terça-feira, 14 de abril de 2009

Quem Sou Eu? e Perspectiva e Atitude Integradora

Então, tudo é muito simples. Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Quando o farei? Para onde estou indo? Por quê? Essas são as Perguntas Essenciais. Quem, o que, quando, onde e por quê? Em minha própria versão gosto de expandir a quarta pergunta para: Para onde estou indo e quem está indo comigo?


Nos próximos capítulos dessa série, examinaremos todas essas perguntas e mais. Vamos ver a primeira delas agora. Não existe ninguém nesse planeta que já não se perguntou pelo menos uma vez na vida: Quem sou eu? Já perguntei várias vezes desde que tinha sete anos. Lembro-me de pensar nisso muitas noites em meu quarto. E lembro-me de deitar na varanda do segundo andar do lado de fora daquele quarto, contemplando as estrelas, imaginando o meu lugar no Todo.

Sentia-me tão pequeno. Até mesmo agora eu me sinto pequeno quando observe o cosmos. Quem não se sente? Posso sentir-me pequeno, mas não me sinto separado. Não me sinto separado como me sentia então.

Muitas coisas mudaram desde o tempo de meu fervoroso interrogatório. Não faço mais esse tipo de perguntas. Hoje, eu pergunto outras coisas. Como posso passar para os outros o que me foi passado? O que é necessário para todos nós experimentarmos o Fim da Separação? Qual o meu papel em tornar isso realidade?

Minhas perguntas sobre a vida terminaram quando minhas conversas com Deus começaram. Agora tudo o que quero saber é como compartilhar com os outros as respostas que recebi de um jeito que eles possam entendê-las. Gostaria de mudar as idéias do mundo sobre a Vida, e sobre quem somos. E gostaria de mudar as idéias do mundo sobre Deus.

Que mudança na minha realidade! Até poucos anos atrás eu não pensaria em tal coisa. Agora mal posso parar de pensar nisso! Creio que seja assim quando um tesouro enorme lhe é dado.

O problema é que eu vejo sofrimento por todo lado, e sei que quase nada é necessário. Na realidade, nada disso é necessário, mas eu entendo que eu e outros teríamos que alcançar um nível altamente extraordinário de consciência para experimentar isso. Porém, não temos que alcançar tal nível para chegar ao ponto na qual a maioria dos sofrimentos da vida se tornem coisa do passado. Esse estado de ser está dentro do nosso alcance. Apenas temos que nos conectar com Quem Realmente Somos.

Então a pergunta Quem sou eu é útil. Como você responde a pergunta determinará como você vive o resto da sua vida. Determinará a qualidade da sua vida.

Aqui está a resposta que eu encontrei: não sou quem eu pensei que era. Não sou meu corpo. Meu corpo é meu, não eu. O “eu” que eu sou vive em meu corpo e usa meu corpo como ferramenta. O “eu” que eu sou não vive nem mesmo no meu corpo, mas cerca meu corpo, envolvendo-o.

Isso permite que o Eu Que Eu Sou enxergue com “olhos sem olhos” para meu próprio corpo, meu próprio ser, e comece a se separar da experiência. Ou, para ser mais exato, para ter a experiência, mas para ter uma experiência diferente da experiência.

Isso é o que chamo de experiência Criativa, ao invés de Reativa. Na verdade, posso me separar da experiência reativa do meu próprio corpo tão facilmente quanto sou capaz de me separar da experiência reativa do seu corpo. Na realidade, não estou lá ainda, mas alguns dias e momentos eu sinto que estou perto.

Quando seu corpo reage a algo – dor, tristeza – meu corpo não pode ter a mesma experiência reativa. Posso imaginar a experiência que você está tendo e posso criar algo no meu corpo que seja parecido, mas não posso ter a mesma experiência reativa que você tem. Você pode me contar tudo sobre como você está sofrendo com uma dor de cabeça e eu não posso sofrê-la. Você pode descrever em detalhes toda tristeza que sente e eu não posso senti-la. Posso sentir minha própria tristeza pela tristeza que você está sentindo, mas não posso sentir a sua.

Você também não precisa sentir a sua. Nem precisa sofrer. Esse é a percepção extraordinária que eu tive quando soube quem eu era. A verdade é que as respostas de meu corpo ao acontecimento que está experimentando são reativas porque eu permito que sejam. Às vezes quando eu permaneço consciente, e “assisto” meu corpo reagir de certas maneiras a certas circunstâncias ou acontecimentos, eu interfiro e literalmente mudo de ideia sobre como eu quero experimentar aquilo. Naquele momento eu me torno o criador ao invés daquele que reage. Naquele momento eu me torno Quem Eu Realmente Sou.

Quem é esse que está mudando minhas ideias? Essa é a pergunta que todo ser pensante deve fazer. Eu pensei que eu estava na minha mente. Agora, aqui estou eu, mudando isso. Quem é o “Eu” que está mudando a experiência do “Eu” que eu estou experimentando?

Fazer essa pergunta nos aproxima da Pergunta Principal e da Resposta Principal.

Você é o Vigilante Silencioso. Você é o Observador Inabalável. Você é Aquele Que Fez Você Do Jeito Que Você É – e Aquele que continuará fazer você do jeito que você é cada momento da sua vida – tanto no seu corpo atual e além.

Você é VOCÊ, e seu corpo não é VOCÊ. Nem é a sua mente, porque é VOCÊ quem está mudando de ideia. Então esse VOCÊ que você é existe fora de “você”. Existe fora do seu corpo e existe fora da sua mente. Você Que Você É é pura consciência. É um estado de ser cônscio. Você é totalmente ciente.

Isso é o que você pode aprender disso tudo. O verdadeiro VOCÊ está fora de si!

Quem Você É pode não ser quem você pensava que era. E Quem Você É é separado de nada.

Abraços com amor.... Neale

Uma mensagem de Neale Donald Walsch
Sábado, 28 de Março, 2009



Perspectiva e Atitude Integradora



Que a Luz integradora e regeneradora do Pai Divino os preencha de sensibilidade, consciência e paz interior.

O universo, como um dispositivo de evolução, funciona a partir da perspectiva de integração como um processo coesivo e harmônico. Ainda que a dualidade predomine em todo âmbito cósmico, a perspectiva que cultivamos depende de como integramos os aspectos dissonantes de nossa vida. A dualidade que experimentam nos níveis de evolução inferior tem a finalidade de ajudá-los a discernir e escolher que aspectos da evolução desejam experimentar e integrar em suas vidas. A partir de uma perspectiva mais elevada, a evolução os ajuda a descobrir aquilo que não vibra em sintonia e sinergia com os paradigmas espirituais e com seu Ser Essencial. Evidentemente, as escolhas e experiências que ocorrem são a conseqüência da perspectiva de vida que vocês tem e isto implica estarem conscientes de que tudo obedece a um propósito de regeneração e transformação espiritual.

Às vezes, os processos evolutivos são dramáticos e caóticos, gerando cargas negativas de sofrimento e dor que contribuem para o despertar da consciência e da sensibilidade espiritual. Quando experimentamos processos de crises intensas devemos compreender que o universo tenta nos avisar que nossa perspectiva e atitude são errôneas e que devemos modificá-las. É aqui que entra em jogo o discernimento, fundamentado em uma perspectiva integradora e não de exclusão, e recriminatória de nossos processos evolutivos. No passado foi utilizada a dinâmica penalizadora como mecanismo de proteção de sua sensibilidade espiritual. Ao contrário e como conseqüência da inconsciência, os efeitos seriam mais intensos e dolorosos. Por isso, foram usados formatos restritivos energéticos, psicológicos e emocionais que atuaram como amortecedores e transmutadores dos erros cometidos.

Atualmente o formato se modificou, porque assim exigem as circunstâncias, devido aos novos parâmetros evolutivos que estão se instalando na Terra. O que antes foi um dispositivo corretor e protetor, hoje se transformou num mecanismo de orientação e despertar espiritual, com capacidade de acelerar os processos evolutivos por mais conflitantes e caóticos que possam ser. O novo formato está fundamentado na atitude integradora que os ajudará a sentir-se parte da evolução, com a possibilidade de vibrar em sintonia e sinergia com o universo. No passado, a perspectiva negativa e restritiva da evolução atuou como um antídoto e condicionador de seus corpos inferiores, para que na atualidade pudessem integrar sem traumas nem sofrimentos desnecessários os novos paradigmas evolutivos. Na dinâmica evolutiva antiga cada vez que cometiam erros, não se eximiam dos efeitos e deixavam uma marca psico-emocional negativa em suas vidas. Agora os erros, produtos da inconsciência, atuam como orientadores que não deixam marcas de nenhum tipo e que ativam sua sensibilidade espiritual e aceleram sua evolução.

Para otimizar seus processos evolutivos é necessário desenvolver uma perspectiva integradora que os ajudará a se libertarem do medo, sofrimento e frustração ao cometerem erros. Devem abordar as dinâmicas ou tendências dissonantes que possuam não a partir da culpabilidade e do temor, mas sim a partir da atitude integradora que os ajudará a desenvolver uma visão conciliadora e didática da evolução. A aceitação das limitações e dos condicionamentos próprios da evolução os ajudará a serem mais benevolentes com seus processos evolutivos, sem caírem na complacência e na irresponsabilidade. A integridade e sinceridade de propósito são fatores essenciais na geração de dinâmicas integradoras que os ajuda a compreender que tanto o universo como o Pai Divino desejam seu bem mais elevado. Às vezes, e por circunstâncias especificas, se utilizam determinadas estratégias para que não se desviem do objetivo e para que estejam conscientes de que o estresse evolutivo que experimentam em determinados momentos é um suporte de proteção e crescimento espiritual.

A inconsciência tem sido o denominador comum no último ciclo evolutivo, conseqüência das cargas negativas que acumularam no percurso de sua evolução. Isso serviu para desenvolver sua consciência e sensibilidade espiritual para que a partir de agora integrem os novos paradigmas evolutivos e freqüência vibratória. Ainda que em termos gerais os processos evolutivos individuais e coletivos tenham sido dramáticos e dolorosos, eles têm criado a base da nova civilização e evolução espiritual. Os tempos mudam e isto implica novos métodos e arquétipos, e a perspectiva e atitude que desenvolvem serão determinantes na nova fase evolutiva. O que tento explicar-lhes é que a partir de um plano absoluto tudo tem sua finalidade positiva e construtiva, e compreender isto significa melhor qualidade de vida. A finalidade dos processos, crises e dramas é a conexão e comunicação com o Plano Divino vibrando na magna oitava de amor e de serviço cósmico. Para conseguir este nível de evolução é necessário desenvolver a perspectiva e atitude integradora incluindo o respeito, o amor e compaixão por si próprio, pelos demais e com o universo.

O universo está configurado de tal forma que contribua para o despertar da sensibilidade e conexão com o Pai Divino a partir da atitude de serviço amoroso e de perspectiva integradora e harmônica. É imperativo que se despojem das atitudes negativas em relação aos processos e experiências que tenham uma conotação errônea. O erro em si não é nenhuma desqualificação, mas sim um mecanismo de aprendizagem que deve fomentar consciência, sensibilidade e aceitação. Se não aceitam seus condicionamentos e limitações não poderão ter uma atitude integradora quando ocorrem suas tendências dissonantes. Como conseqüência, ativarão a culpabilidade e autopunição, que são ferramentas perniciosas que os separa de seu Ser Essencial, do universo e de Deus. Se punirem pelos erros cometidos apenas turva mais sua perspectiva divina e bloqueia o fluxo didático e amoroso que se oculta por detrás das circunstâncias e experiências discordantes.

A perspectiva e atitude integradora são componentes essenciais que gradualmente vão contribuindo para maior nível de consciência, sensibilidade e sabedoria. As lições ou aprendizagens não são mais efetivos por serem mais dolorosos, mas sim pelo nível de aceitação e compreensão que possuam. O que desejo comunicar-lhes, amados Irmãos na Luz, é que se desprendam das atitudes recriminatórias que são parte do vitimismo, irresponsabilidade e inconsciência, que nutriram até o momento presente. A evolução implica desafio e renovação constante, mas não a partir da perspectiva negativa, atitude temerosa e desobediente, e sim a partir da postura integradora e reconciliadora. Não estão na Terra para desafiaram a Ordem Cósmica, nem para viverem no mal estar da negatividade, fruto da transgressão das Leis da Vida e da evolução, nem para submergirem na placidez da imobilidade e da inconsciência. São parte da luz dinâmica e criativa do Pai Divino e, por conseguinte, chamados a vibrar na oitava mais elevada de amor, sabedoria e bem-aventurança divinos.

Quanto mais desenvolvam a perspectiva e atitude integradora, mais flexíveis serão na hora de instalar os novos paradigmas evolutivos e terão maior capacidade de compreensão e aceitação. As circunstâncias são suscetíveis de modificação porque obedecem e ressoam com seu nível de expressão, conexão e comunicação com seu Ser Essencial e com o universo. É de vital importância que compreendam que são os protagonistas e estandartes do novo cenário evolutivo, e que de vocês depende o futuro da humanidade e da Terra. Ainda que no momento presente, as circunstâncias sejam caóticas e a negatividade predomine, se desenvolverem uma perspectiva e atitude integradora evolutiva, transmutarão o cenário social e planetário, onde a Luz do amor, a harmonia e a cooperação fraternal e solidária sejam o fundamento de sua vida.

Todos vocês sem exceção são os mensageiros da Luz Divina que o Pai Cósmico depositou em seu interior. Sempre se lembrem que são Luz emanada da Fonte Divina e que, quando vibram em sintonia e sinergia com a vida e a evolução, desfrutam a cada instante da Graça Divina que os preenche de paz, sabedoria e amor.

Mensagem do Mestre Morya através de Ramaathis Mam
Março 2009


Nenhum comentário: