nosso caminho e nos obstruem?

P'taah: Elas obstruem. Bem, você sabe, a coisa é permitir que as idéias venham e então prosseguirmos com elas sem ficarmos muito ligados a um resultado, mas sim, de ficarmos no agora. O truque disto é estar no agora, entenda. De modo que você tenha uma idéia e então o que parece maravilhoso sobre esta idéia é que você gostaria de fazer isto ou aquilo agora com ela. Mas é estar na alegria de fazer "isto" e o "aquilo" com ela no momento do Agora e dizer certamente: "Bem, um resultado como este seria maravilhoso. Você sabe, esta idéia é tão boa e tão divertida e eu fico tão excitado com tudo isto, e o resultado poderia ser $ 1 milhão de dólares e isto seria maravilhoso, realmente".

Entretanto, nós dizemos que onde o foco estiver na idéia e o que fazer com ela, se você estiver mudando o foco que realmente o que você quer é $1 milhão de dólares, não que a idéia opere ou seja funcional ou produtiva, então você está, de certo modo, como que dividindo a idéia do resultado. Entenda, onde há pessoas que fazem milhões de dólares, o seu foco não é dividir. Tudo o que eles querem são os milhões de dólares e eles não estão interessados em qualquer outra coisa realmente. Você percebeu isto?

Questionador: Sim, sim.

P'taah: Está bem, mas onde a sua idéia estiver para ser realizada e tiver acontecimentos criativos em sua vida, prossiga com esta idéia e então diga: "Bem, você sabe, seria muito divertido se pudéssemos fazer $ 1 milhão de reais ou $ 10 milhões desta idéia, mas realmente o foco não é o dinheiro, o foco é como podemos ficar com esta idéia, como podemos criar isto na vida, você compreende?

Questionador: Sim.

P'taah: E isto se trata de estar no agora e seguir a excitação. Isto faz sentido?

Questionador: Sim, faz.

P'taah: E que seja claro também sobre o que você quer.

Questionador: Esta é a parte complicada.

P'taah: É porque para muitos de vocês, vocês não estão muito preocupados com o seu futuro. Ao contrário, vocês permitem que a vida se revele para vocês sem dizer que ela deva ser deste ou daquele modo. Alguns de vocês dizem: "Isto deve ser deste modo", ou "Isto deveria ser deste modo." e então vocês ficam terrivelmente infelizes quando não se revela deste modo.

Questionador: Resultados.

P'taah: Resultados. Não há "deverias", ligados a qualquer coisa. Sem "deverias". Há somente o agora e como ele parece e como podemos fluir com este acontecimento.

Questionador: Sim, muito bom. Este é um grande tópico. Muito importante. Estar no fluxo da vida.

P'taah: Estar no fluxo da vida e escolher como você estará neste fluxo. Como você estará. Assim há também a grande diversão de estar lá e fazer coisas em sua vida, mas a coisa importante realmente não é o que você está fazendo, mas como você está ficando enquanto está fazendo.

Questionador: Sim.

P'taah: De modo que se você estiver na alegria, na excitação, se estiver na fascinação, então você está sendo tudo o que você pode ser neste momento. Entende? Você está trabalhando com o fluxo universal e não está impedindo o fluxo universal, mas dizendo, isto "deveria" ser assim e "deveria" ter este resultado. Você está somente dizendo: "Neste agora, é realmente maravilhoso, enquanto estamos fluindo com isto."

Questionador: E ligado a isto é como se faz, quando se está fazendo uma mudança e há bloqueios que algumas vezes são irreconhecíveis, que não podemos ver, mas que parece que nos impedem até a nossa criatividade ou de assumirmos. Eles vêm como uma voz que diz: "Não, não isto. Isto resultará em dor."

Em outras palavras, tão logo uma pessoa que tenha se resignado e fechada em um modo de ser, através de padrões, de sistemas de crenças e da sociedade, faz uma mudança, há o desconforto, porque ela está mudando. Assim o que eles fazem é retornar a este espaço confortável de dor ou a este espaço confortável de ser. Como pode se transformar, avançando e mudando, para existir em outro espaço de ser? Você compreende o que estou tentando dizer?"

P'taah: Sim, realmente, e dizemos que quando parece que você está impedido, saiba que tudo isto tem a ver com o medo. Entenda, sim, há um nó no estômago; sim, há uma expectativa de outras pessoas de que tudo permaneceria o mesmo; e sim, há o medo da mudança, o medo do desconforto, até o medo do desconforto do futuro nebuloso, medo ou dor. O futuro nebuloso, você compreende, porque ele não aconteceu ainda.

Questionador: Sim, eu sei.

P'taah: Assim o que é a primeira coisa que você faz? Você tem um nó no estômago. O que isto lhe diz? Há o medo. Pare e respire. E seja claro. Pergunte-se, "O que é que eu desejo realmente? O que é que eu desejo ser?" Lembre-se.

O que é que você deseja ser e inspire nisto até que o nó diminua, até que você tenha a sua clareza e o seu poder novamente. Isto faz sentido?

Questionador: Sim, faz. Obrigado, P'taah.

P'taah: Oh, amado, é a sua alegria e o seu prazer. Está bem, é o suficiente no momento para este dia? Assim, meus amados, nós nos despedimos de cada um de vocês,

Namastê."

P'taah

Dezembro 2008
P'taah através de Jani King

Nenhum comentário: